TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo, 1ª ed. Bookman Companhia Ed, 2011. (Cap. 2 e 3)

Por:   •  26/3/2017  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA[pic 1]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCENTE: FABÍOLA DUARTE, 5º PERÍODO, TARDE-D

DOCENTES: TERESA E BRUNO DISCIPLINA: P. URBANO E AMBIENTAL I

WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo, 1ª ed. Bookman Companhia Ed, 2011. (Cap. 2 e 3)

O autor do livro Tim Waterman, é arquiteto paisagista, nos capítulos O sítio e o contexto, e A ocupação da paisagem, aborda questões que necessitam de total atenção dos arquitetos paisagistas, abrangendo elementos influenciadores da paisagem. O contexto em que algo será inserido e sua importância nas decisões projetuais, sendo este cenário, o clima, os elementos naturais e sociais, fatores determinantes no projeto paisagístico.

Na paisagem todos os elementos se relacionam, qualquer mudança pode melhorar ou prejudicar uma conjuntura, o paisagista organiza para que flua harmonicamente as atividades humanas e naturais. Torna-se fundamental na elaboração de um projeto conhecer o sitío para levantamento de campo e coleta dos dados essenciais no desenvolvimento da solução arquitetônica ou paisagística a ser adotada, atreladas as tecnologias de representação gráficas.

No século XX, a análise dos sítios ocorria sobretudo inloco por vários dias, atualmente devido ao tempo limitado são obtidos ótimos resultados em um curto período graças avanços tecnológicos. “A fotografia no nível do solo é de extrema importância permitindo o conhecimento da experiência humana na escala do pedestre” (p.57). As fotos áreas registram ângulos inacessíveis da paisagem, o vídeo o movimento aliado ao mapeamento dos fluxos possibilitando a perspectiva do que há e o que pode vir a existir naquele lugar, e por fim o croqui que exemplifica a fiel visão do espaço.

É vital observar os elementos naturais do sítio: Clima, Terra, Água e Topografia. As atividades de cada região, a cultura e perfil social muitas vezes são decorrentes do clima assim como deve ser a escolha da vegetação: trepadeiras, árvores, arbustos, ervas e gramíneas. Essas escolhas devem proporcionar conforto aos usuários mesmo com as atuais mudanças climáticas.

O uso consciente da terra e de sua topografia aliados aos recursos hídricos a correta drenagem e utilização da água prezendo  a permeabilidade é substancialmente um recurso para manter o equilíbrio do planeta, o futuro está na conscientização de sustentabilidade e auto-suficiência da cidade.  

Partindo para características físicas, o planejamento e ocupação dos sítios, a questão social deve ser compreendida para o desenvolvimento de  uma ou mais soluções viáveis e compatibilidade da proposta com o sitio. Segundo o programa de necessidades, estudos preliminares, análise, síntese, além do monitoramento na operação. O organograma é um método para atingir tais propositos, como também através da utilização fotografias, mapas e GPS,

A visão é o primeiro sentido aguçado na paisagem, as vistas dinâmicas são de extrema importância para o uso do solo e devem ser observadas em três ângulos: do sítio para fora, de dentro do sítio e para o sítio, e quando pretendido o enquadramento induzindo situações e focos visuais, obtidos através de eixos retos ou curvos de vias, caminhos ou até pela ordenação de edificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com