TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação Gestão de Capital de Giro

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

MÓDULO 1

A ORIGEM DO CAPITAL DE GIRO

O termo capital de giro se originou em épocas antigas, quando os ianques vendiam suas mercadorias em carroças guiadas por cavalos.

As carroças e cavalos eram financiados com capital próprio (ativos) e as mercadorias adquiridas à vista se tornaram conhecidas como capital de giro.

A compra de mercadoria era financiada pelo banco e deveria ser quitada ao fim de cada viagem (que gerou o termo empréstimo para de capital de giro).

GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO

Para encontrar equilíbrio financeiro, é de suma importância que se tenha controle das variáveis que movem o capital de giro. Isso garante bom desempenho econômico e evita equívocos na gestão do capital do giro da empresa.

Esse processo envolve a habilidade de conhecer, avaliar e estimar os investimentos e financiamentos.

Alguns dos demonstrativos financeiros importantes são:

1 - CCL: Capital Circulante Líquido - Diferença entre ativos circulantes e os passivos circulantes. Com esse dado procurasse identificar como a empresa financia as suas atividades com estratégias de longo prazo

2 - NCG: Necessidade de Capital de Giro - É a diferença entre os ativos e passivos operacionais de curto prazo e tem o objetivo de demonstrar o total de investimentos necessário para rodar a operação. Os recursos necessários para financiar tais investimentos têm origem na captação de recursos onerosos como dívidas e sócios.

3 - ST: Saldo Tesouraria - Corresponde à diferença entre o ACF (disponibilidades, bancos e aplicações) e o PCF (Empréstimos e financiamentos de curto prazo). Tem por objetivo mensurar o risco de insolvência da empresa.

EFEITO TESOURA

O chamado efeito tesoura se dá pela evolução gráfica da NCG e do CCL.

Com esse demonstrativo, busca-se avaliar um possível desequilíbrio financeiro, nos casos onde a empresa tem crescimento maior na Necessidade de Capital de Giro x o crescimento de financiamentos de longo prazo medido pelo Capital Circulante Líquido.

A diferença entre o NCG e CCL, é chamada de zona de overtrade. Esse fenômeno pode levar a empresa à insolvência pelo excesso de Saldo de Tesouraria Negativo.

MÓDULO 2

Para ter uma análise aprofundada de estratégias de capital de giro no curto prazo, existem alguns indicadores que ajudam em decisões de financiamentos e investimentos, considerando a relação entre risco e retorno.

Para garantir a assertividade do investimento, como regra geral, o primeiro ponto para reduzir o risco é entender se o CCL da sua empresa estará positivo. Isso vai minimizar o risco de insolvência, gerando maior liquidez.

Vale apontar que nem sempre maiores investimentos, possuem maiores retornos e por isso, é necessários estudos de cenários, cases de sucesso, analise de índices de concorrentes, e levantamento de alguns indicadores financeiros para nortear qual a melhor estratégia de investimento.

INDICES DE LÍQUIDEZ

Liquidez Corrente: revela o quanto a empresa possui de investimentos em ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com