TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Interna

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este artigo abordará de maneira breve a Auditoria Interna, ferramenta esta de controle que vem cada vez mais sendo adotada tanto nas empresas quanto nas organizações. Em síntese, Auditoria Interna é o conjunto de atividades que tem por objetivo analisar os controles internos existentes nas organizações. A Auditoria Interna vem sendo de total importância para as empresas, evitando retrabalhos e reduzindo custos. O auditor interno passa a ganhar espaço nas empresas, necessitando de profissionais qualificados e comprometidos com as empresas, trabalhando para que a mesma consiga superar suas metas com a adoção do sistema de controles internos.

ABSTRACT

This article will briefly Internal Audit, this control tool that is increasingly being adopted in both companies as well as organizations. In brief, Internal Audit is the set of activities that aims to analyze existing internal controls in organizations. The Internal Audit has been all-important for businesses, avoiding rework and reducing costs. The internal auditor begins to gain traction in enterprises, requiring skilled and committed to business professionals, working so that it can overcome its goals with the adoption of the internal control system.

  1. INTRODUÇÃO

A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilia a organização a avançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.

O objetivo deste artigo é apresentar e esclarecer alguns tópicos relativos á Auditoria Interna, tais como: conceito, objetivos, semelhanças e diferenças entre Auditoria Interna e Externa, a importância dos controles internos na organização e ainda faremos uma análise sobre o auditor interno.

No estudo de caso, será apresentado “A importância da Auditoria Interna como ferramenta do controle de gestão de micro e pequenas empresas.”.

Será que por se tratar de empresas do Simples Nacional, as mesmas não necessitam de controles Internos?

É o que veremos nas próximas páginas.

  1. REFERNCIAL TEÓRICO
  1. CONCEITO DE AUDITORIA

Segundo Franco & Marra (2002), o termo "auditoria" é oriundo do latim audire (ouvir), tendo seu início no século XIX, consequente da Revolução Industrial, pois tornou-se necessário auditar as novas produções que substituíam a produção artesanal.

Já Crepaldi (2002) afirma que:” auditoria é uma técnica de avaliação, por revisão e análise, com o objetivo de opinar sobre o comportamento patrimonial, sobre a gestão de administradores, sobre a conduta de pessoas às quais se confiam bens ou riquezas, sobre o destino de fundos e recursos”.

  1. CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA

Oliveira, Perez Jr. & Silva (2007), consideram auditoria interna mais atual, como uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, que visa agregar valor e aprimorar as operações de uma organização na conquista dos seus objetivos.

Auditoria interna é uma atividade que visa observar, indagar, questionar. É um controle administrativo, em que a função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.

Assim, as atividades de auditoria são cada vez mais importantes nas organizações, ainda mais nas empresas que estão em fase de iniciação e crescimento, necessitando de informações confiáveis de sua situação e de seu desempenho.

Segundo Zorzan (2008), "a auditoria interna é uma atividade que ainda está se desenvolvendo e tem uma importância considerável para a administração de uma entidade. E é por isso que, existindo uma auditoria interna eficiente e atuante, tem-se um ponto forte para efeito de controle interno”.

  1. OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

Para Almeida (1996), o objetivo geral da auditoria interna é: avaliar e prestar ajuda a alta administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.

Para o Conselho Federal de Contabilidade (2003), "a auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade".

Já Calixto (2008), considera que "a auditoria interna é de grande importância para as organizações, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas".

O Instituto de Auditores Internos do Brasil afirma que "controles internos devem ser entendidos como qualquer ação tomada pela administração (assim compreendida tanto a alta administração como os níveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos”.

  1.   SEMELHANÇAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA

Segundo Jonas (2008), "as auditorias interna e externa assemelham-se principalmente no que diz respeito às técnicas utilizadas".

As técnicas utilizadas por ambas são praticamente as mesmas.

Jonas (2008) considera que: "é importante frisar que a existência de auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna e tampouco a recíproca é verdadeira, já que suas funções e objetivos são diferentes. Entretanto, um trabalho conjugado entre as auditorias pode ser por ambas utilizadas para se evitar a duplicidade do trabalho".
Jonas (2008) ainda considera que "uma integração eficiente entre a Auditoria Interna e Externa possibilitará ganhos significativos para a entidade tais como:

  • Redução dos honorários;
  • Intercâmbio de informações;
  • Direcionamento de trabalhos;
  • Maior segurança ao auditor externo pela extensão e qualidade dos trabalhos realizados pelo auditor interno;
  • Cumprimento de prazos”.
  1.   DIFERENÇAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA

Ainda que a auditoria interna se pareça à auditoria externa em algumas questões, a essência de ambas é diferente.
Segundo Mattos (2011), a auditoria externa é "
executada por profissional independente, sem ligação com o quadro da empresa”.

A seguir, um quadro comparativo com as principais diferenças:

Auditoria Interna

Auditoria Externa

A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa.

A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.

O objetivo principal é atender as necessidades da administração.

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito a fidedignidade das informações financeiras.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.

O trabalho é subdividido em relação ás áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.

O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.

O auditor incidentalmente de preocupa com a detecção e prevenção de fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.

O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.

A revisão das atividades da empresa é contínuo.

O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

Fonte: Portal de Auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com