TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis hierárquicos de planejamento e controle de atividades de produção

Seminário: Níveis hierárquicos de planejamento e controle de atividades de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 2

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. é o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta cúpula (presidentes, diretores, etc.) decidem os temas que afetam a organização de modo global. Administram o comportamento dos concorrentes, a mudança nos costumes dos consumidores, o clima e a cultura organizacional, bem como as estratégias e políticas da organização Processo produtivo as várias áreas da empresa usarão recursos para implementação das estratégias, assim alcançando vantagens competitivas e maximizando os lucros da empresa.

Tático No nível tático, onde são

estabelecidos os planos de

médio prazo para a

produção, o PCP desenvolve

o Planejamento Mestre da

Produção, obtendo o Plano

Mestre da Produção (PMP). Nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização (Gerência de Recursos Humanos, Gerência financeira) de traduzir e identificar objetivos e estratégias. Explicar e esclarecer como as estratégias ajudarão alcançar os objetivos e metas gerais da organização.

Operacional No nível operacional, é onde as estratégias de curto prazo acontecem, o PCP faz a

Programação da produção,

administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compras,fabricação fazendo todo acompanhamento e controle. Direcionar onde,como, quando, qual e o que fazer. Sua função é agir com eficiência,para atingir o objetivo estabelecido pela empresa.

O que é gerado nos níveis Táticos e Operacional considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento de produção que origina o plano de produção?

No nível Tático realiza a elaboração da estratégia, ou seja, como será a melhor forma para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos no nível Estratégico, fazendo de forma eficiente e eficaz. Cumprindo os processos estabelecidos transformando em metas específicas para suas áreas e setores.

No nível Operacional é onde tudo acontece, seguem a estratégia feita no Nível Tático fazendo assim que alcancem os objetivos estabelecidos, maximizando cada vez mais os lucros e aproveitamento da empresa.

Bibliografia

http://www.administradores.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://adm.esobre.com

http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=UDLeAw_Omxp6ExgxGgfgkuDrr3DlGSEm7GRnaL7wzpU~/oClick%20to%20Continue%20%3E%20by%20InstantSavings

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com