TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO BRASILEIRO

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 7

ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO BRASILEIRO

A NBR 15220 estabelece recomendações de estratégias bioclimáticas, através do Zoneamento Bioclimático Brasileiro, são diretrizes construtivas e detalhadas de estratégias de condicionamento térmico passivo, com base em parâmetros e condições de contorno.

No Zoneamento Bioclimático Brasileiro dividi-se o território nacional em oito zonas relativamente homogêneas quanto ao clima para cada uma destas zonas formulou-se um conjunto de recomendação técnico-construtivas que aperfeiçoaram o desempenho térmico das edificações, através de sua melhor adequação climática. A cidade de Presidente Prudente se encontra atualmente na zona bioclimática seis que abrange parte do estado de São Paulo.

Para o estabelecimento das estratégias de condicionamento termico passivo, foram considerados os parametros e condições de contorno seguintes:

  • Tamanho das aberturas para ventilação;
  • Proteção das aberturas;
  • Vedações externas ( tipo de parede externa e cobertura);
  • Estrategias de condionamento termico passivo.

[pic 1]

Zona Bioclimática 6

[pic 2]

Estratégias de Condicionamento Térmico Passivo

Verão - Resfriamento evaporativo e massa térmica para resfriamento; ventilação seletiva (nos períodos quentes em que a temperatura interna seja superior à externa).

Inverno - Vedações internas pesadas (inércia térmica)

Ventilação e sombreamento: Abertura de 15% a 25% em relação à área do piso.

Vedação parede: Pesada transmitância térmica <2,20 atraso térmico>6,5 fator solar – FS< 3,5.

Cobertura: Leve isolada

Tipo de Vedação Indicada

  • Vedação parede: Parede dupla de tijolos de seis furos circulares, assentados na menor dimensão Dimensões do tijolo: 10,0x15,0x20, 0 cm Espessura da argamassa de assentamento: 1,0 cm Espessura da argamassa de emboço: 2,5 cm Espessura total da parede: 26,0 cm; Parede dupla de tijolos de seis furos circulares, assentados na maior dimensão, dimensões do tijolo: 10,0x15,0x20,0 cm espessura da argamassa de assentamento 1,0 cm espessura da argamassa de emboço 2,5 cm, espessura total da parede 36,0 cm; Parede dupla de tijolos de 21 furos circulares, assentados na menor dimensão, dimensões do tijolo: 12,0x11, 0x25, 0 cm, espessura da argamassa de assentamento: 1,0 espessuras da argamassa de emboço 2,5 cm, espessura total de parede 30,0 cm.
  • Vedação cobertura: Leve e isolada = Transmitância térmica - u <2,00; Atraso térmico – 3,3 horas; Fator solar - FS <6,5
  • Tipo de vedação cobertura: Cobertura de telha de barro lamina de aluminio polido e ferro de laje mista, espessura da telha: 1,0 cm, espessura da laje: 12,0 cm, RT (laje)0, 0900, CT laje= 95 KJ; Cobertura de telha de fibrocimento com laje de concreto de 25 cm espessura da telha: 1,0 cm; Cobertura de telha de barro com laje de concreto de 25 cm espessura da telha: 1,0 cm.

RESFRIAMENTO PASSIVO

Resfriamento Evaporativo

[pic 3]

  • Resfriamento evaporativo direto: Utilizando piscina, espelhos d água ou fontes (ventilação por evaporação): o ar, quando evapora, resfria o ar do ambiente interno por evaporação. Se captarmos esse ar para dentro de casa, ele irá ajudar a resfriar o ambiente como um todo, com isso a temperatura do ambiente é reduzida.

[pic 4]

  • Resfriamento evaporativo indireto: Ele não resfria diretamente, ele resfria uma superfície e através desse resfriamento o calor é decepado. O mecanismo não é somente natural, porque a parte da massa gelada geralmente é mecânica.

[pic 5]

Tipos de Ventilação

  • Ventilação cruzada: Quando o ar tem uma entrada e tem uma saída, para ilustrar rapidamente. Sabe quando você está andando de carro com uma janela aberta apenas e parece que o interior do carro ainda está quente? Ao abrir outra janela, você sente o vento entrando de verdade. Isso é ventilação cruzada, pois quando você está com apenas uma janela aberta por mais velocidade que o ar tente entrar, ele não consegue. A ventilação cruzada promove que a ventilação se cruze e também se dissipe, essa técnica promove uma maior ventilação aconselha se o os cômodos tenham suas portas e janelas ou abertura no sul, para que corra uma ventilação melhor pela casa.

