TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  11/8/2023  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matriz Atividade de Participação Individual.

Elaborado por: ELESSANDRO COSTA DA SILVA

Disciplina: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Turma: 1

Introdução

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Quem nunca ouviu que “Contabilidade não gera receita e sim custo para à empresa”?

Esse tipo de comentário ultrapassado, ainda vem gerando uma visão distorcida e que acaba fazendo com que a Contabilidade não ter sua relevância equiparada às demais áreas de uma empresa. Porém esse estigma, que muitas empresas, principalmente nas pequenas e médias empresas, que correspondiam em 2022, em 30%[1] do Produto Interno Bruto brasileiro, que, em sua maioria, possuem suas áreas de Contabilidade terceirizadas, onde só são lembradas para atendimento de alguma demanda legal, fiscalização ou quando da necessidade de captação de recursos junto às instituições financeiras.  

Porém, esse tipo de pensamento vem mudando ao longo dos anos, pois muitos empresários estão “revendo seus conceitos”, vendo com que a Contabilidade tem uma grande importância na administração e condução das empresas, pois é uma, senão a principal, ferramenta de gestão e controle.

Desenvolvimento e Conclusão

Além de gerar informações da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa, as Demonstrações Contábeis são geradoras de informações, inclusive as de cunho gerenciais, que propiciam em uma visão mais macro do negócio. Mas para que isso possa acontecer, se faz necessário, principalmente, que a informação gerada seja clara, objetiva e principalmente tempestiva.

As informações geradas pela Contabilidade, passam aos seus usuários uma maior credibilidade nos dados disponibilizados, pois estas são geradas a partir da aplicação de princípios contábeis da relevância, oportunidade e compreensibilidade.

Com base nas informações contábeis, é possível dar suporte às decisões voltadas para o planejamento e controle (elaboração de orçamentos e projeções), para concessão de investimentos e financiamentos, participação em licitações, controle de custos, análise de desempenho da companhia etc.

Com as informações que são disponibilizadas aos seus usuários internos e externos, é possível gerar diversas outras informações financeiras que auxiliam a na condução de suas atividades e em tomada de decisões. Porém, cabe destacar, que não se deve confundir com as demais práticas de controle contábil existentes (gerencial, fiscal e financeira).

Referências Bibliográficas

PADOVEZE, L. CLÓVIS. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 8. ed. – São Paulo : Editora Atlas, 2019

[pic 2]


[1] Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/micro-e-pequenas-empresas-aumentam-participacao-na-economia-brasileira

Acesso em: 20 abr. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (726.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com