TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA CONTÁBIL

Por:   •  23/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.549 Palavras (19 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 19

ATIVIDADE ESTRUTURADA - AUDITORIA CONTÁBIL

I - Etapa

01 – O que é auditoria contábil?

É um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidas de forma sistematizada numa entidade, compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, e sobre estes emitir uma opinião.

02 – Quais os objetivos da auditoria?

O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.

03 – Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?

Por lei, estão obrigadas a contratar serviços de auditoria independente, as empresas e instituições que se enquadrem como a seguir:

• Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de 06/04/98);

• Sociedades de Investimento;

• Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil;

• Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES;

• Sociedades Seguradoras;

• Empresas Beneficiárias do FINOR;

• Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76);

• Companhia Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07);

• Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n°6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.);

04 – Como é caracterizada a auditoria independente?

É a prestação de serviços que, alem de verificar os trabalhos da auditoria interna, tem prerrogativa de ser mais independente, agindo, assim, com mais determinação em sua busca por respostas sobre os atos e os fatos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais do ente auditado.

05 – Quem pode exercer a função de auditor independente?

Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente registrado no CRC de sua região na categoria de contador. Uma das maneiras de se tornar auditor é participando dos processos seletivos das empresas. São necessários também conhecimentos específicos sobre a profissão e a aplicação prática destes conhecimentos. Existem alguns setores, como: companhias abertas, instituições financeiras, seguradoras, planos de saúde ou sociedades sem fins lucrativos, (a partir de determinado valor de receita bruta anual) que só podem ser auditados por profissionais com cadastro na CVM. A auditoria independente é uma profissão que exige muita qualificação prática e teórica, através do cumprimento da educação continuada, para que possa ser corretamente exercida.

06 – Quais os tipos de auditoria existentes e quais as suas diferenças?

A principal diferença entre a auditoria interna e externa é quanto ao vinculo empregatício do auditor, na interna o auditor é funcionário da empresa auditada, enquanto que na externa o auditor não tem vínculo empregatício com a empresa auditada.

Quanto ao objetivo

  • Interna: o objetivo principal é atender as necessidades da administração verificando se as normas internas estão sendo seguidas e se necessita aprimorar as normas vigentes
  • Externa: o objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito a finalidade das informações financeiras emitindo parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis, no sentido de verificar se estas refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações e as origens e aplicações de recursos da empresa.

07 – Quais as etapas da auditoria independente?

Planejamento inicial, conhecimento dos controles internos, execução do trabalho e resultado final.

08 – O que são controles internos?

Controle Interno é o plano de organização e coordenadas dos métodos e medidas adotados pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.

09 – Quem são os principais interessados na auditoria?

 Os usuários previstos são a pessoa, as pessoas ou o grupo de pessoas para quem o auditor independente submete seu relatório de asseguração. A parte responsável pode ser um dos usuários previstos, mas não pode ser o único. (14 NBC TA – DE AUDITORIA INDEPENDENTE). Sempre que possível, o relatório de asseguração é dirigido a todos os usuários previstos, mas em alguns casos, podem existir outros usuários. O auditor independente pode não ser capaz de identificar todos os que irão ler o relatório de asseguração, particularmente quando houver grande número de pessoas que tenham acesso ao relatório. Nesses casos, particularmente quando for provável que possíveis leitores tenham vasta escala de interesses no objeto, os usuários previstos podem ser limitados aos principais interessados com demandas significativas e comuns. Os usuários previstos podem ser identificados de diferentes formas, por exemplo, mediante acordo entre o auditor independente e a parte responsável, com a parte contratante ou por lei.

10 – Definir a auditoria quanto à sua extensão, profundidade e tempestividade.

Extensão :

Segundo o juízo do auditor quanto à confiança que tenha nos controles internos e no sistema contábil, essa forma de auditoria pode ser:

A Geral - quando abrange todas as unidades operacionais.

A Parcial - quando abrange especificamente determinadas unidades operacionais.

Por Amostragem - a partir da análise do controle interno e recorrendo-se a um modelo matemático, identificam-se áreas de risco e centram-se os exames sobre estas áreas.

Profundidade :

A Integral - inicia-se nos primeiros contatos de uma negociação, estendendo -se até as informações finais (pedido, compra, pagamento, contabilização, Demonstrações Contábeis). Compreende o exame minucioso dos documentos ( origem, autenticidade, exatifica cão); dos registros (contábeis, extra contábeis, formais/informais e de controle); do sistema de controle interno (quanto à eficiência e à aderência); e das informações finais geradas pelo sistema.

Por revisão analítica - esta é uma das metodologias para a qual se emprega o conceito de Auditoria Prenunciativa, segundo o qual auditar é administrar o risco. Opera -se com trilhas de auditoria mais curtas, para obter razoável certeza quanto à fidedignidade das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com