TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA INTERNA E TRABALHISTAS

Por:   •  22/9/2020  •  Artigo  •  7.089 Palavras (29 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 29

AUDITORIA INTERNA E TRABALHISTAS

Pâmara S. Brasil - pamarabrasil2012@gmail.com

MBA E-Social, Legislação Trabalhista e Previdenciária Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Boa Vista, RR, 15 de Agosto de 2020

Resumo

 A auditoria interna é um plano de ação em uma organização na qual o controle interno é observado, questionado e avaliado para atingir seus objetivos e exercer controle administrativo de acordo com os regulamentos ou contratos da empresa. O principal objetivo deste artigo é explorar e entender a função da auditoria interna na prevenção de violações humanas, mais precisamente no departamento de pessoal, para evitar fraudes e erros na organização. Ao analisar a autenticidade dos fatos internos do departamento de pessoal da entidade, foram determinadas as etapas de auditoria interna. Os pontos de verificação são o cálculo de salários, rescisões, admissões, livros de registro, contratos e horário de trabalho. O presente artigo, faz uma análise descritiva, sendo usados várias matérias como sites, artigos, monografias, bibliografias que já levantaram esse tema, como livros e outros trabalhos realizados. O material foi escolhido, com o objetivo de selecionar autores com credibilidade no assunto, para podermos analisar e estudar cada detalhe que acreditamos ter maior embasamento teórico e mais uso para a pesquisa.

Palavras-chave: Auditoria interna; Departamento Pessoal; Trabalhistas.

  1. Introdução

Devido as constantes alterações na Legislação trabalhista e a complexidade das rotinas e procedimentos executados no setor de Departamento Pessoal, os quais não podem e não devem conter erros, sob o risco de prejudicar tanto a empresa, quanto o colaborador, torna-se necessário que os gestores busquem o máximo de exatidão em seus procedimentos. Para isso tem-se feito uso da Auditoria uma ferramenta de diagnóstico das informações.

A auditoria consiste no exame e verificação das informações oferecidas pela empresa (arquivos, documentos, demonstrações contábeis, etc.) com o intuito de avaliá-las e sugerir mudanças que as tornem de acordo com as normas e legislação.

À medida que a necessidade de controle organizacional cresce para que eles possam permanecer em um mercado competitivo, mais e mais empresas buscam maneiras de melhorar seus processos de gerenciamento.

Nessa perspectiva, além das boas leis e regulamentos da organização, também é necessário analisar a implementação do plano, investigar a situação atual da organização e verificar quais pontos precisam ser ajustados. Nesse caso, percebemos a importância dos auditores, profissionais-chave que desempenham um papel indireto no desempenho organizacional.

Para investigar a precisão dos fatos e garantir a conformidade real com as regras e políticas da empresa, o auditor fornecerá informações importantes como base para a tomada de decisões. Ao longo deste artigo, aprenderemos sobre auditoria interna. Por ser uma ferramenta de gestão em uma organização e um controle de riscos, a auditoria interna está se tornando cada vez mais importante dentro da empresa. Ao trabalhar no departamento de pessoal, pode garantir maior confiabilidade dos funcionários, evitar possíveis disputas trabalhistas e prevenir a responsabilidade por avarias e erros no departamento.

No departamento de pessoal, entenderemos como as auditorias e auditores trabalham dentro da organização. O foco da questão é como a auditoria interna pode ajudar a prevenir violações do departamento de trabalho4 e determinar e especificar quais estágios estão envolvidos na auditoria interna, de modo a verificar a precisão dos fatos internos no departamento de pessoal.

Este departamento foi escolhido porque é essencial para diferentes tipos de empresas. Toda organização precisa de pessoas para realizar atividades, portanto esses funcionários devem ser formalizados de acordo com os padrões trabalhistas.

A equipe está empenhada em reduzir a possível carga de trabalho e verificar se existem fatores importantes e relevantes que podem afetar o bom desempenho da empresa. Contribui também para o meio acadêmico, pois soluciona os conhecimentos teóricos da contabilidade e auditoria e destaca seus objetivos, e colabora na prática para o aprimoramento profissional.

A principal fonte de pesquisa utilizada para sustentar este artigo é a bibliografia, que busca informações suficientes e concisas e fornece suporte para a pesquisa de autores renomados da região, como Attie (2009, 2011, 2012); Gonçalves (2012).

2        AUDITORIA – Origem e Conceito

        Segundo Frozi (2015), a auditoria tornou-se um meio de proporcionar o controle e a identificação do proprietário e do funcionário contábil e, portanto, como disciplina primeira dessas atividades, a contabilidade passou a ser a base do processo. Os especialistas proclamaram a origem do trabalho de auditoria e anunciaram em escala global, mas isso está relacionado ao início da atividade econômica das pessoas. No entanto, no Brasil, é difícil determinar a hora exata em que a auditoria começará.

O Decreto nº 2.935, de 16 de junho de 1862, confirmou os primeiros indícios dessa prática no Brasil. Ao descrever como foi realizada a primeira auditoria, Pereira e Carvalho (2013) relataram que elas foram chamadas de “auditorias corretivas” e tinham a função de apenas identificar corrupção e fraude para observar o comportamento dos gestores.

Portanto, o objetivo do chefe é garantir que seu assistente monitore totalmente sua conta para garantir que não haja déficit de dinheiro e definir as demonstrações financeiras de uma forma clara e correta para gerenciar todos os atos e operações contábeis.

De acordo com a definição de Attie (2011), auditoria é definida como especialização contábil, que visa testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implementado para expressar opiniões sobre os dados fornecidos.

Por outro lado, Crepaldi (2016) a define como a investigação, pesquisa e avaliação do sistema de transações, procedimentos, procedimentos de rotina ou demonstrações financeiras da entidade, com o objetivo de fornecer aos usuários opiniões justas com base nas normas e princípios de sua adequação.

Segundo Attie (2011), o surgimento da auditoria está relacionado aos investidores e proprietários das organizações que confirmam a situação econômico-financeira de seus negócios, e seu desenvolvimento está relacionado ao desenvolvimento da contabilidade e ao desenvolvimento econômico do país.

Porém, segundo o mesmo autor (2011), o desenvolvimento da auditoria brasileira está relacionado ao estabelecimento de empresas internacionais de auditoria independente.

Dentre os principais fatores que influenciaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil, podemos citar: o desenvolvimento do mercado de capitais; a criação das normas de auditoria promulgadas pelo Banco Central do Brasil em 1972; a criação da Comissão de Valores Mobiliários e da "Lei das Sociedades por Ações" em 1976, que determinou Exige que as empresas listadas sejam auditadas por auditores independentes registrados no mesmo comitê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (168.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com