TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À deriva Metrópole São Paulo

Por:   •  4/3/2016  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

DOCUMENTÁRIO: À DERIVA Metrópole São Paulo

O documentário retrata os problemas encontrados nas diversas zonas da metrópole de São Paulo, como o processo de urbanização da cidade e o desrespeito ao direito básico de moradia.

Os moradores dessas regiões se encontram diretamente envolvidos traçando várias histórias dos problemas enfrentados pelas comunidades e por moradores de rua.

 Com a expansão da cidade de São Paulo, a cidade foi modificando seu perfil, traços e história, e os problemas foram se multiplicando tanto na questão estrutural, geográfica, natural e principalmente social, de toda população afetada pela utilização do espaço público. Através de movimentos populares e sociais organizados, os moradores das regiões afetadas pela falta de atenção, investimento e desrespeito, perceberam que juntos conseguiriam forças e seriam responsáveis por mudanças, principalmente na questão do respeito às pessoas e mais sensibilidade por parte do poder público nos problemas vividos pelas comunidades.

Infelizmente este é o retrato social do Brasil, de um lado pessoas sem condições financeiras de possuírem um imóvel e que ao encontrar um local para “construir” uma moradia, não se atentam em verificar se o local é seguro, quais suas condições e diversidades, se o local é público ou privado, se haverá problemas judiciais entre tantos outros.

De outro lado, um Governo que não respeita os pilares da Constituição Federal, saúde, educação e moradia que são as condições mínimas de igualdade social em um Estado Democrático de Direito.

Estes conflitos sempre surgirão enquanto não houver uma política pública voltada especificamente para atender as classes sociais necessitadas.

Vale lembrar que política pública não é somente investimento público, mas sim ideias, debates, acertos e acordos firmados para a construção de uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com