TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viaduto do Santa Tereza

Por:   •  8/8/2016  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

UFMG – ESCOLA DE ARQUITETURA

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Matéria: ACR032

Docente: Tadeu Starling

Aluno: Thiago de Assis Bento da Silva

TP03 – Viaduto Santa Tereza

Nas primeiras décadas da capital mineira, foi realizada uma importante obra que movimenta a vida urbana e social na cidade, o Viaduto Santa Tereza. Parte do princípio da sua história está registrada em fotografias em tons de cinza, sem cor.

A jovem capital mineira era traçada por córregos, rios, ribeirões, e um desses, o Ribeirão Arrudas, era uma barreira física entre o centro comercial e os bairros Santa Teresa e Floresta. Uma maneira ousada e monumental para época, foi a construção do viaduto, grandes estacas e formas de madeiras foram utilizadas na construção, para suportarem e darem forma ao viaduto feito de concreto e aço.

Com o elevado pronto, o ribeirão Arrudas tinha sob suas águas um maciço com grandes arcos de concreto, que seria cartão postal da cidade. O Arrudas, agora poderia ser visto de um outro ângulo, os pedestres, veículos, bondes, a iluminação de arandelas, todos foram para cima do viaduto, afim de começar uma nova história significativa na vida urbana da capital.

O local passou a ser ponto de referência e de encontro entre amigos, naquele tempo haviam poucos viadutos na cidade e com o suas dimensões, talvez, era o único. O lugar era constantemente registrado por fotógrafos, pois passou a fazer parte do cotidiano dos belo-horizontinos da época. O elevado era cortado por poucos carros, nem todos tinham dinheiro para usufruir de tal mordomia, e por bondes, que mais tarde foram substituídos por ônibus.

Os moradores dos Santa Tereza e Floresta faziam a travessia do elevado para deslocarem para o centro, homens, mulheres e crianças, todos ocupavam a grande “ponte” de concreto.

Quando o elevado foi construído, havia limitadas construções, casas e edifícios na cidade, mas com o tempo a cidade foi ganhado forma, ao lado do viaduto Santa Tereza, localizado na região central, foi construído duas grandes torres comerciais, olhando entre as torres se via a beleza monumental do Viaduto Santa Tereza em direção ao bairro Floresta.

O viaduto que deu muitas alegrias para a população, também foi local de tragédia, com acidentes envolvendo bondes, ferindo e por vezes provocando mortes de passageiros e pedestres que transitavam no local, todos os dias.

Esta construção deu início a uma relação urbana entre os bairros que circundam o centro da capital e a região central, transpondo barreiras físicas e sociais, ligando regiões “isoladas”, facilitando o ir e vir dos pedestres, favorecendo o comércio e proporcionando a intensificação e a continuidade da vida urbana.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (744.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com