TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Por:   •  26/4/2015  •  Monografia  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        4

3        MÉTODOS QUANTITATIVOS        6

4        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        9

5        CONCLUSÃO        10

6        REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é mostrar como os gestores de uma empresa, independente de seu porte devem direcionar seus esforços para entender a utilizar os talentos humanos na empresa, Assim tornando-se mais competitiva.

Podemos perceber que a Harmonia entre as pessoas, tornou-se um dos diferenciais competitivos para que a empresa possa responder às necessidades atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente.

É necessário criar e manter um clima organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.

Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.

Buscar o aperfeiçoamento de suas competências em prol do diferencial competitivo para seu negócio é uma base para que a empresa possa se fortalecer dentro da comunidade que está atuante.


  1.   MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O minimercado Morari foi fundado em Guaíba no ano de 2004 pelo senhor Marcio Morari, no bairro Moradas da Colina, Guaíba/RS. Além de seu sócio, Sr. Marcio conta com a ajuda de 1 funcionário.

No início o Minimercado vendia apenas produtos de 1ª necessidade, como Alimentos e Higiene e Limpeza, mas com o passar dos anos, observando o padrão dos clientes e a procura por outros produtos que ainda não comercializava, adotou a uma estratégia simples, mas que deu certo Começou aos poucos a adequar novos produtos e passou a controlar a quantidade que comprava e o que vendia. Assim controlando seu estoque.

Sabia que seu negócio estava dando certo, pois a clientela havia aumentado consideravelmente, então passou a controlar suas despesas, impostos, água, luz, pagamento de empregados, fornecedores.

A empresa é informatizada e implantou um sistema de gestão onde consegue controlar tudo em tempo hábil, os produtos que comercializa são os mais variados, Sendo que a preferencia é para gêneros alimentícios, higiene pessoal, material escolar, bebidas e carnes, também fornecendo o serviço de venda de crédito para todas as operadoras de telefonia. Quando a Inflação aumenta os preços das mercadorias acabam subindo, fazendo os clientes optarem por marcas similares.

 Por funcionar também aos domingos a comunidade fica satisfeita em saber que pode comprar em qualquer dia da semana com comodidade e bom atendimento.

A faixa etária de idade de seus clientes é de 10 a 40 anos, a maioria homens pertencentes à classe media, grande parte acompanhadas de suas  esposas e filhos, o motivo é que o minimercado fica em um ponto favorecido pelo número de estudantes que passam por ali Diariamente e entram para fazer compras Rápidas como uma borracha, caneta, ou biscoitos e salgadinhos. O minimercado tem mais movimento no horário da manhã por volta das 08h00min quando abre e por volta do 12h30min.

Os clientes escolhem a forma de pagamento, que pode ser em dinheiro, cartão de crédito e débito ou ainda com cartão de alimentação.

O gasto médio dos clientes é em torno de R$ 5,00, sua média de vendas é R$ 650,00 por dia, obviamente aumenta nos finais de semana.

O aumento de preço é controlado de acordo com os fornecedores, a cotação do mercado e a inflação. A forma de pagamento aos fornecedores é dinheiro ou boleto bancário, mas não deixa de fazer comparativo de preço e escolher o melhor preço, mas que atenda às expectativas da empresa. O mesmo vive um momento de equilíbrio, atendendo a demanda e ofertando produtos com variedade de preço e de marcas, satisfazendo assim a comunidade. Mas não fica desatento aos concorrentes que fazem propaganda o tempo todo, mas sem grandes rivalidades.

A empresa adotou a política pública do Simples Nacional, o simples é uma forma simplificada e englobada de recolhimento de tributos e contribuições, tendo como base de apuração a receita bruta.

  1.  Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, Indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.
  2. Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo de modo geral.


  1. MÉTODOS QUANTITATIVOS

Quando se lê algo na mídia sobre questões de gestão empresarial, é comum se deparar com técnicas de pesquisas elaboradas para melhor compreendimento e gestão. Uma metodologia muito utilizada é o método quantitativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com