TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCEITOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  20/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE  GERAL

Campo de atuação da Contabilidade

Ao iniciarmos o estudo da Contabilidade se faz necessário entender a sua importância, origem e claro o campo de atuação.

A contabilidade sempre esteve presente desde o inicio das civilizações que temos conhecimento, claro que as ações implementadas no inicio das civilizações não levavam o nome de Contabilidade, mas ao fazermos uma retrospectiva histórica podemos entender que ela é antiga.

A contabilidade  sempre esteve presente na vida do homem. Mesmo nos tempos mais primitivos, ela pôde ser encontrada na sociedade por uma de suas vertentes mais conhecidas: controle ( COELHO, Claudio Ulysses Ferreira e LINS, Luiz dos Santos – TEORIA DA CONTABILIDADE – ed. Atlas  2010).

A Contabilidade  sempre esteve presente na vida do homem. Alguns estudiosos da Contabilidade, afirmam que ela  surgiu  a 8.000 (oito mil) anos Antes de Cristo.

O ponto crucial da solidificação da Contabilidade veio com  LUCA BATOLOMEO DE PACIOLI ( 1445 a 1517). Que através de seu livro intitulado La Summa de arithmética, geometria, proportioni ET proportionalita, na verdade um tratao matemático que apresentava numa parte de sua obra, intitulada De computis ET scripturis, uma explicação didática de uma forma de controle contábil que se baseava num método denominado Partidas Dobradas.

Esse método pressupunha a composição dos registros por meio de débitos e créditos na seguinte proposição. “PARA TODO DÉBITO, EXISTE UM CRÉDITO DE IGUAL VALOR. NÃO EXISTE DÉBITO SEM CRÉDITO”.

Patrimônio

É o conjunto de coisas concretas (bens tangíveis) ou abstratas (bens intangíveis) que pertencem a uma pessoa física ou jurídica.

A pessoa física se inicia com o seu nascimento e se encerra com a sua morte. Um exemplo de patrimônio (intangível neste caso) seria o nome.

        

A pessoa jurídica se inicia com o registro do contrato social na JUCESP, se for uma empresa comercial no estado de São Paulo, ou com o registro no cartório de registro de títulos e documentos, se for uma empresa prestadora de serviços.

O patrimônio de uma pessoa física é diferente daquele da pessoa jurídica e eles não devem se misturar, de acordo com os Princípios Contábeis. De acordo ainda com estes princípios uma pessoa jurídica se constitui em uma Entidade Contábil diferente das pessoas físicas que se associaram para criá-la e não pode haver nenhuma mistura entre o patrimônio destas entidades. Um outro fator que assegura a separação entre estes patrimônios é a fiscalização, que checa se há qualquer confusão neste sentido.

Há dois tipos de Patrimônio:

Patrimônio Bruto (Bens + Direitos)

Patrimônio Líquido (Bens + Direitos – Obrigações)

Balanço Patrimonial

Ativo

Passivo

Caixa

5.000,00

Dívida (Moto)

4.000,00

Banco

1.000,00

Veículos

10.000,00

Computador

2.000,00

Patrimônio Líquido

13.000,00

Moto

4.000,00

TOTAL

17.000,00

TOTAL

17.000,00

Exemplo de Balanço Patrimonial: Por convenção, do lado esquerdo ficam os bens e direitos e, do lado direito, ficam as obrigações e o patrimônio líquido.

Equação do Patrimônio:

ATIVO = PASSIVO + P.L.

ATIVO – PASSIVO = P.L.

O P.L. pode ser negativo, desde que o prejuízo supere todos os bens e direitos ou quando as dívidas do Passivo são maiores que os bens e direitos do Ativo. Neste caso, teríamos:

ATIVO + P.L. = PASSIVO ou

ATIVO = PASSIVO – P.L.

Noções elementares de Representação Gráfica do Patrimônio

O patrimônio é um conjunto de bens, direito e obrigações de uma empresa. Para que a Contabilidade desempenhe seu papel de fornecer informações sobre a situação do Patrimônio, ela precisa apresentar esses elementos patrimoniais de alguma forma. A maneira que a Contabilidade utiliza para representar a situação patrimonial é a forma gráfica. Os bens, direitos e obrigações podem ser didaticamente dispostos em um gráfico em forma de T.

BALANÇO PATRIMONIAL

Ativo

Passivo

Bens e Direitos

Obrigações

Patrimônio Líquido

O gráfico, como podemos observar, tem dois lados:

  • No lado esquerdo, colocamos os Bens e os Direitos.
  • No lado direito, colocamos as Obrigações. 

Esses bens, direitos e obrigações são representados por CONTAS. Assim, teremos, por exemplo:

  • a conta Caixa para representar o dinheiro mantido no caixa
  • a conta Bancos para representar o dinheiro que foi depositado no Banco
  • a conta Móveis e Utensílios para representar os balcões, as mesas, cadeiras, prateleiras, etc.

e assim por diante.

Essas Contas são dispostas num plano estruturado, chamado Plano de Contas.


A Contabilidade atribui, com lógica, um nome para cada um dos lados do gráfico:

  • No lado esquerdo, temos os elementos positivos, que são chamados de componentes ATIVOS, composto por bens e direitos.

  • No lado direito, temos os elementos negativos, que são chamados de componentes PASSIVOS, composto pelas obrigações. 

Os componentes ativos são chamados de ATIVO. Os componentes passivos são chamados de PASSIVO. 

No gráfico em forma de T, que serve para representarmos os elementos componentes do Patrimônio, a soma do lado esquerdo deverá ser igual à soma do lado direito. Partindo-se do princípio de que os elementos positivos devam ser superiores aos elementos negativos, aparecerá no gráfico um quarto elemento que chamaremos de Patrimônio Líquido ou PL. Esse quarto grupo corresponde exatamente à diferença entre Ativo (Bens e Direitos) e as Obrigações, e será colocado no lado do Passivo para assegurar a igualdade entre os dois lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com