TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

Análise Financeira como Ferramenta Necessária ao Processo de Tomada de Decisão.

Para ASSAF NETO (2001, pág. 48) o objetivo da Análise de Balanços é:

"A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinam a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição presente e futura (projetada) de uma empresa".

Na busca pela transformação de dados em informação de modo que este possa ser útil ao tomador de decisões, é preciso que o administrador financeiro utilize-se de uma metodologia, onde segundo MATARAZZO (1998, pág. 21) o processo de tomada de decisão segue mais ou menos a seguinte sequência:

Escolha de Indicadores.

Comparação de Padrões.

Diagnóstico ou Conclusões.

Decisão.

Portanto percebe-se que é necessário que seja seguida uma sequência e que haja padrões para que a análise não venha a ser prejudicada, ou seja, deve-se extrair índices das demonstrações financeiras para que possam ser comparadas com índices padrões. Ponderam-se as diferentes informações chegando a um diagnóstico ou conclusão, tendo então condições para tomar decisões.

Assim, tomando por base esses conceitos, a proposta da atividade 2 é: A realização da Análise da Gestão de Crescimento do Grupo Pão de Açúcar, onde através da leitura do estudo de caso, bem como também de uma reportagem publicada pela Revista Exame através deste link https://exame.abril.com.br/negocios/a-nova-gestao-quer-um-grupo-pao-de-acucar-digital/ Acesso em: 07 de maio de 2018.

Com essas indicações, você terá acesso às informações necessárias para responder basicamente 4 questões.

Por fim, após as leituras e compreensões necessárias à temática desta atividade, tenha em mente que você deve voltar o seu olhar para a importância da análise financeira que está relacionada com a história de recuperação do Grupo Pão de Açúcar. Onde para alcançar a pontuação você deve seguir os critérios de correção abaixo relacionados, os quais seguirão da seguinte forma:

(Questão 01) Tem-se que a abertura de Capital é uma forma de atrair o dinheiro dos investidores para as empresas, portanto, em se tratando da origem da abertura do Capital, responda quais foram os motivos que estiveram na origem da abertura do capital do grupo pão de açúcar? (2,5 pontos)

(Questão 02) Gestão financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos Monetários derivados da atividade operacional da empresa, em termos de suas respectivas ocorrências no tempo. Ela objetiva encontrar o equilíbrio entre a “rentabilidade” (maximização dos retornos dos proprietários da empresa) e a “liquidez”(que se refere à capacidade de a empresa honrar seus compromissos nos prazos contratados). Isto é, está implícita na necessidade da Gestão financeira a busca do equilíbrio entre gerar lucros e manter caixa. Em continuidade a este enunciado, nos diga o que levou os gestores a diagnosticar os problemas no Grupo? Quais foram as medidas que foram adotadas para controlar a situação? (2,5 pontos)

(Questão 03) Conforme Securato (2005): “Mercado Financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança)são direcionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com