TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO CIVIL X IMPACTOS MEIO AMBIENTE

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho entenderemos quais são os impactos da Construção Civil para o meio ambiente e elaboraremos um Programa Sustentabilidade para a empresa L&Construção, que atua no mercado desde 1983, e seu Gerente de Negócios Manoel após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável percebeu a necessidade de repensar as práticas adotadas pela Organização e como poderia adequar essas práticas conforme as necessidades o planeta e do Meio ambiente.

O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante respeitar o meio ambiente e como a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores, além de promover uma mudança de hábitos dos próprios colaboradores tanto dentro da empresa como em sua vida diária..

Esse trabalho visa demonstrar que é possível contribuir com o meio ambiente e ainda assim obter melhoria na imagem da empresa, junto aos consumidores e comunidades em geral, além de economia, com redução de custos de produção.

2. CONSTRUÇÃO CIVIL X IMPACTOS MEIO AMBIENTE - PASSO 1

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país. A indústria de construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se que entra 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim e uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil , a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta e indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de uma lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem.

Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais, sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações.

Toda intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente e até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.

Os impactos, além de ambientais, influenciam o meio social, econômico e visual. Como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilhos para ventilação entre outros. Além de toneladas de entulhos que são gerados , e que geram custos para a coleta, transporte e deposição desses resíduos, pois a construção civil usa de materiais não renováveis.

3. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA - PASSO 2

4. O NOVO GESTOR - PASSO 3

A aposentadoria do Dr. João deverá ser postergada tendo em vista que os dois filhos não estão totalmente capacitados para assumir de imediato a posição de Presidente da empresa..

A mudança será proativa, pois embora Paulo evidencie mais competências e habilidades para assumir num futuro próximo a Presidência da empresa, necessita ainda desenvolver os seguintes pontos:

 Equilíbrio emocional;

 Desenvolver capacidade de transmitir informações e se comunicar efetivamente em todos os níveis da empresa;

 Desenvolver mais confiança em suas habilidades e mais flexibilidade para delegar funções e atividades ao corpo diretivo da empresa.

O ideal seria que ele passasse por um processo de Coaching e participasse de um Treinamento para Líderes.

5. A DIRETORIA COMERCIAL - PASSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com