TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3- Qual a importância da contabilidade para o controle e acompanhamento das atividades empresariais?

Por:   •  2/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 11

Contabilidade 1

Questões.

  1. Desenvolva uma síntese procurando conceituar. “o que é empresa”?
  2. Desenvolva uma síntese procurando conceituar.  Contabilidade.
  3. Qual a importância da contabilidade para o controle e acompanhamento das atividades empresariais?
  4. Desenvolver uma síntese abordando a importância da contabilidade para seus usuários. Cite 4 exemplos.
  5. Cite 05 palavras, termos ou expressões que fazem parte da terminologia contábil?
  6. Cite 05 tipos de impostos e sua respectiva origem.
  7. Cite 05 tipos de despesas e sua respectiva origem.
  8. Cite 05 tipos de empresas e sua respectiva receita operacional.
  9. Cite 05 documentos usados como suporte para os registros contábeis.
  10. Você foi convidado para gerenciar o Depto. Financeiro da empresa Sucesso & Inovação Ltda, quais seriam as 05 perguntas que fariam para seu Diretor a respeito do departamento e/ou empresa?

Pesquisar – Livros –Jornais –Revistas de Negócios – Internet, etc.

Balanço Patrimonial

  • Características da empresa.
  • Contexto Operacional (características – atividade – produto/serviço/ localização, etc).

Artigo: Assunto da área de contabilidade/ economia


Respostas

  1. “Uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros.” Crepaldi (1998).

“Coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.” Cassarro (1999)
Tendo em vista essa duas citações consigo concluir que
empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços, visando lucro.

 

  1. A Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico financeira dessa companhia” (Nelson Gouveia).

 “A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos” (Prof F.Hermann Jr.).

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.

  1. Porque a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastro bancário e financiamentos).
  2. São todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores, os sócios e acionistas da entidade, o governo, os bancos, etc. Note-se que, nesse aspecto, temos tanto usuários internos como usuários externos que se interessam, cada um a seu modo, pelas informações contábeis como um todo.
  3.  A terminologia é um dos desafios enfrentados aos que iniciam o estudo da contabilidade. Algumas expressões mais usadas: Empresa, capital, imóveis, legalização da empresa, personalidade jurídica, pessoa física, pessoa jurídica, compras a vista, compras a prazo, obrigações, livros fiscais, estoques, mercadorias, CPV, CMV, direitos, obrigações, clientes, fornecedores, terceiros, razão, diário, razonete, caixa e etc.

Gasto
Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (279.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com