TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIGÊNCIA DOAS CRITÉRIOS (AMBIENTAIS) DE PROJETO DE LE CORBUSIER”

Por:   •  15/4/2017  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ARQUITEURA E URBANISMO

PROJETO INTEGRADO VI

RESENHA “VIGENCIA DOAS CRITERIOS (AMBIENTAIS) DE PROJETO DE LE CORBUSIER”

GABRIELA MERELES LUZ  - 28229789

Guarulhos

2017

PROJETO INTEGRADO VI[pic 2]

RESENHA – “VIGENCIA DOAS CRITERIOS (AMBIENTAIS) DE PROJETO DE LE CORBUSIER”

MASCARÓ, Juan José. Vigencia dos critérios (ambientais) de projeto de Le Corbusier. Arqtextos, Vitruvius, 2008.

Juan José Mascaró, é arquiteto e professor da faculdade de engenharia e arquitetura da Universidade de Passos Fundo, RS, também doutor em arquitetura pela Universidade politécnica da Catalunya, Espanha e pesquisador FAPERGS.

Sua obra relata uma análise sobre as “propostas verdes” de Le Corbusier trazendo uma reflexão sobre a importância da inclusão de natureza nos projetos modernos, levando em consideração que a mudança da biosfera natural decorrente da ação do homem na paisagem natural, trazem efeitos catastróficos fazendo com que seja essencial e obrigatória o uso de propostas verdes para os projetos arquitetônicos.

Le Corbusier traz essa proposta para encontra a “natureza perdida” em seus projetos baseando se no fato de que a eficiência se relaciona com a saúde e a higiene que estão ligadas ao aproveitamento do sol.  A maioria de seus projetos usavam propostas que agregavam a natureza ao contexto arquitetônico, como por exemplo a casa Lec Léman onde foi adotado um dos cinco pontos da arquitetura o “teto-jardim”. “ O concreto armado chega ao teto – terraço, com uma capa de quinze ou vinte centímetros de terra, ao teto – jardim. ” “A grama dá sombra e as raízes comprimidas formam um espesso feltro isolante, do frio e isolante do calor, ou seja, um produto isométrico gratuito que não precisa de nenhuma manutenção”

É correto afirmar que as “propostas verdes” de Le Corbusier são necessárias para os projetos arquitetônicos atuais, pois as cidades necessitam de mais espações verdes para que se reduza os efeitos das ilhas de calor, da poluição urbana e o consumo de energia elétrica, porém é necessário fazer um estudo ambiental para ter certeza de que as implantações dessas novas propostas não irão ocasionar em algum desastre. Como a aparição de fissuras em terraços de concreto de cidades muito quentes devido a infiltração da água da chuva, seria necessário um terraço com abrigo do sol.

Os projetos devem ser pensados respeitando as questões ambientais, os espações já consolidados e também a inserção de novas propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com