TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o GUi Lindo

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalhador com segurança, igual trabalhador feliz!

Hoje em dia existe toda uma preocupação sobre o bem estar do trabalhador, se o mesmo tem toda uma segurança em seu ambiente de trabalho, também se o trabalhador não tem ficado mais do que necessário diariamente trabalhando.

Mesmo sem perceber essa preocupação vem de muitos anos atrás, quando perceberam que por descuidado e descaso com os escravos, muitos morriam, assim diminuindo o quadro de “funcionários”, no século I fica bem claro, quando os escravos passam a utilizar pano no rosto cobrindo nariz e boca para que não inalassem tanta poeira.

Em 1910, Oswaldo Cruz combate: à epidemia da Ferrovia Madeira Mamoré, em prol de proteger os funcionários do local, evitando que os mesmo contraíssem o amarelão. Lá por 1919, fica claro a preocupação e a importância sobre segurança e saúde no trabalho. Daí por diante foram criando mais leis e fundações voltadas a preocupação em proporcionar o melhor ao funcionário.

Nos dias de hoje ainda tem uma pequena porcentagem de “patrões” que muitas vezes ignoram algumas regras, porém o funcionário tem todo o direito de ir atrás das leis. Pois uma dificuldade notada que precisa ser combatida, é fazer com que os contratantes se coloquem no lugar dos funcionários, pois muitos só se preocupam com o lucro da empresa, e acabam exigindo muito fazendo, fazendo com que o funcionário trabalhe muito mais do que é o certo, e receba bem menos do que tem direito, isso não deixa de ser “escravidão” em pleno século 21. Os contratantes não pensam que assim o funcionário não executará sua função com qualidade, assim fazendo com que o lucro tem um retardo. E os patrões querendo evitar gastos, acabam não investindo na segurança de seus funcionários, assim deixando o mesmo exposto a perigos. Perigos esses que podem prejudicar o trabalhador, podendo até acontecer lesões, assim terá que se encostar, o contratante irá pagar ao funcionário para ficar em casa, automaticamente estará pagando sem ter produção, para que não fique sem operações o contratante irá substituir o funcionário encostado, assim pagando mais um funcionário, isso torna os gastos muito maiores, do que investir para a segurança daquele primeiro funcionário, proporcionando um ambiente de trabalho adequado e seguro.

Felizmente a cada dia que passa são criadas mais e mais tecnologias que são a favor dos trabalhadores.

Pois se o trabalhador se sente bem e seguro, tende a fazer o melhor para a empresa, trabalhando por gostar e ser valorizado, e não por obrigação.

Para a segurança dos funcionários muitas empresas que mostram se preocupar com os mesmos, disponibilizam vários EPIS que protegem e passam muita segurança. Outros meios disponibilizados são convênios com planos de saúde, que saem bem mais baratos aos funcionários, ou até mesmo são inclusos aos benefícios gratuitos que a empresa fornece, assim o trabalhador pode estar realizando exames rotineiros, podendo acompanhar e cuidar de sua saúde.

Ainda tem muita coisa pra ajustar e melhorar, muitos empregadores a serem advertidos e penados para que cumpram as leis e os deveres.

Mas isso são coisas que com o tempo vão se ajustando, e é claro que precisa da união e força dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com