TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Contábil

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:

Questão 1:

A auditoria teve seu maior desenvolvimento apos a Revolução Industrial, que foi um marco para o desenvolvimento dos controles contábeis por meio das demonstrações contábeis.

Diante da afirmativa, elabore um texto explicando quais as necessidades e razões para o início do grande desenvolvimento da auditoria logo apos a Revolução industrial. (Construa sua resposta em aproximadamente 10 linhas.) (2,5 pontos)

Resposta: No século XVIII, a Revolução Industrial teve como consequências o aumento da expansão das atividades industriais e o aumento da demanda de capital, resultando em uma maior concorrência. Com isso, as empresas tiveram que aprimorar seus controles e procedimentos internos para que reduzissem seus custos e tornassem seus negócios ainda mais competitivos.

Essa consequência trouxe a necessidade de capitais para investimento principalmente através de terceiros (investidores). Para que houvesse segurança, os investidores exigiam as demonstrações financeiras para que pudessem ser analisadas por auditores, não ligados as entidades, para que estes emitissem uma opinião sobre os relatórios. Dessa forma, a evolução econômica ocasionou a evolução da auditoria, fazendo com que se exigisse cada vez mais especialização por parte dos auditores levando estes profissionais a assumirem um papel de destaque certificando a regularidade das demonstrações contábeis.

Questão 2:

Estudamos no material didático da disciplina um elenco de modalidades de auditoria, entre elas, a de Auditoria Contábil. Elabore um texto de aproximadamente 10 linhas, fazendo uma comparação entre a auditoria contábil e todas as demais. (2,5 pontos)

Resposta: O propósito da Auditoria Contábil é o de verificar a autenticidade das demonstrações financeiras da empresa, avaliando os procedimentos e controles contábeis e o respectivo cumprimento dos princípios contábeis geralmente aceitos. A auditoria contábil em relação às demais formas de auditoria se mostra a mais completa para a análise das contas e demonstrações de uma empresa e se propõe a obter a maior quantidade de informações a respeito da regularidade dos registros feitos. Em termos de auditoria, além da auditoria contábil temos a auditoria operacional que se propõe a melhorar a eficiência dos sistemas operacionais assim como reduzir os custos através da avaliação dos controles e procedimentos aplicados. A auditoria fiscal procura certificar o cumprimento das obrigações acessórias e legislação fiscal vigente, evitando possíveis contingencias com passivos tributários, trabalhistas e previdenciários. A auditoria parcial, foca em verificações e avaliações específicas e procuram cumprir um objetivo pré-determinado como apurar erros e fraudes ou programar melhorias em procedimentos de controle. A auditoria de certificação é utilizada pela empresa para a obtenção de algum título ou certificado, como certificações ambientais ou trabalhistas. E por fim, a auditoria de sistemas é usada para avaliar a amplitude do controle interno contido no sistema de gestão da entidade, sua segurança, confidencialidade e qualidade.

Questão 3:

Estudamos em nosso material didático sobre os sistemas de controles internos, planejamento e programa de auditoria. Com base nesses estudos, elabore um texto falando da importância dos Controles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com