TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os impactos da construção civil ao meio ambiente

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

Os impactos da construção civil ao meio ambiente, e o uso de práticas sustentáveis

Discente de Engenharia Civil: Nathan Barroso Pinheiro de Souza

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre os impactos gerados pela construção civil no meio ambiente, e demonstrar que é possível empregar ferramentas e ideias novas e criaturas que possibilitam uma construção sustentável, diante do crescimento desenfreado das populações, vive-se o conflito da ocupação e da construção de maneira inadequada o que acarreta prejuízos ambientais, cerca de 80% da população brasileira reside nos grandes centros urbanos o que além de refletir na construção irregular, podem-se elencar diversos danos gerados tais como: a extração de materiais primas, execução, manutenção predial, demolição e destinação de resíduos, a poluição, a destinação irregular dos resíduos, o uso inadequado das fontes de matéria prima, o aumento do consumo de energia, o desperdício de água, o aquecimento global dentre vários outros reflexos. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, existem três maneiras de emissão de gases de efeito estufa, que acontecem através da construção civil, sendo eles no uso de combustível fóssil na fabricação e transporte de materiais, na decomposição de calcário e outros carbonatos, a extração de madeira nativa, especialmente a não manejada (que serve tanto como material como combustível), além de seus danos serem de longa duração não encerrando com fim da obra.

Palavras-chave: Construção civil; Sustentável; Meio ambiente; Resíduos; Danos.

1.0 INTRODUÇÃO

Entende-se por construção civil as atividades de produção de obra, sendo consideradas atividades relativas ao planejamento e projeto, execução, e restauração de obras, gerenciamento. Enquanto construção sustentável segundo Araújo (2014) baseia-se em um modelo de desenvolvimento, que enfrenta os problemas ambientais, que atua de forma preventiva e recuperadora, mas que não abre mão à modernidade busca-se estratégias inovadoras e criativas que atuem no todo. Podendo ser estes o planejamento integrado, canteiro de obra, aproveitamento de recursos naturais, eficiência energética, gestão e economia de água, gestão dos resíduos, saúde e bem-estar, responsabilidade social dentre várias outras condutas.

  1. OBEJTIVO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos ambientais gerados pela construção civil, como também verificar os procedimentos e estudos realizados que possibilitem a redução desses danos e até mesmo o uso de práticas inovadoras que proporcionam uma construção sustentável.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo bibliográfico de caráter exploratório pautado em livros, artigos, revistas, e acessos em sites, buscando analisar de forma crítica o mercado da construção civil e suas transformações evolutivas com o passar dos anos. O estudo procurou também conhecer práticas de sustentabilidade inovadoras que amenizassem ou solucionassem os impactos ao meio ambiente.

2.0 A CONSTRUÇÃO CIVIL E A SUSTENTABILIDADE

Em meio um século de revoluções e transformações sejam elas industriais e sociais, a construção civil representa de forma solida, o desenvolvimento financeiro dentro de um país, porém está realidade tem os mais diversos impactos ambientais, o que nos leva a buscar diariamente o uso de práticas que primem pelo crescimento sustentável e organizado, de acordo com Henrique Mendes presume-se que internacionalmenteentre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são utilizados por este setor e enquanto no Brasil cerca de 25% do resíduos das industrias são gerados pela construção civil.

A construção civil pode representar também a valorização ou até mesmo a desvalorização de uma área. Existem leis e diretrizes que regulam os impactos a vizinhança e ao meio ambiente.  A Lei nº 10.257 de 10 de julho 2001 estabelece diretrizes gerais de políticas urbanas, que determina a criação de planos nacionais, regionais e estaduais do território e do desenvolvimento econômico e social, como também o planejamento municipal que deverá primar pelo plano diretor, zoneamento ambiental, planos, programas e projeto setoriais dentre outros.

Em seu capitulo II trata sobre o estudo de impacto da vizinhança que define:

Art. 36. Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal. Art. 37. O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões: I - adensamento populacional; II - equipamentos urbanos e comunitários; III - uso e ocupação do solo; IV - valorização imobiliária; V - geração de tráfego e demanda por transporte público; VI - ventilação e iluminação; VII - paisagem urbana e patrimônio natural e cultural. Parágrafo único. Dar-se-á publicidade aos documentos integrantes do EIV, que ficarão disponíveis para consulta, no órgão competente do Poder Público municipal, por qualquer interessado.

O problema ambiental passou a ser tratado como uma questão mundial no ano de 1970, onde ocorre à grande crise do petróleo, em 1992 aconteceu a ECO-92, que debateu as mudanças ambientais sofridas, devido ao crescimento sócio econômico, permanecendo nessa linha de discussões a Agenda 21 traçou um programa de estratégias universal, que visava o desenvolvimento sustentável.  

A partir, desses acontecimentos o problema ambiental, passa ser tratado como relevante por todas as camadas da sociedade, buscando-se o que é economicamente sustentável e ecologicamente possível, a Agenda 21 em sua programação estabeleceu que a construção civil devesse aderir medidas que propiciem a redução de impactos através de mudanças nos projetos de suas construções, o que seria introduzido pelo uso de energias alternativas, e diminuição na emissão de poluentes, o uso de materiais recicláveis, preservação de áreas verdes, utilização de iluminação natural dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com