TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I ARQUITETURA

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO INTA

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I

NATALIA ALEXANDRE COSTA

VICENTE FERREIRA LINHARES NETO

TURMA 89 NOITE

SOBRAL – CE

2018

QUESTÃO 01

  • ANCIANIDADE:  Traços arquitetônicos que apresentam a influência marcante exercida pelas edificações ferroviárias europeias no Brasil durante o século XIX, com feições neoclássicas, planta de desenho simétrico e construída em alvenaria portante.

  • MEMORIA: Era um galpão de locomotivas ali funcionava parte da manutenção das maquinas e um espécie de estacionamento para as locomotivas. Não tenho lembranças do funcionamento por conhecer a edificação quando já não estava em funcionamento.
  • HISTÓRICO: Edificação nos reporta à época em que o sistema ferroviário despontava como o meio de transporte mais eficiente e hegemônico no Estado, levando e trazendo pessoas e mercadorias, cruzando o Ceará, redefinindo espacialmente a feição das localidades em que se inseria, impulsionando a economia e modificando os modos de pensar e agir da sociedade. No presente momento a edificação encontra-se abandonada.

QUESTÃO 02

  • RECONHECIMENTO: Localizada na extremidade leste da cidade à margem esquerda do rio Coreaú. A edificação por sua vez foi feita com o único intuito de ser um local para as locomotivas ficasse, no local se fazia todo tipo de manutenção que era possível na locomotiva e ficava também todo o maquinário para manutenção.

[pic 2]

  • CONSISTÊNCIA FISICA: Devido ser uma obra muito antiga e mesmo tombada está em estado péssimo trazendo até risco para as pessoas que resolvem visitar a edificação, toda sua coberta já caiu existe muito mato no local.

[pic 3]

 [pic 4]

  • ESTÉTICA: A arquitetura foi inspirada em ferrovias europeias daquela época, por ser um galpão não tinhas janela apenas a entrada e saída para as locomotivas e no alto da edificação cobogós para a entrada de ventilação. Teto comum com tesouras de madeira e telhas cerâmica da época.
  • HISTÓRIA: Os primeiros trilhos foram assentados em 26 de março de 1879, em Camocim e dois anos depois, em 15 de janeiro de 1881, foi inaugurado o primeiro trecho, com 24,50 quilômetros, ligando o Porto de Camocim a cidade de Granja. A estrada até Sobral iniciou suas operações em 31 de dezembro de 1882, sendo então inaugurada a estação de Sobral totalizando 128,92 quilômetros de ferrovia. Em 1894, o trecho desta chega a Ipu. Em 1909 começaram as construções do prolongamento até a cidade de Crateús, que chegaram lá em 25 de janeiro de 1925. Durante sua construção diversos povoados se desenvolveram as margens da ferrovia, como a vila de "Humaitá", que atualmente é a cidade de Pires Ferreira que teve seu nome alterado para homenagear o construtor-chefe da ferrovia, o piauiense: Dr. Antônio Sampaio Pires Ferreira.

A EFS foi arrendada à South American Railway em 1910 e em 1915 passou para administração federal sob o nome de Rede de Viação Cearense. Em 1950 a ligação entre a EFS e a Estrada de Ferro de Baturité entrou em operação. Com isso, o trecho entre Camocim e Sobral foi considerado ramal, sendo desativado em 1977. Atualmente a linha férrea tem sido pouco utilizada, limitando-se à escoação de alguns produtos; hoje, a maioria das antigas estações ferroviárias são consideradas patrimônios históricos dos municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com