TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática

Por:   •  20/11/2021  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                                 

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM

Atividade Prática de Aprendizagem apresentada à disciplina “Contabilidade do Terceiro Setor” como requisito para consolidação de nota do 4º Trimestre da Faculdade Católica Paulista (FACAP).

        

        Nathalia Mendes Gonçalves

ID: 72881

                

Marília - SP

2021

Tema do filme: Patch Adams – O amor é contagioso

Este filme retrata a história do médico que dá nome ao filme, assim, vem demonstrar a valorização do amor no cuidado de pessoas com problemas de saúde mental e física.

Usando a alegria, o respeito, o amor e a esperança, o médico vai inspirar a atuação dos profissionais e voluntário que se dedicam a área da saúde.

No Brasil, temos a ONGs Doutores da Alegria e Doutores do Riso como exemplos práticos no voluntariado de diversas áreas de formação. Dessa forma, através da figura do palhaço, conseguem despertar o lado alegre e saudável das crianças no decorrer dos tratamentos médicos. Fonte: autora

Relacionando o conteúdo do filme com os temas estudados na disciplina, RESPONDA ao que se pede em cada questão.

  1. Apresente qual é a mensagem do filme “Patch Adams – O amor é contagioso”.

O filme: Patch Adams – O Amor é contagioso (1998), nos inspira e encoraja, a partir de um exemplo verdadeiro e vitorioso, a agregarmos em uma atitude mais respeitosa para com o outro, tendo em vista que o filme é baseado em fatos reais, o que aumenta sua credibilidade junto ao público. O filme também desperta a solidariedade, principalmente, em uma época em que precisamos ajudar os mais necessitados, e a participação de Hunter “Patch” Adams e dos demais atores  nos mostra que precisamos dos outros, que não podemos nos isolar, devemos contatar o ser humano, pois também contamos com eles.

.

  1. Demonstre quais são as lições você pode aprender com o filme “Patch Adams – O amor é contagioso”.
  • O indivíduo deve ser tratado como pessoa e não coisa:  Para que seja possível ajudar, tratar e melhorar a qualidade de vida de um indivíduo, levando em consideração os seus desejos, objetivos e decisões, é necessário levar em consideração todos aspectos de vida do mesmo, seja eles em contextos sociais, psicológicos, familiares, ou até mesmo culturais.

Um exemplo óbvio, apresentado no filme, ocorreu no hospital, quando o professor mencionou apenas por causa da doença da paciente, sem nem perguntar o seu nome. No hospital universitário, assim como no filme, é inevitável que o mestre utilize determinado paciente para explicar para um grupo de alunos o seu quadro e o tratamento que deve ser efetivado, más é de suma importância lembrar que essa pessoa não é apenas um modelo de caso clínico, e sim uma pessoa digna de respeito.

  • Todas as profissões devem ser respeitadas e valorizadas: Uma equipe multiprofissional – ou seja, com múltiplas especialidades – permite um tratamento mais abrangente e completo, levando em consideração a particularidade do paciente e a influência da patologia nas diferentes áreas de sua vida, e tem como objetivo o cuidado integral. Embora cada categoria profissional tenha responsabilidade e campos profissionais próprios, o trabalho de todas as pessoas é muito importante e ninguém está acima dos demais. Em seu discurso, na cena do julgamento, Patch enfatizou o trabalho e a riqueza do conhecimento do enfermeiro, mostrando que a humildade é necessária e dando importância às demais profissões.
  • Nem sempre o tradicional é o melhor caminho: Tudo sofrerá mudança e evolução. A tradição nem sempre é o único ou melhor modo de ação. Patch Adams, demonstra a importância de persistir, acreditando em ideais e não desistindo de valores.
  • Importância da valorização: Precisamos lembrar que a forma de curar os males da sociedade é a valorização. Enquanto outros médicos estudavam as doenças de forma isolada, sem se preocupar com as pessoas, Patch valorizava seus pacientes e tentava fornecer tratamentos para as emoções.

  1. Em relação ao filme “Patch Adams – O amor é contagioso”, o mesmo retrata uma ONG? Justifique a resposta.

        O filme inspira a atuação dos profissionais e voluntários que se empenham na área da saúde, por meio de valores como a alegria, o respeito, o amor e a esperança. Desta forma, há uma retratação de ONGs, no Brasil, por exemplo, as ONGs Doutores da Alegria e Doutores do Riso reúnem diversos voluntários de diversas áreas de formação. Esses doutores utilizam figuras de palhaço para despertar o lado alegre e saudável das crianças em tratamentos longos, levando assim o riso para aliviar a tensão das clínicas e hospitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com