TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA II

Questão 01

A transposição do Rio São Francisco é projeto antigo que ao longo dos anos todas às vezes que o tema era colocado em pauta causava-se polêmica, visto que os estados de Minas Gerais e Bahia ao qual fazem parte da bacia hidrográfica sentiam-se inteiramente prejudicados e apontavam os pontos negativos do projeto. Logo no inicio dos anos 80 a transposição começou a ganhar um novo rumo, uma época de grande migração dos atingidos pela seca que corria em busca de uma nova vida no centro-sul do país. Mesmo assim o projeto ainda possui uma grande carência de informações técnicas.

Porém somente nesse século que essas diferenças foram deixadas de lado o governo federal assumiu e o projeto saiu de vez do papel.

Questão 02

O simples tema de transposição do rio São Francisco sempre gerou muita polêmica, pois é um processo antigo onde por inúmeras vezes foi colocado em pauta e posteriormente esquecido já que na maioria das vezes as partes envolvidas se sentiam prejudicadas. Boa parte dos envolvidos  foram tirados das suas terras e casas com indenizações muito abaixo do que realmente deveriam receber,  sendo que dentro dos muitos prejudicados estavam entre eles os índios que foram tirados de suas terras, aonde tradicionalmente ocupavam.

Questão 03

Conforme o que foi apurado não se pode afirmar que foi somente um episódio, porém não podemos afirmar que existam falhas incorrigíveis e que haverá desastres. Mas é possível se recomendar certa prudência, é necessário que o ministério adote algumas medidas de regularização, pois  existem irregularidades. Há outros problemas apontados pelo Ministério Público Federal como a ausências de planos de segurança e de plano de ação e em caso de emergências para todas as barragens da  transposição localizada na Paraíba.     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com