TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS.

O Brasil encontra-se em segundo lugar em relação aos países da America latina que mais contribuem com impostos e tributos. Em 2012 atingiu um percentual de 36,37% do PIB (produto interno bruto) do país, pago pelas empresas e brasileiros segundo a OCDE(organização para a cooperação e desenvolvimento econômico). Já em 2013 a previsão é que o PIB feche em alta com um percentual de 36,42%, e, que em 2014 esses números podem subir com ainda mais força segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de planejamento e tributação). A carga tributária na prática é a cobrança de impostos sobre a atividade produtiva que o governo arrecada para pagar suas contas.

O surgimento de novas empresas é constante, cerca de cinco mil abrem por dia no Brasil, sendo que mais da metade tem vida curta no país. Segundo estudo realizado pelo IBPT cerca de 41,86% das empresas de todos os portes encerram suas atividades entre um e cinco anos e em até quatorze anos de vida mais de 75% dos empreendedores desapareceram.Fazendo uma analise apenas nas micro e pequenas empresas esse desaparecimento do mercado é muito maior.No seu primeiro ano de vida cerca de 44,95% dos empreendimentos desapareceram e em 20 anos de existência mais de 87% das empresas encerraram suas atividades.A mortalidade das micro e pequenas no Brasil não para de crescer, tornando- se assim um grande problema.

Um das principais causas mortis empresarial é o planejamento, não dá para se abrir uma empresa de qualquer jeito. O empreendedor não tem por costume elaborar um plano para seus negócios, para assim analisar e buscar todas as condições e recursos possíveis necessários para que isso não venha prejudica-lo no futuro. Outro fator que também esta contribuindo para o fechamento das atividades das empresas é a má administração, a falta de organização, de dedicação e de conhecimento do empreendedor, onde essas não tem profissionais capacitados que possam atuar na  contabilidade e entre outra áreas,onde isso se torna a “chave” principal de um empreendimento.Os desentendimentos entre os sócios e as brigas familiares também vem sendo um problema onde isso poderá acarretar no desenvolvimento de suas atividades.

  O grande receio de apostar em longo prazo devido às mudanças políticas de nosso país ou as aprovações de leis que vem acontecendo. A falta de recursos financeiros para os micro e pequenos empreendedores faz com que as mesmas sejam prejudicadas, com isso a competitividade com grandes empresas ou multinacionais se torna um problema constante seja no preço, nos produtos, nas marcas, na qualidade, na tecnologia, ou, pela disputa de profissionais capacitados para o mercado.

As altas taxas de juros e impostos cobrados pelo governo brasileiro desestimula o empresário a investir em tecnologias. Assim, temos como a principal causa do não crescimento das micro e pequenas empresas o sistema tributário. Portanto antes de se abrir ou efetuar um negócio deve-se fazer um bom planejamento para que aconteça um bom sucesso deste, e com isso ele não venha a encerrar suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com