TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Interna

Por:   •  29/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

        A auditoria interna é uma área da contabilidade que vem se abrangendo cada vez mais de acordo com as necessidades das empresas, seja no plano pratico, quanto no teórico. Com a crise que nosso pais vem vivendo as empresas necessitam de um controle mais aprofundado, com isso os auditores se tornam cada vez mais reconhecidos pelo seu trabalho, antes a maioria dos empresários pensavam que ter uma auditoria interna dentro da empresa era um gasto a mais, porem na situação que o pais se encontra hoje, ter um auditor dentro do seu negocio é um investimento.  
      No Brasil a auditoria surgiu na época colonial quando a Coroa portuguesa tinha total confiança nos juízes, para conferir os tributos ao tesouro, punindo fraudes. O sistema capitalista, a expansão comercial e a concorrência começaram a se expandir onde despertou nos empresários a necessidade de investir nos controles internos, com o objetivo de tornar seus produtos como destaque no mercado, começaram a abrir as portas da empresa para novos sócios, sendo assim todos os envolvidos precisavam de se manter informado da situação financeira da empresa, avaliando a segurança dos seus investimentos. As demonstrações financeiras é um documento que possui informações de extrema importância que empresários começaram a exigir que este documento fosse avaliado por profissionais independentes como já era realizado em países desenvolvidos. Em 1931 tinha a profissão regulamentada de guardador de livros que se incluía a função do auditor. Em 1945 com a lei n° 7.988, criou-se o curso de Ciências Contábeis, tornando a Auditoria uma prerrogativa  do profissional da área contábil. Os auditores nessa época eram muito delimitados dentro do mercado de trabalho, sendo necessário apenas para dar pareceres sobre balanços como atos formais.
      No final da segunda guerra mundial os estrangeiros acompanhando a situação financeira que o pais se encontrava convenceram o empresariado nacional sobre a grande importância da auditoria, após isso no ano de 1976 com a Lei n° 6.404 a consulta do auditor se tornou obrigatória principalmente nas demonstrações contábeis das companhias abertas impulsionando a auditoria brasileira.

OBJETIVO GERAL

     O objetivo desse trabalho é mostrar a importância que a auditoria interna tem dentro das empresas, abordando os benefícios em alguns aspectos Jurídicos e na detecção de fraudes. Podendo assim abrir portas para o trabalho de auditoria, deixando visível para os que tem conhecimento e também para aqueles que não possui um entendimento da área, podendo assim passar um conhecimento breve dessa área inovadora para a tomada de decisões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     Os objetivos específicos desta pesquisa são:

      - Apresentar um breve histórico da auditoria, controles internos, e o trabalho.  
     - Mostrar aos leitores sobre a responsabilidade que os auditores possui na execução do seu trabalho. E a importância dessa área na prevenção e detecção de fraudes.
     - A função do auditor; conceito e modalidades de responsabilidade; atuação e tendências mundiais da responsabilidade do auditor.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

      Este trabalho foi realizado teoricamente através de pesquisas bibliográficas. Outros métodos também utilizados para a pesquisa foram, sites oficiais sobre o respectivo tema apresentado, revistas, vídeos e trabalhos acadêmicos. Formando através do conhecimento obtido informações para analisar e concluir a pesquisa.

PROBLEMATIZAÇÃO

      Informar as empresas e organizações que a auditoria interna pode contribuir para uma gestão eficaz nas atividades e negócios, tendo um controle interno que é de extrema importância para a tomada de decisões.

DESENVOLVIMENTO

      O intuito deste trabalho é mostrar os benefícios que a auditoria interna pode trazer para as empresas.
      No primeiro capitulo foi falado o que é a auditoria mostrando que seu surgimento veio para resolver as necessidades e problemas encontrados em gestões empresariais, trazendo para essas organizações benefícios visíveis para o desenvolvimento. Tais benefícios como: controle na tomada de decisões, tendo orientação para decisões corretas e precisas tornando assim empresas com potencial para ser competitiva tornando-se referencia no mercado.


                                

   

 

 

                 

                             

                               

         No segundo capitulo foi falado sobre a responsabilidade da auditoria interna, sendo o principal objetivo fornecer dados sobre o desempenho das empresas e organizações, esses dados é muito importante para uma outra área da empresa que é a administração, ela e a auditoria tendem a andar juntas. Esses dados que trocam são de extrema importância para a detecção de fraudes. Trazendo uma informação que vimos durante as pesquisas, as empresas que mais tem fraudes são as bancarias.
      No terceiro capitulo falamos sobre a função do auditor interno, o que torna possível a continuidade dos controles dentro de uma empresa, tendo como principal função analisar e avaliar, trabalhando de maneira honesta e obedecendo as funções dos controles. É necessário a confiança e eficiência operacional, a auditoria trás as empresas inúmeros benefícios, inclusive caminhos para saber como agir diante dos problemas.

RESULTADOS

         Ao apresentar o tema escolhido para realizar o trabalho de conclusão de curso, foi possivel adquirir um conhecimento mais a fundo sobre o surgimento da auditoria interna, suas falhas e avanços, foi possivel observar que mesmo vivendo em tempos dificeis tem muitas empresas que ainda acreditam que a auditoria é algo para gerar gastos.
Se buscarem informações sobre essa area vai perceber que é investimento para seus negocios. A importancia do uso de controles no gerenciamento de informações diminui riscos na parte financeira da empresa, e gera uma melhoria na tomada de decisões.
           

CONCLUSÃO

          Este trabalho de conclusão de curso foi muito importante para meu conhecimento, atraves dele eu pude ter uma visão mais afundo sobre a area que pretendo seguir  no mercado de trabalho, pude observar os avanços, as dificuldades e os inumeros beneficios que essa area tras para as empresas e organizações.
Os beneficios ao realizar esse trabalho não foi apenas para meu proprio conhecimento, mas tambem para passar informações para aqueles que não possui um conhecimento sobre a auditoria interna. A auditoria é uma area ainda muito restrita, mas aos poucos ela esta se abrangendo e os proprios empresarios estão em busca de um controle interno, para controlar seus investimentos e ter uma instabilidade maior para a tomada de decisões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NBCT 11, 1997. Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis. Disponível em: << http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm>>, acessado em outubro de 2017.

ERNST & YOUNG, SOTEC,
 Relatórios e Pareceres de Auditoria, Curso Básico de Auditoria - normas e procedimentos, São Paulo: Atlas, 1966. 

SÁ, A. L.
Auditoria Interna . São Paulo: Atlas, 1968.

DIAS, S.
O papel da auditoria interna nas empresas. 2012. Disponível em:

auditoria-interna-nas-empresas.html>. Acesso em: 29 ABRIL. 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com