TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  11/7/2019  •  Exam  •  7.596 Palavras (31 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 31

Administração de Caixa

  • Caixa – Conceito: Previsão monetária para fazer face as necessidades imediatas da organização

  • Administração adequada de caixa:

requer aplicação de princípios de adm. financeira visando:

  1. Planejamento adequado dos fluxos
  2. Controle efetivo dos fluxos (entrada e saída)
  3. Uso produtivo de recursos excedentes
  4. Obtenção recursos adicionais

Planejamento: um bom planejamento de caixa se divide em 2 etapas:

1 — previsão a curto prazo da situação de caixa; e

2 — projeção de caixa no L.P (1 ano)

 A previsão de curto prazo apresenta-se geralmente sob a firma de demonstração de pagamento e recebimentos previstos e saldo final. Envolve a demonstração ajustada de lucro porque se refere ao caixa. A projeção L.P visa oferecer a situação de caixa no período.

— Bases: BP; ORG; despesas, planos.

Controle: o controle de caixa visa comparar as situações previstas e realizadas, acelerando a cobrança e melhoria de contas a pagar e pagamentos em geral.

  1. O esforço para aumentar a entrada de dinheiro exige muitas vezes o reesame das políticas de cobrança a melhoria, o controle de contas a pagar e pagamentos pode ser conseguido pleos seguintes procedimentos:

 – pagamentos rigorosamente no prazo;

 – aproveitamento máximo de descontos e bonificações;

 – centralização dos pagamentos e recebimentos em locais e datas específicas.

  1. Os recursos excedentes devem ser aplicados de forma a gerar receitas adicionais não operacionais p/a empresa
  2. Eventual insuficiência de caixa obriga a adm. a recorrer a linhas de financiamentos de C.P ou antecipação de receitas, de modo a cobrir as necessidades da empresa como alternativa, pode-se recorrer a protelação negociada de compromissos.

Contas a receber: a venda a prazo é um poderoso instrumento p/ aumentar o faturamento da empresa. Exige, no entanto, grandes cuidados p/não se constituir em fontes de prejuízo. Normal – venda a vista.

  1. Conceito – do latim “credere” o significado do crédito é: depositar confiança em…, fiar-se, crer em… A essência de uma operação de crédito, é a promessa pode ser formal ou como em algumas vendas a créditos realizados pelo comércio ou indústria.
  2. Função – a principal função do crédito é a de permitir uma antecipação da demanda o mecanismo do crédito implica em aumentar a velocidade de circulação do dinheiro e permitir um planejamento mais flexível de gastos no decurso do tempo.

2.1 análise: o estabelecimento de uma política de venda a crédito e a escolha das modalidades e prazos a serem oferecidos deve embolsar uma profunda análise de:

A – custo financeiro x margem de lucro

B – prazo médio dos créditos concedidos – prazo médio dos créditos recebidos

C – opções existentes p/tomada de decisão.

  1. Títulos de créditos – o título de crédito é o documento indispensável p/ que se possa exercer o direito de receber uma dívida. São título de créditos usados no comércio: a noto promissória com contrato; a duplicata mercantil de serviços; notas de cartão de crédito, cheque pré-datado.
  2. Procedimentos – de um modo geral a venda a crédito pela empresa exige os seguintes procedimentos:

4.1 – análise cadastral: antes de autorizar a venda examina cuidadosamente os dados.

  1. Pessoa física:
  1. Referências – pessoais, bancárias, comerciais, spc…
  2. Experiência anterior como usuário de crédito bancário e comercial.
  3. Comprovação de renda – CTPS, IR, Holerite, contratos de aluguéis, etc.
  4. Análise da capacidade de pagamento e comprometimento da renda
  5. Patrimônio – imóveis, automóveis, título, ações, investimentos, contas societárias.
  6. Avalistas ou fiadores quando necessário.
  1. Pessoa Jurídica
  1. Se o pretendente a crédito é uma renda jurídica a análise cadastral deverá ser mais rigorosa e profunda de que aquela feita para renda física. Deve incluir a análise econômica e financeira além de referências a experiências anteriores.
  2. Análise econômica – visa demonstrar solidez e evolução do seu desempenho ao longo dos anos analisados. Deve incluir em exame minucioso de vendas, comprar, ativos permanentes, lucratividade e PL.
  3. Análise financeira – visa analisar a liquidez, solvência e endividamento da empresa analisada c/ visão e composição de ativos e passivos circulantes exigentes e realizáveis a longo prazo e das garantias de capital de terceiros.

 4.2 – entrega do bem: documentar a operação através de um título de crédito; anotar corretamente, endereço, entrega, cobrança, trabalho e residência.

  1. Desconto de duplicatas – quando a empresa precisa de recursos financeiros p/ alimentar seu capital de giro, pode antecipar o recebimento dos valores de sua duplicata mercantil ou de serviços mediante desconto na rede bancária. Na operação de desconto de duplicata a garantia oferecida é a entrega ao banco do próprio título, através de endosso. A vinculação de duplicatas a um empréstimo é outra modalidade de operação financeira a curto prazo com garantia, os bancos exigem volume monetário de duplicatas em nível acima do total do empréstimo solicitado e emissão da nota promissória.

CDC – crédito direto ao consumidor:

 Empresas que tem como atividade e objetivo social atividade mercantil de bens duráveis e que possuem estrutura financeira adequada que possa permitir operações normais de financiamento de suas vendas ou não desejem arcar com os riscos, recorrem as sociedades de crédito, financiamento repassando o financiamento obtido aos seus clientes visando aos seus clientes visando antecipar o recebimento do valor da venda efetuada a prazo.

 – A garantia exigida é o contrato c/ alienação fiduciária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.8 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com