TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE INVESTIMENTOS COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  5/11/2018  •  Artigo  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

A ANALISE DE INVESTIMENTOS COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÕES

Carlos Eduardo Sousa¹, Eleonel Almeida², Laisy Lima³

RESUMO:

Palavras-chaves:

ABSTRACT:

Keywords:

1 INTRODUÇÃO

        Tendo em vista o ambiente instável e em frequentes mudanças, torna-se fundamental ter em mãos conhecimentos e ferramentas que tornem possível a correta tomada de decisão em meio a todas as alternativas existentes. Nos dias atuais, a tomada de decisões principalmente no que tange o planejamento estratégico, uma decisão pode determinar o futuro de uma organização, podendo levar desde o sucesso até a falência. Uma das principais armas utilizadas nos dias atuais para determinar a viabilidade de um projeto é a análise de investimentos.

De acordo com Kuhnen e Bauer:

O conceito de análise de investimento pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (Kuhnen e Bauer, 2001, p. 389).

Desse modo podemos entender que a análise de investimento se torna indispensável a toda e qualquer organização. Compreendemos então que sua principal função é possibilitar dentro das opções existentes a visão do que se deve fazer baseado nos objetivos e critérios estabelecidos pelos gestores, tendo em vista que não se pode “adquirir” riscos que não poderão ser honrados, sendo necessário projetar antes de tudo o valor do dinheiro e o nível do risco no tempo.

        

 

2 MATERIAL E MÉTODOS

        A abordagem desse artigo será descritiva, o qual utilizou-se de informações, buscando coletar dados sobre diversas características acerca do tema pesquisado, ou seja, a pesquisa desenvolvida será bibliográfica, que é desenvolvida com base em material já elaborado constituído principalmente de livros e artigos científicos. Para que a mesma ocorra foi necessária coleta de dados de diversas fontes sobre o assunto, ainda assim não foi possível esgotar esse assunto em um breve artigo, o objetivo foi retratar sobre a análise de investimentos como ferramenta na tomada de decisões. As informações foram obtidas de artigos acadêmicos publicados entre os anos de 2010 - 2018, sites, livros e autores como: OLIVEIRA (2012), VELTER (2007), MISSAGIA (2007), da área de matemática financeira, que serviram de base para a produção do trabalho tendo como objetivo entender a importância da matemática financeira na tomada de decisões.

3 CONTABILIDADE: UMA FERRAMENTA ADMINISTRATIVA

        Ao longo dos anos a contabilidade vem se aperfeiçoando, buscando cada vez mais retratar fielmente os fatos ocorridos na empresa, tendo como objetivo atualizar-se no mercado e oferecer informações precisas que facilitem para os gestores atingir os objetivos da instituição. É fundamental que dentro da empresa os gestores tenham em mãos informações administrativas, que promovam o controle, planejamento e análise da organização.

Para Franco apud Oliveira (2012 p.21):

Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientações necessárias a tomada de decisão.

Assim podemos dizer que a contabilidade está relacionada ao conhecimento interno e externo da empresa oferecendo a possibilidade do gestor controlar o funcionamento evitando o máximo de falhas possíveis, independente do porte da empresa. A informação contábil gerencial é uma das principais fontes para a tomada de decisão e controle nas organizações (Atkinson, 2011 p. 27).

Essa ferramenta de gestão dá suporte para o planejamento, ou seja, através da contabilidade temos uma visão global da situação real em que se encontra a organização, podendo assim direcionar qual o momento de investir, cortar gastos e prever lucros ou prejuízos.

Oliveira (2012 p. 23) define que:

A finalidade da contabilidade é controlar todos os eventos ocorridos no patrimônio das entidades econômico-administrativas. Esse controle deve ser efetuado por meio de registros, análises e interpretações dos eventos ocorridos o patrimônio, tendo o objetivo de fornecer informações e orientações necessárias e suficientes a tomada de decisão por parte de seus administradores. As orientações e informações ora citadas promovem maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade, assim como no controle dos bens patrimoniais (gestão patrimonial).

Como mostra a Figura 1 o controle e o planejamento podem ser descritos como um conjunto de ferramentas e métodos que os participantes da empresa usam como bússola para alcançar suas metas e objetivos. A contabilidade permite gerenciar três pontos importantes: identificar quando o processo está fora do controle, possibilitar a empresa ficar sobre controle e proporcionar aprendizagem da empresa (WELSCH  2015).

Figura 1: Processo de planejamento e controle orçamentário[pic 1]

Fonte: Adaptado de WELSCH (1998)

        Para melhor entendimento do assunto abordado, podemos dividir a contabilidade em: gerencial e financeira. Que serão melhor definidas nos tópicos a seguir.

Contabilidade Gerencial

O ramo gerencial da contabilidade é indispensável dentro da instituição, pois ele é o responsável pelos procedimentos contábeis, ou seja, tem como papel fornecer informações para a tomada de decisão, como afirma o autor Silva (2012) que contabilidade gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para sua organização.

Podemos dizer então que ela serve para apresentar as melhores alternativas em relação a: produção, possibilidade de otimizar operações e possibilita também comparar a empresa com as concorrentes podendo assim sondar e entender melhor o mercado em que se está trabalhando, permitindo assim desenvolver previsões e atividades futuras.

Descrevemos assim com base no conceito a cima citado a contabilidade gerencial, como um resumo das informações gerais da empresa, que serão repassadas aos gestores e que servirão de base para o grupo administrativo tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com