TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: ESTUDO DOS CONSUMIDORES

Por:   •  25/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.371 Palavras (30 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

ANDSON MIRANDA OLIVEIRA

ANNY CAROLINE FRANCA MIRANDA

JAQUELINE PAULA VAZ FERRAZ

ROSINEIDE PEREIRA DA SILVA

THAIS ANDRESSA LUIZ DE JESUS

SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:

ESTUDO DOS CONSUMIDORES DE ARAÇUAÍ

ARAÇUAÍ - MG

2016

ANDSON MIRANDA OLIVEIRA

ANNY CAROLINE FRANCA MIRANDA

JAQUELINE PAULA VAZ FERRAZ

ROSINEIDE PEREIRA DA SILVA

THAIS ANDRESSA LUIZ DE JESUS

SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:

ESTUDO DOS CONSUMIDORES DE ARAÇUAÍ

Projeto integrador interdisciplinar apresentado ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí, no curso de Bacharelado em Administração, 5º Período Noturno.

Orientador: Bruno Pellizzaro Dias Afonso

ARAÇUAÍ - MG

2016

RESUMO

A concepção do consumidor está cada vez mais voltada para as questões ambientais, influenciando atitudes que contribuem para o meio ambiente. Os produtos ecologicamente corretos vêm se tornando cada vez mais um fator decisivo no momento da compra, por esse motivo pode se tornar um importante diferencial competitivo perante as organizações. Com base nisto, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar o comportamento de compra dos consumidores no que diz respeito à opção por produtos sustentáveis no setor de supermercados na cidade de Araçuaí, buscando descobrir se estes levam em conta a sustentabilidade na hora de escolher determinado produto. A pesquisa foi de natureza quantitativa, no qual empregou no processo metodológico a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Dentro dos resultados o que se destacou foi o fato de que o principal obstáculo que impede o consumo de produtos ecologicamente corretos é a pouca divulgação ou conhecimento sobre os mesmos, sendo necessário, os supermercados adotarem estratégias para minimizarem essa situação.

Palavras chaves: sustentabilidade, comportamento do consumidor, diferencial competitivo.

ABSTRACT

Consumer design is increasingly focused on environmental issues, influencing attitudes that contribute to the environment. The environmentally friendly products are becoming increasingly a decisive factor at the time of purchase, for that reason can become an important competitive advantage against organizations. On this basis, this study aimed to identify the consumers' purchasing behavior with regard to the option for sustainable products in the supermarket sector in the city of Araçuaí, seeking to discover whether they take sustainability into account when choosing certain product. The survey was quantitative in nature, which employed the methodological process the literature review and field research. Within the results that stood out was the fact that the main obstacle that prevents the consumption of environmentally friendly products is the lack of disclosure or knowledge about them, if necessary, supermarkets adopt strategies to minimize this situation.

Keywords: sustainability, consumer behavior, competitive advantage.        


1.INTRODUÇÃO

A sustentabilidade é um termo que vem sendo cada vez mais discutido nos dias atuais em todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, todo mundo cita o termo sustentabilidade. Devido a esse apelo a sustentabilidade acaba se tornando um diferencial competitivo nas grandes e pequenas empresas. Segundo a (Organizações das Nações Unidas - ONU) em 1987, sustentabilidade é o termo que ‘’atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades’’ Brundtland(1987).

Segundo Sgarbietal (2008), ‘’os estudos sobre a sustentabilidade têm apresentado um crescente interesse na comunidade acadêmica, despertando não só o interesse dos estudiosos da área socioambiental, mas também dos pesquisadores de temas como estratégia, competição, gestão, dentre outros’’. Em qualquer mercado que uma empresa queira atuar, a
percepção do comportamento do consumidor é uma ferramenta fundamental. Desta forma, ‘‘estratégias empresariais aliadas à sustentabilidade tornam-se elementos importantes nas definições dos rumos dos negócios em grandes ou pequenas empresas. A incorporação de modelos sustentáveis de ação passa a ser visto como um diferencial capaz de gerar vantagens competitivas ’’Ferro; Bonacelli; Assad(2006).

Considerando o papel fundamental que o setor de supermercado desempenha na economia da cidade de Araçuaí e a importância no desenvolvimento sustentável da respectiva comunidade, este trabalho busca através do perfil de consumo dos clientes em supermercados de Araçuaí identificar como a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo. Buscou-se integrar os princípios e práticas do desenvolvimento sustentável aos negócios juntamente com a cultura e os costumes dos consumidores da cidade e desta forma conciliar as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade.

A Sustentabilidade tornou-se alvo de muitas organizações em campanhas de divulgação de seus produtos e serviços. Diante disso, o presente artigo busca identificar como os produtos com apelo voltado a sustentabilidade pode influenciar o perfil de consumo em supermercados da cidade de Araçuaí. Isto é, como as empresas podem obter uma melhor imagem perante o mercado e os eventuais consumidores e se esse apelo pode se tornar um diferencial competitivo diante de seus concorrentes. O objetivo geral é identificar o comportamento de compra dos consumidores no que diz respeito à opção por produtos sustentáveis no setor de supermercados na cidade de Araçuaí, assim sendo, através do perfil dos consumidores busca-se descobrir se estes levam em conta a sustentabilidade na hora de escolher determinado produto. Seguindo essa linha de pensamento o presente artigo tem como objetivos específicos: identificar se existe interesse dos consumidores de Araçuaí por produtos sustentáveis, mapear quais os fatores que influenciam a compra desses produtos e também identificar se os consumidores estão atentos às práticas sustentáveis realizadas pelas suas marcas preferidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (455.5 Kb)   docx (617.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com