TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise Da Sustentabilidade Sob Visão De Consumidores

Por:   •  7/8/2023  •  Artigo  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA CONSTRUTIVO LIGTH STEEL FRAME: UMA ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE SOB VISÃO DE CONSUMIDORES

SHIRLEI TITTON ARGENTON1; ALESSANDRO MICHELIN2; FERNANDO GRANDE 3

RESUMO

Na construção civil ainda permanece a utilização de um sistema construtivo convencional artesanal, que consiste em alvenaria estrutural e concreto armado, tendo a principal característica a grande quantidade de geração de resíduos e perdas. Um sistema que vem sendo utilizado na construção para minimizar os danos caudados ao meio ambiente é a construção em LSF (Light Steel Frame), também conhecido como “construção a seco. Na região de Marau, há várias residências construídas no referido sistema. Entretanto, há poucos estudos sobre a avaliação pós ocupação dos usuários que residem em edificações construídas em LSF.  Neste contexto, o estudo tem como objetivo analisar edificações construídas em LSF, identificando como os usuários que residem edificações entendem esse sistema como uma forma mais sustentável de construir. A metodologia foi realizada a partir de um estudo de caso em uma empresa no Munícipio de Marau, que atua no ramo de construção em Light Steel Frame. O estudo de caso foi realizado com os clientes de uma empresa do Munícipio de Marau, que atua no ramo de construção em LSF. Os sujeitos da pesquisa são consumidores que adquiriram imóveis e já residem nos mesmos na cidade de Marau-RS. Foi realizada uma amostragem por acessibilidade entrevistando 17 consumidores. Com os resultados obtidos, 71% dos entrevistados acreditam que é possível de acontecer a sustentabilidade no setor da construção civil e 82% afirmam quem é há uma relação entre novas tendências na construção civil e sustentabilidade. Por fim o LSF, pode ser considerado um sistema construtivo que visa a ocorrência da sustentabilidade na construção civil e está é atualmente um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade. A pesquisa, aponta para uma sociedade consciente em termos de inovação e sustentabilidade no meio ambiente.

Palavras-chave: Construção Civil. Light Steel frame. Sistema construtivo e Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Na construção civil ainda permanece a utilização de um sistema construtivo convencional artesanal, que consiste em alvenaria estrutural e concreto armado, tendo a principal característica a grande quantidade de geração de resíduos e perdas (DOGONSKI, 2016). Segundo Cassar (2018), no Brasil ainda se prioriza a utilização de meios construtivos mais tradicionais, isto porque, não existe a necessidade de se dispor de novos conhecimentos ou conhecimentos específicos ou de mão de obra mais qualificada.

A demanda para reduzir o consumo de energia em edifícios e utilizar materiais recicláveis tem aumentado nas últimas décadas. Estas preocupações têm a intenção de criar um ambiente mais sustentável (DOGONSKI, 2016). Atualmente, as bruscas mudanças climáticas, o aquecimento global, os fenômenos naturais e a preocupação com o meio ambiente surgem como pontos muito relevantes e, portanto, mudanças no jeito de construir vêm sendo adotadas gradativamente (SHIROYAMA; KAJIKI, 2016).

A construção civil responde por cerca de 15% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera, direta ou indiretamente, aproximadamente 15 milhões de empregos no Brasil. Segundo a COMIC[1], a quantidade de materiais consumidos numa obra gira em torno de 1.000 kg por m² construído. Por exemplo, para uma casa de 100 m² há uma demanda 100 toneladas de materiais. Um sistema que vem sendo utilizado na construção para minimizar os danos caudados ao meio ambiente é a construção em LSF (Light Steel Frame), também conhecido como “construção a seco” (PICCHI, 2018, MALIK et al. 2019). Diferente do sistema construtivo tradicional (em alvenaria), a produção de residências em LSF utilizam peças industrializadas já prontas, mediante projeto, para compor a edificação dispensando as atividades de conversão paralelas à obra promovidas pelos operários, pois há uma redução quanto ao número de atividades necessárias para finalizar a obra já que no sistema construtivo LSF é basicamente montado no local onde será construída a edificação (ALMEIDA; PICCHI, 2018, MALIK et al. 2019).

Na região de Marau, há várias residências construídas no referido sistema. Entretanto, há poucos estudos sobre a avaliação pós ocupação dos usuários que residem em edificações construídas em LSF.  Neste contexto, o estudo tem como objetivo analisar edificações construídas em LSF, identificando como os usuários que residem edificações entendem esse sistema como uma forma mais sustentável de construir, tendo como base a técnica difundida mundialmente e podendo ser uma das opções de menor impacto no sistema de meio ambiente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade baseia-se em um “tripé” que tem como intuito manter em equilíbrio três dimensões: ambiental, econômica e social (ALMEIDA; PICCHI, 2018). Amaral (2013) defende que cada dimensão da sustentabilidade tem uma função essencial para a realização de tal conceito. Para o mesmo autor as esferas social, ambiental e econômica se relacionam de modo a criar o conceito sustentabilidade. Quando se relaciona as esferas social e ambiental constitui-se uma situação na qual se pode viver. A associação das esferas social e econômica refere-se a ter uma condição de realidade justa. A relação entre as esferas ambiental e econômica refere-se a se ter uma situação viável (AMARAL, 2013).  

Na construção civil que a primeira vez que foi ouvido falar em sustentabilidade foi no ano de 1994 na Primeira Conferência Mundial sobre Construção Sustentável pelo professor Charles Kibert, e, a partir desse ano começou o debate em todo mundo (PAUL, 2015).

Segundo Tavares (2006), para uma construção ser sustentável ela necessidade quatro fatores: I -adequação ambiental, visando boas práticas na construção civil; ii - viabilidade econômica, que tem como objetivo viabilizar os gatos da edificação até o percentual de lucro no final da obra iii - justiça social em relação ao fornecimento de direitos dos seus trabalhadores, e iv- aceitação cultural que é o conceito de sustentabilidade e aceitação da sociedade de novos métodos de construção, industrializado e sustentável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (355.4 Kb)   docx (235.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com