TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIABILIADADE TÉCNICA DO SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE NOVO MILÊNIO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL E ELÉTRICA

ELLEN EVILA DE CASTRO CANDEIAS

JULIA DA SILVA DALMASO

KASSIANE ALVES CASSIANO

LEIDIANE PISOLER

REGIANE CRUZ FREITAS



        

A VIABILIADADE TÉCNICA DO SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING

VILA VELHA/ES

2018

ELLEN EVILA DE CASTRO CANDEIAS

JULIA DA SILVA DALMASO

KASSIANE ALVES CASSIANO

LEIDIANE PISOLER

REGIANE CRUZ FREITAS


A VIABILIADADE TÉCNICA DO SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING

        

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Civil e Elétrica da Faculdade Novo Milênio, como requisito para aprovação na disciplina Projeto Integrador II.

Orientadora: Prof° Paula Dorigatti

VILA VELHA/ES

2018

1 RESUMO

Diante dos avanços tecnológicos e do crescimento populacional, a indústria da construção civil no mundo tem buscado sistemas mais eficientes de construção com o objetivo de diminuir o desperdício, aumentar a produtividade e reduzir o tempo de construção para atender a demanda crescente de obras.

Embora no Brasil a construção civil ainda seja predominantemente de meio arcaico, caracterizada pelo grande desperdício e principalmente pela baixa produtividade, o mercado tem reagido e mostrado avanços nessa situação, mas ainda de forma lenta se comparada a outros países. Diante a essa realidade, os construtores têm buscado investir em processos construtivos mais eficientes que resultem em obras de melhor qualidade sem aumentos significativos dos custos, a fim de se tornarem mais competitivos e conseguirem manter o seu lugar no mercado atual.

Nesse cenário, a utilização do aço na construção civil vem aparecendo como uma das possibilidades para trazer inovação ao setor. A construção em aço requer conhecimento do seu potencial uso e de todos os outros sistemas que compõem a edificação, além disso, requer uma enorme cautela ao planejamento e interação de cada etapa da obra, desde serviços preliminares até a montagem e entrega da edificação.

Ainda que o Brasil seja um dos maiores produtores mundiais de aço, o uso de estruturas metálicas em edificações tem sido pouco expressivo se comparado a capacidade industrial existente no brasil. Em contra partida, essa grande produção de metal no país aumentou as opções de soluções construtivas disponíveis.

Entre as alternativas construtivas que fazem uso de aço, o sistema LSF (Light Steel Framing) tem produzido grande interesse no mercado nacional. Trata-se de um sistema construtivo industrializado que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural.  São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, e o concreto é apenas empregue nas fundações. Apresentam ótima resistência à incêndio, pois a estrutura é revestido por placas cimentícia e de gesso acartonado, materiais com elevada resistência ao fogo. 

O Light Steel Framing vem sendo empregado em países como Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal e Austrália há muitos anos, mas foi só no início da década de 90 que seu uso foi intensificado com o aumento da demanda construtiva e preços mais competitivos.

No final da década de 90, no Brasil, com o setor cada vez mais necessitado de inovação tecnológica, algumas construtoras brasileiras começaram a importar dos Estados Unidos kits pré-fabricados em LSF (Light Steel Framing) para a montagem de obras residenciais. Embora essas construções pré-fabricadas não tenham sido projetadas para o clima Brasileiro, percebeu-se a eficiência do sistema e atualmente, o Brasil já conta com uma estrutura para construções com o sistema LSF, apesar de ainda existir a necessidade de "popularização" da tecnologia no que diz respeito à cultura construtiva nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (118.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com