TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sociologia 6 Ed. De Anthony Giddens, Cap. 14: O Governo E A Política

Pesquisas Acadêmicas: Texto Sociologia 6 Ed. De Anthony Giddens, Cap. 14: O Governo E A Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento:

Texto Sociologia 6 ed. de Anthony Giddens, Cap. 14: O Governo e a Política

" Timor leste ocupa a metade oriental da Ilha de Timor, que está situada entre a Indonésia e a Austrália. É uma área pequena , com pouco mais da metade do tamanho do país de gales. Originalmente uma colónia portuguesa, Timor". ( p.424).

"Quando os portugueses partiram, em 1975, os Indonésios invadiram e anexaram o país. Um terço da população - talvez umas 200.000 pessoas - morreu durante a ocupação indonésia. Os movimentos contestatários em Timor Leste procuraram alcançar a independência e a democracia para o país, mas durante muitos anos não tiveram sucesso". (p.424).

"O exército indonésio reagiu de forma feroz, forçando centenas de milhar de habitantes a abandonar o país pela força das armas. No entanto, o povo de Timor Leste conseguiu a independência em Outubro 1999". (p.424).

"Em muitas partes do mundo, os movimentos em prol da democracia conseguiram derrubar regimes autoritários". (p.424).

"Tal como em muitos outros aspectos das sociedades contemporâneas, o domínio do governo e da política está a sofrer grandes transformações". (p.424).

"O poder é a capacidade que indivíduos ou grupos possuem para fazer valer os seus próprios interesses, mesmo quando outros se opõem". (p.424).

"O poder é um elemento que se encontra em todas as relações sociais, tal como entre a entidade patronal e os trabalhadores".(p.424).

"A autoridade é o uso legítimo do poder pelo governo. A legitimidade significa que aqueles que se submetem à autoridade do governo consentem nela".(p.424).

"O poder é, assim, diferente de autoridade. Quando as manifestações pró-democracia eclodiram em Timor Leste, o governo respondeu prendendo e matando os manifestantes".(p425).

O conceito de estado

"Um estado existe quando há um aparelho político degoverno (instituições como um parlamento ou congresso, mais funcionários públicos), que governa um dado território, cuja autoridade é apoiada por um sistema legal e pela capacidade de usar a força militar para implementar as suas políticas".(p425).

"Soberania - Os territórios governados por estados tradicionais eram sempre mal definidos, sendo o nível de controlo do governo central bastante fraco".(p425).

"Cidadania - Em estados tradicionais, a maioria da população governada por um rei ou imperador mostrava pouco conhecimento ou interesse por aqueles que a governavam. Também não possuíam direitos políticos ou influência".(p425).

"Nacionalismo - Os Estados-nação estão associados ao incremento do nacionalismo, que pode ser definido como um conjunto de símbolos e convicções que estabelecem um sentido de pertença a uma única comunidade política".(p425).

Tipos de sistema politico

"As sociedaes sempre se apoiaram em diversos sistemas políticos. Mesmo actualmente, no início do século XXI, há países por todo o mundo que continuam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com