TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributação X Inabilidade Administrativa

Pesquisas Acadêmicas: Tributação X Inabilidade Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 5

2.1. A Matemática a Serviço das Empresas.............................................................. 5

2.2. Fatores Ambientais das Organizações.................................................................5

2.3. Aspectos Jurídicos dos Empresários...................................................................6

2.3.1 Capacidade e Incapacidade Civil........................................................................6

2.3.2 Requisitos para existência de uma pessoa jurídica...........................................8

2.3.3. Normas que regulam a profissão do contador.................................................9

2.4. Participação da Contabilidade nas Empresas.....................................................9

2.4.1. Conceitos de Ativo, Passivo,Patrimônio Liquido...............................................9

2.4.2.Princípios Contábil...........................................................................................10

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA.......................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho acadêmico versa sobre o tema Cenário Empresarial enfocando sobre assuntos que vão desde a Matemática a Serviço das Empresas, onde na oportunidade se pode constatar que a matemática é muito importante dentro da contabilidade, pois, ajudam os contadores a declararem melhor, dentre outros aspectos a Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados na empresa, sendo que a teoria da matemática preocupa-se muito em construir modelos simulando situações reais dentro da empresa. Tratou-se também de pesquisar sobre os Fatores Ambientais das Organizações que se referem tanto aos fatores internos e externos que cercam o sucesso de um projeto, que podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos que podem ter uma influência positiva ou negativa no resultado, bem como o planejamento estratégico atua nesse campo.

Foram estudados os Aspectos Jurídicos do Empresário indo desde da capacidade do individuo, da absoluta e relativa incapacidade, e quando e como se adquire a capacidade (inclusive os casos de emancipação). E como constituir uma sociedade, e assim, formalizar uma pessoa jurídica (como uma sociedade limitada, por exemplo). Quais são os requisitos para existência de uma pessoa jurídica em uma sociedade empresarial. E concluindo com a Participação da Contabilidade nas. Empresas , conceituando Ativo, passivo e patrimônio liquido e finalizando com a descrição dos princípios contábeis , os pilares da contabilidade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. As mudanças politicas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil:

A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações.

2.2 .Medida macroeconômica e medida microeconômica.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo.

As condições macroeconômicas representam um dos principais pilares para a atratividade de uma região como polo internacional de investimentos e negócios. O tamanho da economia e as condições para garantir seu crescimento de longo prazo são fundamentais para a expansão de negócios. Consolidando o protagonismo brasileiro na economia global, o Brasil já ultrapassou o Reino Unido e se tornou a 6º maior economia do mundo, e as expectativas mais otimistas é que o Brasil chegue a 4º até 2025.

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

Divide-se em:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta. A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopólio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com