TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do Consumidor e Sustentabilidade

Por:   •  13/5/2020  •  Artigo  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Curso de graduação em Ciências Econômicas

Lucas Marques Demo

Comportamento do consumidor e sustentabilidade

SUMARIO

CONTEÚDO

1 RESUMO 4

2 INTRODUÇÃO 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

4 CONCLUSÃO 9

5 REFERÊNCIAS 10

1 RESUMO

O mundo atual é dominado pelo espírito capitalista que fez do consumismo algo essencial, estando entranhado profundamente na sociedade moderna, no qual o consumo é o ápice do ideal desse sistema, assim, consumir é um padrão, e quanto mais se consome, maior se torna o desenvolvimento e a estabilidade da economia de cada Estado, o que acabar por levar o mundo em geral para um colapso ambiental sem precedentes. Cada vez mais se consome em excesso, se produz em excesso produtos com pouca vida útil, pois ao quebrar um produto, sai mais barato um novo do que conserta-lo. Para que se mantenha esse padrão de produção e consumo, é necessário extrair matérias primas da natureza com intuito de atender a demanda do consumismo. A natureza é extremamente frágil e se não manuseada com inteligência, tende a entrar em colapso, levando nossa sociedade junto. Recursos naturais podem ser abundantes, mas nunca infinitos, mesmo num ambiente de incertezas acerca do futuro, diferentes modelos de sustentabilidade terão alta probabilidade de serem adotados, assim inovações podem ser a chave para resolver os problemas ambientais, uma vez que a ampliação da competitividade entre países estará diretamente relacionada a capacidade de capitalizar recurso naturais disponíveis, manejando-os de forma consciente e estratégica, sempre pensando nas gerações futuras.

Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento; teoria; consumidor; pessoas; sociedade.

2 INTRODUÇÃO

O mundo atual é dominado pelo espírito capitalista que fez do consumismo algo essencial, estando entranhado profundamente na sociedade moderna, no qual o consumo é o ápice do ideal desse sistema, assim, consumir é um padrão, e quanto mais se consome, maior se torna o desenvolvimento e a estabilidade da economia de cada Estado, o que acabar por levar o mundo em geral para um colapso ambiental sem precedentes. Cada vez mais se consome em excesso, se produz em excesso produtos com pouca vida útil, pois ao quebrar um produto, sai mais barato um novo do que conserta-lo. O que define a maneira de cada individuo pensar e agir a respeito de seu consumo, é chamado de teoria sobre o comportamento do consumidor, que é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que ocorrem no momento da seleção, da compra e do uso dos produtos/serviços, sendo afetado por algumas variáveis, como cultura,classe social, renda. Para que se mantenha esse padrão de produção e consumo, é necessário extrair matérias primas da natureza com intuito de atender a demanda do consumismo. A natureza é extremamente frágil e se não manuseada com inteligência, tende a entrar em colapso, levando nossa sociedade junto. Recursos naturais podem ser abundantes, mas nunca infinitos, mesmo num ambiente de incertezas acerca do futuro, diferentes modelos de sustentabilidade terão alta probabilidade de serem adotados, assim inovações podem ser a chave para resolver os problemas ambientais, uma vez que a ampliação da competitividade entre países estará diretamente relacionada a capacidade de capitalizar recurso naturais disponíveis, manejando-os de forma consciente e estratégica, sempre pensando nas gerações futuras.

3 DESENVOLVIMENTO

A fim de entender como a sociedade mantém suas relações de consumo, primeiramente é trazida a maneira que a sociedade conceitua consumo, existindo três correntes que falam sobre estas relações. A primeira seria a perspectiva de consumo inserida na sociedade capitalista, onde predomina a mercadoria e o lucro, sendo o consumidor apenas uma vitima do sistema, pois os objetos são criados para suprir mercados em massa, quanto mais mercadorias forem criadas e consumidas, melhor para o mercado. Na segunda vertente, a sociedade e o individuo escolhem racionalmente (consumidor racional) o que é melhor para si, aquilo que deseja e anseia por adquirir, baseando-se no valor utilidade dos objetos, nele diz-se que o valor das mercadorias tem origem na satisfação que elas proporcionam, tendo assim valor de uso e valor de troca nenhum sentido, pois torna os preços relativos e determinados a partir de uma concepção subjetiva de valor. Enquanto a terceira corrente apresenta uma sociedade de consumo em que se acredita na aquisição de bens como uma forma de estabelecer e fortalecer relações sociais dos indivíduos em frente a um grupo social, em que a identidade do consumidor esta diretamente relacionada ao seu poder aquisitivo, identidade coletiva e posição social.

Portanto, pode-se afirmar que o consumo nada mais é que uma forma de atender as necessidades humanas sejam elas primarias ou secundarias, internas ou externas, ao adquirir e/ou utilizar serviços e produtos, naturais ou artificiais. Enquanto o consumismo é a pratica desenfreada de consumir mesmo que não haja mais necessidade de um bem. Isso causa impactos diretos e indiretos sobre o meio ambiente, consumindo em excesso matérias primas para a produção, coloca-se em risco a sustentabilidade das gerações posteriores.

A sociedade capitalista atual atrelou ao seu modelo econômico e político, um paradigma onde o consumo se tornou sinônimo de felicidade, de realização e bem estar, estando até mesmo o prestigio e valorização social, relacionados a isso. Quem ou o que define os gostos e a maneira de pensar na sociedade é a posição social, que esta diretamente ligada à estratificação social, que é a disposição de uma sociedade ou grupo numa hierarquia de posições desiguais com relação a poder, propriedade, valorização social, cultura e etc. Essa é a maneira que nos organizamos atualmente, divididos entre aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com