TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANIZAÇÃO DE BOM DESPACHO

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ALIS DE BOM DESPACHO

Cecília Azevedo

URBANIZAÇÃO DE BOM DESPACHO

Bom Despacho

2016

Cecília Azevedo

URBANIZAÇÃO DE BOM DESPACHO

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Alis de Bom Despacho.

Professor (a): Pedro Antônio de Freitas Brito

Matéria: Projeto IV

Turma: 4º A

Bom Despacho

2016

METODOLOGIA MONTESSORI NO AMBIENTE ESCOLAR

Cecília Cristina Pontes Azevedo

Introdução

“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixa-la livre para se desenvolver” Maria Montessori

Chamamos de metodologia Montessori o sistema de ensino fundamentado na aprendizagem individual, que foi elaborado pela médica italiana Maria Montessori no início do século XX. A abordagem educacional elaborada por ela visa apoiar o desenvolvimento do ser humano desde o nascimento até a maturidade.

A educação tradicional preza a capacidade de que as crianças precisam aprender a manter e reproduzir as informações, decididas por um adulto, e usada como uma medida do sucesso acadêmico. Neste tipo de metodologia o professor é o concessor ativo de informações e as crianças são receptores passivos.

Para Montessori, a formação de capacidades fundamentais das crianças, como a concentração, acontece ao longo dos primeiros anos de vida. Nesta fase da vida é que desenvolvemos a capacidade de perseverar e pensar por si próprios, assim como a habilidade de interagir em harmonia com os outros.

De acordo com suas pesquisas, as crianças que receberam o apoio certo no decurso dos anos de formação, demonstraram ser adultos auto motivados e que gostam de aprender. Pensam de forma flexível e criativa, são conscientes das dificuldades dos outros e ainda promovem a afinidade com eles através da vida.

A Metodologia Montessori

“A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade” (Maria Montessori)

A Metodologia Montessori está relacionada a atividade da criança, sendo assim o papel do professor é viabilizar oportunidades para que elas possam ter o controle baseado no que está sendo oferecido. Com isso, as crianças se convertem em estudantes perspicazes e aptos a conseguir desenvolver sua própria potencialidade, pois foram estimuladas a conhecer o seu ritmo e suas necessidades particulares naquela determinada fase.

Neste contexto a abordagem Montessori necessita de um ambiente que funcione para as necessidades peculiares de aprendizado de cada criança durante seu desenvolvimento. É necessário também um adulto que compreende a evolução infantil e age como um conselheiro para ajudar as crianças a desenvolverem o seu respectivo caminho. As crianças devem ter liberdade para compreenderem como se adaptam melhor, para aperfeiçoar sua aprendizagem, e elaborarem um cronograma próprio a partir de suas necessidades.

A partir destes pressupostos a Metodologia Montessori propõe que os três primeiros anos de vida das crianças são primordiais para o crescimento dos seres humanos e suas capacidades. O crescimento físico da criança é singular e suscita o nosso cuidado e atenção. E é nesta fase que a inteligência da criança é constituída, quando ela se apodera da cultura e da língua.

A primeira fase de desenvolvimento é um estágio em que a essência da personalidade social e espiritual são estruturadas. Compreender como isto ocorre com a criança nos permite conhecer a mente humana e criar ambientes preparados para acolher as necessidades, criando sua independência, seu desenvolvimento psicomotor e a aquisição da linguagem. O ambiente propicio ao desenvolvimento desta fase deve estimular a sua coordenação motora primária, independência e linguagem, tudo sob a orientação de um adulto treinado. Montessori propõe um ambiente acolhedor onde as crianças experimentam o seu contato inicial com outras crianças.

Crianças entre 3 e 6 anos possuem uma mente absorvente, com capacidade de aprendizagem e aperfeiçoamento mental. De acordo com Montessori, as crianças também experimentam fases sensíveis em seu desenvolvimento. Esta sensibilidade atrai estímulos específicos, proporcionando-lhes a aquisição de certos conhecimentos e habilidades, em um processo de autoconstrução, próprio da primeira cultura de alguém. O ambiente de aprendizagem nesta fase funciona como mecanismo de apresentação do mundo para as crianças, e tem como objetivo colaborar para o crescimento da criança, proporcionando um contexto mais amplo do seu universo.

Neste período da educação, é preciso fazer a ligação entre o ambiente familiar e a sala de aula. É natural nesta etapa que a criança busque a ordem e a independência por meio de uma diversidade de materiais e atividades que auxiliem o desenvolvimento da coordenação motora fina, assim como outras habilidades necessárias ao crescimento, como a concentração, necessária para se completar um ciclo de atividades, e que resulte ocasione uma sensação de satisfação e confiança.

A percepção sensorial nesta etapa do desenvolvimento da criança oferece uma base para o mundo, um caminho para incrementar o entendimento de que forma a base mais significativa para a criança. Para Montessori a leitura, escrita, ortografia e linguagem não devem ser lecionadas como matérias separadas, por isso ela sugeriu um programa que integrasse o processo da linguagem oral adquirida desde o nascimento às novas aprendizagens.

Crianças de 6 a 12 anos, estão na fase elementar, e, geralmente, se diferenciam por terem um pensamento questionador, sua facilidade em abstrair e idealizar, sua energia inacabável para explorar e investigar. Eles se mobilizam a partir de um objetivo real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com