TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3- Qual a importância da contabilidade para o controle e acompanhamento das atividades empresariais?

Por:   •  2/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 11

Contabilidade 1

Questões.

  1. Desenvolva uma síntese procurando conceituar. “o que é empresa”?
  2. Desenvolva uma síntese procurando conceituar.  Contabilidade.
  3. Qual a importância da contabilidade para o controle e acompanhamento das atividades empresariais?
  4. Desenvolver uma síntese abordando a importância da contabilidade para seus usuários. Cite 4 exemplos.
  5. Cite 05 palavras, termos ou expressões que fazem parte da terminologia contábil?
  6. Cite 05 tipos de impostos e sua respectiva origem.
  7. Cite 05 tipos de despesas e sua respectiva origem.
  8. Cite 05 tipos de empresas e sua respectiva receita operacional.
  9. Cite 05 documentos usados como suporte para os registros contábeis.
  10. Você foi convidado para gerenciar o Depto. Financeiro da empresa Sucesso & Inovação Ltda, quais seriam as 05 perguntas que fariam para seu Diretor a respeito do departamento e/ou empresa?

Pesquisar – Livros –Jornais –Revistas de Negócios – Internet, etc.

Balanço Patrimonial

  • Características da empresa.
  • Contexto Operacional (características – atividade – produto/serviço/ localização, etc).

Artigo: Assunto da área de contabilidade/ economia


Respostas

  1. “Uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros.” Crepaldi (1998).

“Coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.” Cassarro (1999)
Tendo em vista essa duas citações consigo concluir que
empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços, visando lucro.

 

  1. A Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico financeira dessa companhia” (Nelson Gouveia).

 “A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos” (Prof F.Hermann Jr.).

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.

  1. Porque a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastro bancário e financiamentos).
  2. São todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores, os sócios e acionistas da entidade, o governo, os bancos, etc. Note-se que, nesse aspecto, temos tanto usuários internos como usuários externos que se interessam, cada um a seu modo, pelas informações contábeis como um todo.
  3.  A terminologia é um dos desafios enfrentados aos que iniciam o estudo da contabilidade. Algumas expressões mais usadas: Empresa, capital, imóveis, legalização da empresa, personalidade jurídica, pessoa física, pessoa jurídica, compras a vista, compras a prazo, obrigações, livros fiscais, estoques, mercadorias, CPV, CMV, direitos, obrigações, clientes, fornecedores, terceiros, razão, diário, razonete, caixa e etc.

Gasto
Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro).

Desembolso

Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.

 Investimento
Gasto ativado em função da vida útil do bem adquirido ou dos benefícios que poderá gerar no futuro.

Despesa

Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente pare a obtenção de receitas. Classificam-se em operacionais e não-operacionais.

  • Despesas Operacionais

São os gastos necessários à manutenção da atividade da empresa.

  • Despesas Não-Operacionais

São as decorrentes das transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Receita

Entrada de elementos pare o ativo sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber, correspondente normalmente a venda de bens ou serviços. Classificam-se em operacionais e não-operacionais.

Receitas Operacionais

São as receitas provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em: Receita da Atividade Técnica ou Principal e Receita Acessória ou Complementar.

a. Receita Técnica ou Principal

Diz respeito à atividade principal da empresa como, por exemplo, a venda produtos, mercadorias ou serviços.

b. Receita Acessória ou Complementar

Normalmente decorrem da receita da atividade principal, e representam rendimentos complementares.

Receita Não-Operacionais

São ingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Perda

Consumo de bens ou serviços de forma anormal e/ou involuntária. Pode, também, ser entendida como o resultado líquido desfavorável resultante de transações ou eventos não relacionados as operações normais da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (279.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com