TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INFLUENCIANDO A DECISÃO DOS INVESTIDORES

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.316 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações contábeis atende a diferentes objetivos de acordo com os interesses de seus usuários, dessa forma, cada usuário busca detalhes específicos que possam trazer respostas para seus questionamentos. No processo de escolha da empresa, essa fermenta proporciona uma certa segurança aos investidores, pois, o resultado dessa análise irá evidenciar o risco ou a segurança que o negócio apresenta. Desse modo, cabe ao investidor decidir se irá investir na empresa, e até o volume da taxa aplicada na operação.

Á medida que as empresas forem abrindo o seu capital permitindo a participação de investidores como acionistas, a análise se tornou um instrumento indispensável, utilizada para extrair informações das demonstrações contábeis, a fim de interpretar a situação econômico-financeira. Dessa forma, os investidores utilizam da análise para avaliar se é conveniente o investimento em determinadas ações, observando a sua geração de lucro, a viabilidade, o retorno e também se a empresa apresenta boas condições para continuar atuando no mercado. (MARION, 2006; MATARAZZO, 2008; ASSAF NETO, 2012).

Observando o cenário econômico, percebemos o aumento pela procura de investimentos, por outro lado, notamos também o número de empresas crescendo e fazendo com que os investidores fiquem diante de muitas opções para se decidir onde empregarão seus recursos. Considerando que o investidor esteja ciente sobre qual setor econômico é apontado como mais promissor, porém, está incerto sobre qual empresa ele deverá aplicar seu capital, surge

3

então, a necessidade de informações confiáveis e detalhadas que possam auxiliar no processo de escolha do negócio.

Diante do contexto e devido à busca de informações que possam evidenciar um investimento seguro ser um tema abordado diariamente no mundo dos negócios, o trabalho busca demonstrar como a análise das demonstrações contábeis pode influenciar na decisão dos investidores, através das comparações entre empresas. Dessa forma, o estudo em questão está diretamente ligado com a vivência e o dia-a-dia dos investidores e demonstra também a utilização de instrumentos contábeis no âmbito da tomada de decisões.

O principal objetivo do trabalho é demonstrar como as comparações das análises dos índices pode direcionar o investidor ao melhor negócio, tendo como estudo de caso três S/As do setor bancário. A metodologia utilizada foi, bibliografia, documental, descritiva, quali-quantitativa e estudo de caso.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Investimento em empresas S/A

Investimento é o termo utilizado quando se emprega recursos com a expectativa de receber no futuro um retorno superior, através de aplicações que rendam juros, correção ou remuneração, podendo ser feito com uma possibilidade de rendimento de curto, médio ou de longo prazo. Segundo Barros (1968, p. 70, apud DOWRIE; FULLER) “Num sentido amplo, pode-se definir o investimento como um emprego de capital com o objetivo de obter um ganho, sob a forma de renda, de valoração ou de ambos”.

Investir capital numa empresa S/A é uma grande alternativa para quem pretende obter uma renda através de um empreendimento lucrativo, porém deseja limitar seus riscos, responsabilidades e principalmente o trabalho que é necessário quando se inicia o próprio negócio. (BARROS,1968).

4

A Lei 6.404/76 considera a existência de dois tipos de sociedades anônimas sendo elas sociedade anônima de capital aberto e sociedade anônima de capital fechado. “Art. 4° Para efeito dessa lei a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação Mercado de Valores Mobiliário”. (Lei 6.604/76). Na Bolsa de Valores se encontra diversas empresas de capital aberto de diferentes áreas de atuação. Deparando com uma infinidade de investimentos, uma das formas mais práticas para estudar o mercado de capitais é analisando os setores, averiguando quais estão se destacando diante ao cenário econômico.

2.2. As Ações do Setor Bancário

Um dos setores que vem se destacando atualmente na Bolsa de Valores é o setor bancário. Muitos especuladores e analistas da bolsa dizem que o é um dos melhores investimentos, por se tratar de ser um setor de alta concentração no mercado e que apresentam lucros elevados. Para Panonko (2017) “Análises apontam que o setor bancário permanecerá o mais atrativo da Bolsa de Valores em 2017. Grandes bancos [...] possivelmente permanecerão com tendências de alta e trarão retornos interessantes aos seus investidores”.

Além da segurança e uma boa rentabilidade, outra vantagem é que as grandes maiorias dos bancos pagam dividendos mensais, o que é muito lucrativo quando tem um grande valor investido, dessa forma, além do retorno sobre as ações, pode-se garantir uma renda mensal. A BM&FBOVESPA disponibiliza mais de 20 opções de ações bancárias para os investidores que possuem interesse nesse setor, cada ação com suas particularidades referentes a bancos públicos, privados, mistos, nacionais e internacionais. (BM&FBOVESPA, 2017).

É importante ressaltar que o fato de um setor possuir uma boa perspectiva, não significa que todas as empresas com essa atuação sejam bons investimentos. Sendo necessário se aprofundar no estudo, analisando cada ação disponível no setor, considerando algumas outras variáveis. Essa análise será feita através da interpretação dos dados econômico-financeiros

5

fornecidos pelas demonstrações contábeis publicados pelas próprias companhias.

2.3. A importância da análise comparativa

Cada vez mais os investidores buscam o que o mercado financeiro tem de melhor para oferecer, por isso, esse comércio se tornou bastante seletivo. E quando se encontra muitas alternativas, surge à necessidade de simplificar o processo de decisão. É pensando nisso que os investidores utilizam da análise financeira como base de comparações, para descobrir a posição que a empresa se encontra no seu setor de atuação, através da apuração de empresas do mesmo porte e atividade.

Em alguns casos a empresa estudada apresenta um bom retorno, porém, quando é comparada com outras empresas com o mesmo foco de atuação, pode ocorrer que os retornos de suas concorrentes estejam maiores, podendo afirmar que ela não está enquadrada ao padrão do seu setor econômico. Conforme Matarazzo (2008, p.187) “A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com