TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Contábil

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Auditoria Contábil

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Nélio Herzmann

Nome do aluno: José Alexandre Alves Vilaverde

Data: 17/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:

Questão 1:

A auditoria teve seu maior desenvolvimento apos a Revolução Industrial, que foi um marco para o desenvolvimento dos controles contábeis por meio das demonstrações contábeis.

Diante da afirmativa, elabore um texto explicando quais as necessidades e razões para o início do grande desenvolvimento da auditoria logo apos a Revolução industrial. (Construa sua resposta em aproximadamente 10 linhas.) (2,5 pontos)

        Na Inglaterra, por volta do século XVIII, com a expansão das atividades industriais e maior demanda de capital, se tornou necessário imprimir novas diretrizes às técnicas contábeis, especialmente a de auditoria.

        Com o surgimento das grandes empresas a auditoria se tornou altamente necessária e temos como exemplo as companhias de ferro que tinham de oferecer alguma forma de demonstrar segurança a seus investidores, impossibilitados de acompanhar de perto suas aplicações, passaram a empregar auditores, influenciando de certa forma na criação em 1845 da consolidação das leis das companhias de ferro, cujo objetivo era de obrigar que os balanços anuais fossem analisados por auditores.

       A abundância do capital promoveu, além do incremento da produção industrial, através da formação de sociedades cada vez mais complexas e mais exigentes, que necessitavam de promover a prestação de contas, um maior nível de especialização na auditoria, não mais somente na Inglaterra porque  sua expansão foi inevitável e ganhou o mundo.

Questão 2:

Estudamos no material didático da disciplina um elenco de modalidades de auditoria, entre elas, a de Auditoria Contábil. Elabore um texto de aproximadamente 10 linhas, fazendo uma comparação entre a auditoria contábil e todas as demais. (2,5 pontos)

       A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realizações de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada em um determinado período.

       Já a auditoria operacional é uma atividade de avaliação e é focada na eficiência, na efetividade e no custo-benefício dos programas e atividades da empresa, com o objetivo principal de melhorar a gestão como um todo.

       A auditoria fiscal é aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados para operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos da empresa.

      A auditoria parcial é aquela auditoria efetuada em apenas determinados setores com objetivo específico, como apuração de erros ou fraudes, desvios e má administração do patrimônio.

     A auditoria de certificação refere-se à auditoria realizada para emitir certificação: ambiental, da qualidade, de saúde e segurança do trabalho, e ainda de responsabilidade social.

     A auditoria de sistemas é a auditoria efetuada para atestar a regularidade e confiabilidade dos sistemas de processamento de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com