TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Das Demonstrações Contábeis

Por:   •  8/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTIONÁRIO P1

PARTE I

  1. Conceitue auditoria.

 Técnica contábil que surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivadas dos registros contábeis. OU

 Técnica contábil que consiste na verificação da exatidão e veracidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade de dos documentos que deram origem a eles.

  1. Qual o objeto da auditoria?

 Varia de acordo com o propósito:

 Examinar a veracidade dos dados contidos nas demonstrações financeiras, seu objeto será as próprias demonstrações financeiras.

 Verificar a confiabilidade dos controles internos, seu objeto serão os controles internos.

 Garantir a credibilidade do sorteio em um concurso de loteria, seu objeto será o respectivo concurso.

  1. Qual o objetivo da auditoria?

 Aumentar o grau de confiança dos usuários em relação a seu objeto.

 Interna: Avaliação e monitoramento da adequação e efetividade do controle interno, adicionar valor e melhorar as operações de uma organização

 Externa/Independente: Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Ela é expressa mediante opinião do auditor.

  1. Qual a finalidade da auditoria?

 É o auditor expressar uma opinião em cima dos estudos que ele faz sobre as demonstrações, a fim de aumentar o grau de confiança dos usuários.

  1. Quais são os tipos de auditoria?

 Das Demonstrações Contábeis: Tem como propósito expressar a opinião sobre a veracidade das informações contidas nas demonstrações contábeis.

 Gestão: Tem por finalidade expressar a opinião sobre a eficiência da gestão das operações e sobre a sua consistência com os planos e metas que foram orçados.

 De Sistemas: Tem por fim expressar a opinião sobre a qualidade dos sistemas de processamento eletrônico de dados e dos controles existentes no ambiente de tecnologia de informações.

 Fiscal e Tributária: Tem por objetivo expressar a opinião sobre a eficiência e eficácia dos procedimentos adotados para o controle, apuração e recolhimento de tributos.

  1. Explique auditoria externa/independente.

 Realizada por auditores independentes devidamente habilitados (contador habilitado no CRC) a verificar a exatidão e veracidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio de exame dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.

  1. Explique auditoria interna/operacional.

 Aquela executada por auditores (no Br não há obrigatoriedade de ele ser contador) que integram o quadro de empregados da própria entidade a fim de auxiliar a administração no pelo funcionamento dos seus controles internos. Entretanto o poder público também tem auditoria interna, que além de auxiliar e garantir a fidedignidade no controle interno, visa fiscalizar outros órgãos de obrigações principais ou acessórias.

  1. Qual a responsabilidade da auditoria independente?

 Expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na auditoria, conduzida de acordo com as normas de contabilidade internacional de auditorias.

  1. O que é independência na auditoria?

 Estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são, suficientemente, isentos dos interesses das entidades auditadas para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade.

 Quando se trata de auditoria interna, onde tal função não é independente da entidade, é preciso que para haver independência, o departamento de auditoria esteja hierarquicamente subordinado diretamente à alta cúpula da organização.

  1. Quais são as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria?

 Balanço Patrimonial; DRE; DMPL; DFC; Demonstração do Valor Adicionado e NE.

  1. Quais são os princípios fundamentais no exercício da auditoria?

 Integridade: Refere-se ao compromisso do contabilista em ser honesto, íntegro e imparcial em suas atividades profissionais. Isso envolve agir com honestidade, evitando qualquer forma de fraude, corrupção ou comportamento antiético.

 Objetividade: Significa que o contabilista deve manter uma mentalidade imparcial e evitar qualquer conflito de interesses ao realizar seu trabalho. Isso implica em fornecer informações objetivas, precisas e imparciais, sem influências pessoais ou externas que possam comprometer a qualidade dos resultados.

 Competência e Zelo Profissional: O contabilista deve possuir o conhecimento, habilidades e experiência necessários para desempenhar suas funções profissionais com competência. Além disso, ele deve demonstrar zelo profissional, o que implica em realizar suas tarefas com diligência, responsabilidade e cuidado, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos e se manter atualizado.

 Confidencialidade: Esse princípio estabelece que o contabilista deve manter o sigilo das informações confidenciais obtidas durante o exercício de suas atividades profissionais. Isso envolve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados e documentos dos clientes ou empregadores, evitando sua divulgação não autorizada.

 Comportamento / Contudo Profissional: Refere-se à necessidade de o contabilista agir de forma ética e profissional em todas as suas interações no ambiente de trabalho. Isso inclui manter um comportamento adequado, cortês e respeitoso com colegas, clientes, empregadores e a sociedade em geral. Também envolve evitar comportamentos que possam prejudicar a reputação da profissão contábil.

  1. Conceitue controle interno.

 Processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (203.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com