TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Demonstrações Financeiras

Por:   •  29/5/2022  •  Monografia  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EDINEI RODRIGUES DA SILVA

ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA: [a] 

Um Estudo de Caso da Empresa Klabin S/A

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management da Fundação Getulio Vargas, como pré-requisito para a obtenção do Titulo de Especialista. 

                José Carlos Franco de Abreu Filho

                Coordenador Acadêmico Executivo

Theodomiro S. M. Delpim

Orientador

Londrina – PR

2016

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

O Trabalho de Conclusão de Curso

“ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA: Um Estudo de Caso da Empresa Klabin S/A”

Elaborado por Edinei Rodrigues da Silva e aprovado pela Coordenação Acadêmica, foi aceito como pré-requisito para a obtenção do certificado do Curso de Pós-Graduação lato sensu MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Nível de Especialização, do Programa FGV Management.

Londrina-PR, 15 de Julho de 2016.

José Carlos Franco de Abreu Filho

Coordenador Acadêmico Executivo

Theodomiro S. M. Delpim

Orientador


DECLARAÇÃO

A empresa Klabin S/A, representada neste documento pelo Sr. Ricardo José Sartório, Gerente de Controladoria e Procurador da Empresa, autoriza a divulgação das informações e dados coletados em sua organização, na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Análise Econômico Financeira: Um Estudo de Caso da Empresa Klabin S/A”, realizados pelo aluno Edinei Rodrigues da Silva, do curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, do Programa FGV Management, com o objetivo de publicação e/ ou divulgação em veículos acadêmicos.

Telêmaco Borba-PR, 15 de Julho de 2016.

Ricardo José Sartório

Gerente de Controladoria e Procurador

Klabin AS


TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Edinei Rodrigues da Silva, abaixo assinado, do curso de MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, Turma GFCA-Londrina (1/2014), do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada  ISAE, no período de 25/07/2014   a 25/07/2016, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Análise Econômica Financeira: Um Estudo de Caso da Empresa Klabin S/A, é autêntico e original.

Londrina, 15 de julho de 2016.

Edinei Rodrigues da Silva

MBAGFCA LD 1/14

Dedico este trabalho a minha esposa Ariane pelo seu companheirismo, carinho e ajuda. Foi tempo trabalhoso com muita estrada, mas sempre juntos. Fomos agraciados com um filho, cheio da graça de Deus, o qual nos ensina a amar de uma forma inimaginável. Obrigado Deus pela minha família.

“... nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar, por isso, tendo o que comer e com o que vestir-nos, esteja por isso alegre.”

Apóstolo Paulo ao seu discípulo Timóteo

Agradecimentos

Agradeço em primeiro lugar à Deus, a Ele toda a honra e toda a glória agora e para sempre. Guardou a mim e a minha família nos caminhos percorridos, foi minha companhia em vários momentos, dando-me forças e condições de concluir o curso.

        Agradeço ao professor orientador Theodomiro S. M. Delpim por toda a atenção dedicada, colaboração, recomendações e incentivo na conclusão deste Trabalho de Conclusão de Curso.

         Agradeço aos amigos que compreenderam minha ausência nos encontros e eventos durante o período de curso.

Muito tenho a agradecer a instituição Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamou-me atenção a seriedade e presteza, sempre prontos a ajudar. Muito obrigado aos professores e funcionários, todos participaram de alguma forma para que conseguisse chegar a conclusão deste estudo.

Agradeço também a meus pais e a minha querida esposa, os quais me acompanharam desde o inicio do curso.


Resumo

O estudo apresentado neste trabalho apresenta um parecer sobre a análise dos índices econômico-financeiros e das demonstrações contábeis da empresa Klabin S/A, que inaugurou em junho de 2016 a fabrica de celulose denomina Unidade Puma, sendo este o maior investimento da história de uma empresa privada no Estado do Paraná. Para tanto foi elaborado um estudo de caso, onde foram cálculos e analisados os principais indicadores atualmente utilizados no mercado, visando a melhor avaliação da capacidade da empresa quanto sua situação em termos de segurança, liquidez e rentabilidade. O intuito principal do parecer é dar suporte para as tomadas de decisões de todos vários interessados na situação atual da empresa, minimizando erros que possam cometer. Hoje até cidadãos comuns, mudam os rumos de suas vidas, com base na expectativa que criam sobre determinadas empresas, quanto mais à gestão empresarial, que pode a qualquer momento continuar ou descontinuar negócios. No mundo atual, fronteiras caem constantemente, investidores globalizados colocam seu dinheiro onde poderá lhes dar o melhor retorno e segurança, mostra assim a importância da correta interpretação dos dados.

Palavras Chave: Índices Econômico-Financeiros, Analise das demonstrações contábeis, Indicadores. [b]

   


Abstract

O texto do resumo do resumo deve ser traduzido em outro idioma (inglês e/ou espanhol). Abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstract.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com