[pic 6][pic 7]

O motivo é que o interior do seu carro já está cheio de ar “velho’’. Para que o ar novo entre, é preciso que o ar de dentro saia. Porém, a única janela aberta é justamente a abertura que está empurrando o ar para dentro. É a mesma situação quando chegam o metrô e todos querem sair e entrar pela mesma porta.

Quem está dentro empurra para fora e quem está fora empurra para dentro. Ou seja, cria-se uma barreira, quem está fora não consegue entrar e quem está dentro não consegue sair. A ventilação cruzada é quando existem pelo menos duas aberturas.

  • Efeito chaminé: Para proporcionar uma renovação de ar mais significativa, é interessante que aberturas sejam instaladas próximas ao piso para a entrada de ar, já as aberturas mais alta, sejam na cobertura ou em paredes,ou seja, usadas para saída de ar. Assim as paredes devem oferecer uma abertura (janelas, persianas,) para que o ar frio entre empurre o ar quente para fora por meio das frestas que construíram no telhado assim o ambiente terá uma circulação de ar constante e irar refrescar o ambiente. A ventilação natural regula o clima interno de uma edificação por meio de uma troca de ar controlada pelas aberturas.

[pic 8][pic 9]

  • Peitoril ventilado: O peitoril ventilado é uma solução para proporcionar a ventilação, em geral facilitando a ventilação cruzada, quando se deseja separar as funções de iluminação (janelas) das de ventilação (peitoril ventilado). Esta separação permite que as janelas recebam proteções solares que podem obstruir o vento reduzindo sua velocidade, ou que possam permanecer fechadas em momentos de chuva enquanto a ventilação permanece disponível. Assim, através da zona bioclimática é possível traçar as melhores estratégias de projeto na obtenção de conforto para o usuário m o peitoril também protege da chuva e da poeira, que tem uma parte tampa o peitoril, dificultando que a sujeira entre no ambiente.

[pic 10]

[pic 11]

Estratégias de Sombreamento

  • Beiral: O beiral fica localizado na parte externa da casa é instalado em cima da ripa e é conhecido como uma continuação do telhado, porque ultrapassa o limite da parede e tem um caimento de 60 cm ou mais. O beiral oferece cobertura para que os raios do sol e ou escoamento da chuva não invadam o ambiente. Beiral é o prolongamento do telhado para além da parede externa, protegendo-a da ação das chuvas. As telhas dos beirais podem ser sustentadas por mãos-francesas.

[pic 12]

  • Brise: Utilizado em construções mais especifico em janelas e fechaduras, esse tipo de material possibilita que quem está do lado de dentro de um ambiente consiga ter uma visão relativamente boa do que está acontecendo na área externa, enquanto quem está de fora não consegue ver direito o que está acontecendo na área interna, ele é conhecido como quebra de sol.

[pic 13]

  • Telas solares Hunter Douglas: São telas que te certo grau de transparência e oferecem conforto térmico, conseguem bloquear os raios UV, mas ao mesmo tempo o ambiente fica bem iluminado e arejado são usadas em todos os ambientes por causa dessa praticidade que ela oferece.

[pic 14]

  • Muxarabi ou cobogó: O maxarabi é feito a maioria das vezes artesanalmente e em grandes dimensões, já o cobogó é feito em medidas especificas e é pesado. Os dois oferecem o mesmo impacto, já que o cobogó é uma inspiração do muxarabi, são telas vasadas que oferecem uma ventilação e iluminação boas.

[pic 15][pic 16]

  • Persiana externa: Existem as persianas motorizadas e manuais, não se limitam apenas as janelas podem atuar nas portas também, a função dela é bloquear raios solares totalmente ou parcialmente.

[pic 17]

  • Veneziana interna: Funciona que nem as persianas externas controlam a iluminação e bloqueiam os raios solares, E também o controle da ventilação por meio das suas laminas.

[pic 18]

  • Sombreamento zenital: São aberturas localizadas no teto de uma edificação para que obtenha uma iluminação maior, não é uma iluminação direta é recomendada para lugares com uma profundidade maior

[pic 19]

  • Pergolado: Tem função decorativa e geralmente é feita de madeira descoberto ou cobertura de vidro ou planta trepadeira, é uma área de repouso junto à natureza que serve para ler, conversar ou admirar o ambiente que está a sua volta.

[pic 20]

  • Telhado verde e parede verde: Telhados verdes é uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.

Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial. É ainda uma ótima solução termo acústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, constituindo se numa solução para a economia de energia. Outro aspecto importante é a captação de carbono e outros gases de efeitos estufa decorrentes da poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (854.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com