TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sistema Produção

Por:   •  20/5/2020  •  Monografia  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação sistema de Produção II

Nome: Marlon ferron

Data: 29/04/2020

Caso para cálculo e análise dos mapeamentos do processo e identificação das perdas

Implementos Ltda

Contexto:

A Empresa Implementos Ltda é uma empresa de médio porte, especialista em fabricação e montagem de implementos agrícolas. A demanda em seu setor tem aumentado significativamente, porém grande parte de seu mercado está sendo gradualmente ocupado por outras empresas com maior capacidade de produção e menor custo.

Atualmente a empresa é constantemente pressionada pelos seus clientes devido a pedidos atrasados e corre o risco de perder parte de sua participação neste mercado para concorrentes devido à degradação de sua imagem.

Considerando o impedimento de aumentar o preço do produto, e pressionado pela sua atual baixa lucratividade, Antônio, o diretor da empresa, fez uma reunião com o gerente de produção Paulo, informando que é imperativo que se tenha mudanças significativas visando dar mais competitividade para a empresa.

Observando sua fábrica, Paulo identifica como problemas o alto lead time (tempo de atravessamento) de seus produtos, bem como os problemas de qualidade que acabam exigindo a produção de um número maior de produtos que o solicitado nos pedidos, além dos lotes expressivos de produtos.

Estes problemas refletem no acúmulo de estoque de produtos em processo. Mesmo com este estoque, há uma significativa quantidade de pedidos urgentes que não possuem componentes prontos em estoque para serem prontamente atendidos, bem como há componentes parados para montagem final aguardando por peças que ainda não foram produzidas.

Apesar de conhecer seus problemas, Paulo ainda não conseguiu eliminá-los ou minimizá-los ao ponto de colocar a empresa em um patamar competitivo superior ao que ela se encontra atualmente, pois não mitigou o impacto que as perdas geram em seu processo, tampouco identificou suas restrições que limitam o potencial de sua fábrica.

É seu objetivo, a partir de então, auxiliar Paulo a encontrar oportunidades de melhoria que contribuam para o desempenho da empresa a partir das informações a seguir.

Ao ler o caso sublinhe o nome dos elementos que serão mapeados (usinagem, solda, dobra, transporte, espera do lote, etc), bem como o seu tempo de duração, pois estas informações serão úteis para a realização dos exercícios propostos.

Para identificar onde intervir na empresa de Paulo e obter retornos positivos com a eliminação das perdas, você propõe que Paulo lhe indique qual o produto mais importante para a empresa, para que as ações resultantes no processo de fabricação deste produto sejam alavancadoras para a empresa. Não é seu objetivo mapear todos os processos na empresa de Paulo e sim lhe indicar o caminho que ele deverá percorrer para a eliminação de perdas, para que ele continue a executar este processo sistematicamente no futuro.

A partir de então você acompanha o processo de fabricação de uma peça junto a Paulo.

Pedidos de várias semanas do produto final denominado Conjunto Diretor, código PP02015 foram agrupados em uma única Ordem de Produção (OP A3212). Para este produto a empresa produz somente um item, o restante dos itens integrantes do mesmo são comprados e adicionados na montagem final.

A matéria-prima deste item são barras de inox acondicionadas no almoxarifado de suprimentos em feixes. Cada feixe contém 6 barras. As barras possuem comprimento de 25 centímetros (cm) e 3 centímetros (cm) de diâmetro (25x03cm).

Esta Ordem de Produção (OP A3212) foi emitida para três lotes de 1.000 peças. Desta forma, para atende-la, há a necessidade de 500 feixes de barras. O almoxarife de posse desta ordem dirige-se com empilhadeira até a prateleira onde estão estocados os feixes contendo as barras requeridas e retira os 500 feixes da prateleira que irão formar o lote e os leva até a operação de usinagem. Ele posiciona os feixes sobre o mecanismo de abastecimento automático da máquina de usinagem que irá realizar imediatamente a operação. O tempo gasto entre pegar os feixes do almoxarifado e na máquina posicioná-los corretamente foi de 5 minutos.

Esta operação usinará uma a uma as peças do lote. Para realizar a usinagem de cada peça, a operação gasta 3 minuto (3 min/peça). As peças formadoras do lote que ainda não foram usinadas ficam aguardando no alimentador automático e as peças já usinadas ficam aguardando a finalização do lote em uma caixa no lado esquerdo da máquina.

Após usinar cada lote, o Operador da usinagem solicita ao operador de empilhadeira que levem as peças prontas até a seção de dobra para que elas sejam dobradas. Ao chegar na seção de dobra, a máquina que realizará a dobra nas peças de cada lote está trabalhando, processando um lote de peças de outra Ordem de Produção. Ao constatar isto, o operador de empilhadeira deixa a caixa contendo as peças do lote em um local definido, próximo a máquina de dobra. O tempo gasto desde a retiradas da embalagem contendo o lote da seção de usinagem até a colocação desta no local definido foi de 4 minutos.

Passadas 2 horas desde que a embalagem do primeiro lote foi posto no local definido, a máquina de dobra ficou disponível para trabalhar com ele. O operador da dobra buscou com um movimentador elétrico a caixa do primeiro lote contendo as 1.000 peças e as posicionou na entrada da máquina de dobra. Ele levou 6 minutos para buscar o lote do local onde a empilhadeira havia deixado até posicionar o mesmo em sua máquina.

Uma vez posicionado o lote, o Operador realizou a dobra, peça a peça em sua máquina. As peças dobradas que ficam aguardando a finalização de seu lote, são colocadas em uma caixa que está posicionado na saída da operação. Após encerrar o primeiro lote os demais seguem as mesmas operações. Esta operação de dobra é muito delicada, pois qualquer descuido pode causar danos irreparáveis para a peça. Para evitar descartes ela leva 3 minutos para dobrar cada peça (3 min/peça).

Ao final da dobra de cada lote, o Operador registra no formulário do controle de Qualidade que 100 peças foram quebradas e descartadas, ficando estas acondicionadas em uma caixa própria para sucatas junto a operação de dobra. Desta forma, os lotes seguem para a inspeção.

O Operador de dobra informa a área de montagem que vem buscar o lote dobrado para que ele seja inspecionado e encaminhado para a linha de montagem. O auxiliar de montagem busca o lote com um movimentador elétrico e leva o mesmo para a área de inspeção e montagem. O tempo transcorrido entre pegar o lote da dobra e levar até inspeção foi de 8 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com