TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO PEDAGÓGICO NÚCLEO DE ESPORTE EDUCACIONAL SANTA TEREZA

Monografias: PLANO PEDAGÓGICO NÚCLEO DE ESPORTE EDUCACIONAL SANTA TEREZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

A prática esportiva, conforme preconiza a Carta Magma de 88, é direito de cada cidadão e constitui dever do Estado garantir à sociedade – independentemente da condição socioeconômica de seus distintos segmentos – o acesso ao Esporte e ao Lazer (Constituição Federal; Artigo 217). Dessa forma, o Ministério do Esporte do governo federal brasileiro, instituiu em 2003 o Programa Segundo Tempo. O desafio ambicioso do programa consiste em democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades a serem realizadas no contra-turno escolar, de caráter complementar, com a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento humano, e assegurar o exercício da cidadania (BRASIL, 2008).

O Programa Segundo Tempo (PST), desde a sua implantação vem se constituindo com um projeto social de grande impacto na sociedade brasileira, ampliando o acesso ao esporte de qualidade. Os principais fundamentos do programa são a universalização da prática esportiva e a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tendo no esporte educacional, um meio para contribuir no desenvolvimento integral destes sujeitos. Nesse sentido, os projetos sociais são espaços privilegiados de leitura critica da realidade, apontando para a construção de novas formas de existência.

Rio Grande é um município brasileiro situado no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil) e o Oceano Atlântico. Fundado em 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Pais e elevada - com substancial ajuda de Francisco Xavier Ferreira - à condição de cidade em 27 de junho de 1835, ano em que o coronel da guarda nacional Bento Gonçalves inicia a Revolução Farroupilha.

Aárea territorial é de2.813,90km2eaDivisão Distritalse compõe por: 1º Distrito: Rio Grande/Sede: Cidade de Rio Grande e Vila Cassino; 2º Distrito: Ilha dos Marinheiros/Sede: Vila Porto do Rei/Abrangência: Ilha dos Marinheiros e as Ilhas das Pombas, dos Cavalos, da Pólvora, do Leonídio, Caleirão, Cabras e Constância; 3º Distrito: Povo Novo/Sede: Vila do Povo Novo/Abrangência: Povo Novo e as Ilhas de Torotama, Carneiro, Mosquitos e Martins Coelho; 4º Distrito: Taim –Sede: Vila do Taim –Abrangência: Taim e as Ilhas Grande e Pequena; 5º Distrito: Quinta –Sede: Vila da Quinta.

A distância da Capital do Estadodo Rio Grande do Sulé de312 km. As condições de acesso ao Municípiopodem ser realizadaspela: Rodoviária: do Norte pela BR 392; do Sul (Chuí) pela BR 471; Via Aérea: Aeroporto Comandante Kramer; Ferroviária: RFFSA possui a ALL (América Latina Logística); Marítima: Via Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico (Superporto). Os limites do município são: Norte –com Pelotas (limite Canal de São Gonzalo); Sul –Santa Vitória do Palmar e Banhado do Taim; Oeste –Lagoa Mirim, Arroio Grande e Capão do Leão; Leste –Oceano Atlântico, Lagoa dos Patos e Canal do Rio Grande.

A cidade possui uma população de 196.337 habitantes, segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Em virtude de ser um município predominantemente portuário, vive uma grande expansão devido ao crescimento observado com a execução de grandes projetos como a plataforma oceânica para extração de petróleo P53, a construção do Dique Seco onde se processa a montagem de outra plataforma, a P55, além de projetos decorrentes deste crescimento.

Na área do esporte o município conta com a Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal do Rio Grande, a qual desenvolve projetos, ações, eventos e dentre estes, o Programa Segundo Tempo, a fim de suprir as demandas da população riograndina quanto à prática esportiva. A cidade dispõe de áreas destinadasas atividades de lazer, oportunizandoo desenvolvimento do programa. Conta com diversos bairros distribuídos entre a zona rural e a zona urbana nos quais estão instalados os Núcleos de Esporte Educacional.

Dessa forma, de acordo com os princípios, diretrizes e fundamentos do Programa Segundo Tempo, a proposta pedagógica de Núcleo de Esporte EducacionalSanta Tereza visa oportunizar o acesso ao esporte educacional de qualidade para a formação integral de crianças e jovens em situação de risco, com vistas a subsidiar uma estruturação pedagógica consistente que atenda as exigências do desenvolvimento humano na contemporaneidade. E nesse espaço, é importante destacar, que, o acesso à cultura corporal do movimento humano, através de suas diferentes manifestações,é um direito social.

2. Objetivo

2.1 Geral

Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimentointegraldas crianças e adolescentes, contribuindo com a formação cidadã e melhora da qualidade de vida.

2.2 Específicos

a) Proporcionar práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter um estilo de vida ativo;

b) Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

c) Desenvolver a predisposição para criar, transformar, e adaptar regras na criação de jogos e atividades que deem prioridade a inclusão de todos;

d)Promover o desenvolvimento de competências pessoais (a autoestima, o autoconhecimento, o autocuidado), sociais (o espirito de equipe, a cooperação, a solidariedade), cognitivas (a resolução de problemas) e produtivas (criatividade) por meio do esporte;

e) Orientar o trabalho educativo pelos valores humanos valorizando a autoestima, a solidariedade, a cooperação, o espirito coletivo, a luta pelos ideais e o respeito às regras;

f) Propiciar diante da diversidade de corpos, de etnias, de habilidades entre outras tantas possibilidades que configuram a heterogeneidade da cultura Brasileira a inclusão de todos;

3. Metodologia

3.1 Espaço Físico

O Núcleo de Esporte Educacional Santa Terezaé formado aproximadamente por 6000 habitantes, incluindo o bairro Santa Tereza, Vila da Naba e o bairro Mangueira.Os locais disponíveis possibilitam a prática de atividades esportivas e recreativas em ambiente interno e externo, contendo um campo cercado de futebol de 11 e espaço coberto cedido pela Associação de Moradores do Bairro Santa Tereza (AMBAST).A fim de promover a democratização da gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com