TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações da Arquitetura Neoclássica

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

UNIASSELVI – ASSEVIM – KROTON
Arquitetura e Urbanismo
História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III
Professora: Natália Bula
Aluna: Maria Luiza Dias

Bibliografia: Transformações  culturais:   a   arquitetura   neoclássica,   1750-1900.   In:   FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. P. 03 - 09

- Foram duas evoluções diferentes, que de maneira conexas, garantiram a transformação da arquitetura barroca, para a  arquitetura neoclássica, e mudaram a relação entre o homem e a natureza.

- Primeiramente,  foi o avanço do homem em controlar a natureza e depois foi uma mudança na maneira de pensar do homem, em resposta as transformações que ocorriam na sociedade naquele momento. Foi então que originou-se uma nova cultura, apropriada aos estilos de vida da aristocracia e nova infraestrutura, que por suas vez proporcionaram uma maior exploração da capacidade produtiva.

-“Enquanto as mudanças tecnológicas levavam a uma nova infraestrutura e à exploração de uma maior capacidade produtiva, a mudança da consciência humana produzia novas categorias de conhecimento e um modo historicista de pensamento, reflexivo o bastante para questionar sua própria identidade.” (p. 3)

-Foi assim, neste contexto ocorreu o maior estimulo da produção e novos conhecimentos, decorrente a isso despertaram novas instituições técnicas e paralelo a isto, veio o aparecimento de ciências humanistas do Iluminismo.

-“O excesso de elaboração da linguagem arquitetônica nos interiores rococós do antigo regime e a secularização do pensamento iluminista compeliram os arquitetos do século XVIII, então conscientes da natureza emergente e instável de sua época, a buscar um estilo autentico por meio de uma reavaliação precisa da antiguidade.” (p. 4)

-O que os motivavam era principalmente obedecer  aos princípios que existiam nas obras, e não simplesmente copiar. O primeiro impulso foi questionar em qual das quatro culturas procurar o estilo autêntico.

-Então os arquitetos optaram por reavaliar a antiguidade, e não simplesmente copiar.

-E foi estudando a periferia e as culturas em que a arquitetura romana se baseava, e fazendo escavações na Grécia e Roma, em busca de um modelo para seguir , que conseguiu-se obedecer á alguns  princípios básicos dessa arte.

-Só assim foi possível a realização da obra do arquiteto Giovani Battista Piranesi.

-Em suas obras, com ataque direto à Le Roy, ele afirmava que os etruscos eram anteriores aos gregos e que eles, junto aos romanos, elevaram a arquitetura ao seu mais alto nível de refinamento.

‘-“Na Inglaterra, onde o Rococó nunca fora plenamente aceito, o impulso no sentido de redimir os excessos do Barroco encontra a sua primeira expressão no Paladaismo, iniciado pelo conde Burlington, conquanto algo de um esperito purificador .” semelhante possa ser detectado nos últimos trabalhos de Nicholas Hawksmoor em Castle Howard.(p. 4)

-No fim da década de 1750, os britânicos começam a buscar assiduamente a base da arquitetura romana.

-No final do século XVII Claude Perrault passa a questionar a validade das proporções vitruvianas, e o modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássica. A contestação da ortodoxia vitruviana foi codificada por Cordemoy, o qual substituiu os atributos vitruvianos da arquitetura pelas três características: ordem, distribuição e conveniência que se baseiam desde a proporção correta do clássico, a sua perfeita disposição e a sua adequação. Preocupava-se com a pureza geométrica, em reação aos dispositivos barrocos, acreditando que as construções em grande parte não pediam ornamento. Tinha preferencia pela alvenaria sem colunas ou pilastras, e plas arquiteturas ortogonais.

-“Para ele, a coluna livre era a essênciade uma arquitetura pura, tal como se manifestou na catedral gótica e no templo grego”.(p. 5)

-Abade Laugier reinterpretou Cordemoy e propôs uma arquitetura universal a “cabana primitiva”, ” baseada no formato de uma árvore.

-Quatro troncos de árvore sustentando um telhado rústico em vertente,  as colunas deveriam ser o mais possível fechadas por vidros.Segundo ele, essa seria a forma primitiva base para uma arquitetura gótica classicizada.

-Jacques-François Blondel, após abrir sua escola de arquitetura em 1743, se tornou o mestre da chamada geração “visionária” de arquitetos” entre eles Ledoux. . Os conceitos fundamentais de Blondel estavam aplicados à composição, ao tipo e ao caráter. Seus princípios de simplicidade e grandeza vão impregnar nas obras de muitos de seus discípulos.

-Blondel no seu curso de arquitetura, refere-se a Sainte Genevieve, outro arquiteto que influenciou o movimento foi Boullée que é autor de edifícios tão vastos que eram impossíveis de serem colocados em pratica, em meio disso a era napoleônica pedia estruturas úteis de grandeza, autoridade e realizadas de maneira mais econômica possível, assim Boullée   foi   o   mais   notável   discípulo   de   Blondel.   Representou,   de   acordo   com   os ensinamentos de Blondel, o caráter social de suas criações, com seus vastos volumes foi estudado para a obtenção da arquitetura daquela ordem, naquele momento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (347.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com