TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Contabilidade Financeira

Por:   •  4/12/2022  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matriz de Trabalho (Bônus)

Elaborado por: Victoria de Menezes Silveira        

Disciplina: Contabilidade Financeira        

Turma: 822

Introdução

O tema escolhido para realização da atividade de participação individual, foi o Módulo 1 da disciplina de contabilidade financeira, que passa por questões que abordam a importância e necessidade da informação contábil, os usuários das informações contábeis até a diferenciação da contabilidade financeira e contabilidade gerencial.

Desenvolvimento

A contabilidade é tema e área fundamental em qualquer tipo de empresa, independente do tamanho e grau de maturidade, um empreendedor não conseguiria abrir um negócio sem que tivesse um mínimo conhecimento sobre contabilidade ou que tivesse um contador ao seu lado para gerenciar o capital da empresa.

Sem mensurar os dados financeiros, nenhum outro setor da empresa conseguiria rodar 100% pois são dependentes das informações geradas por esse tipo de profissional/área, não sendo possível a criação de metas, análises estratégicas, e entendimento da saúde financeira do negócio.

Além disso, as companhias devem apresentar seus resultados e suas informações ao mercado, apesar de apenas as empresas de capital aberto serem obrigadas, a maioria das empresas auditam suas demonstrações contábeis a fim de passar credibilidade para o mercado e garantir a eficácia dos controles internos.

Existem duas funções na contabilidade. A função financeira, que controla o patrimônio através do balanço patrimonial que controla os ativos, aplicações dos recursos e passivos, origem dos recursos e a função econômica que é responsável pela apuração dos resultados, dado que a atividade fim da empresa está diretamente relacionada a geração de receita da mesma que resulta em lucro ou prejuízo.

O primeiro passo do fluxo do sistema contábil, se da pelo registro das transações que geram informações que irão compor os relatórios e demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis são apresentadas para dois principais públicos, os usuários internos e externos conhecidos como stakeholders que se interessam pelo conteúdo gerado pelas demonstrações contábeis.

Como exemplo dos usuários externos, nós temos: acionistas, governo, bancos, clientes, fornecedores como usuários internos, a alta administração das empresas e os gestores da entidade.

Conclusão

O principal objetivo da contabilidade é gerar informações acerca da situação patrimonial, financeira e econômica das entidades através de relatórios que compõem as demonstrações contábeis, sendo assim uma das principais alavancas que ajuda a impulsionar as empresas no mercado competitivo e essenciais para qualquer empresa.

Referências Bibliográficas

 

LIMEIRA, André Luis. Gestão Contábil: Financeira - Gestão Empresarial. 2. Ed. Brasil: FGV Management, 2015.


[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (725.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com