TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMERCIAL

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.711 Palavras (15 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        O PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE E O PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS.        4

3        A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL        6

4        A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR E, CONSEQUENTEMENTE, NA GESTÃO EMPRESARIAL.        8

5        AS EMPRESAS QUE NÃO SE ADEQUAM ÀS MUDANÇAS PODEM PERECER E INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE O TRABALHO EM EQUIPE E O AMBIENTE PSICOLÓGICO. NESSE SENTIDO, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE O ESTRESSE E A SÍNDROME DE BURNOUT.        11

6        CONCEITOS DE RACIONALIDADE E BUROCACIA E A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL NA GESTÃO EMPRESARIAL.        13

7        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é discorrer sobre a contabilidade comercial no país, analisando seu crescimento e importância nas organizações. Verificando, portando, a grande necessidade de ter um profissional contábil dentro de uma empresa.

Diante de um comércio de crescimento instável, tornou-se indispensável, ter uma escrituração contábil na empresa, pois é o embasamento para direcionar a tomada de decisões dos gestores.

No entanto, não basta apenas ser contador, o profissional tem que estar a todo tempo se atualizando e a par das normas que regem sua profissão. Além, de realizar um trabalho com integridade e ética.

Mas, para que se obtenha uma empresa de sucesso, é preciso cuidar do ambiente de trabalho, visando o bem estar dos seus funcionários, para que o rendimento produtivo seja progressivo.

Algumas empresas preocupam-se apenas com o seu crescimento financeiro, esquecendo-se do empregado que também é responsável pelo desenvolvimento da organização. Pessoas insatisfeitas com seu trabalho, que se sentem sobrecarregadas e pouco valorizadas, tornam-se improdutivas e estressadas. E, toda essa insatisfação e estresse acumulados podem se tornar a síndrome de Burnout, que vem a ser um estresse crônico.

Analisando todo esse contexto, percebe-se que a empresa que segue um modelo pós-burocrático, valorizando o trabalhando em equipe, concede um ambiente de trabalho agradável e dá valor aos seus funcionários, tem maior chance de crescimento, pois quem trabalha satisfeito tende a render mais na produção.

Logo, para uma empresa sobreviver faz-se necessário uma gestão descentralizada, com profissionais da contabilidade que fazem a escrituração contábil seguindo as normas da sua profissão, buscando constante atualização para realizar seu trabalho com eficiência dentro da empresa, pois a contabilidade é a base para as decisões numa organização.


  1. O PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE E O PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS.

Ultimamente, a contabilidade tornou-se indispensável ao desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, independentemente de seu ramo comercial.

Era observada apenas como uma ferramenta para fornecer informações tributárias, hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista como um instrumento gerencial, que com seus relatórios financeiros, auxilia a administração na tomada de decisões, no processo de gestão, planejamento e controle, necessárias para o bom andamento da empresa.

O domínio gerencial dos números de uma empresa dá a direção que ela deve adotar diante dos negócios. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo descuidada com o seu patrimônio, o que pode ocasionar a falta de direção nas ações futuras.

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a expectativa de crescimento para o comércio em 2015 será de 1,0%. Dos oito ramos que compõem o varejo restrito, cinco registraram expansão nas vendas, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+19,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+5,0%). O ramo de livros, jornais, revistas e papelaria se destacaram negativamente, variando -10,4%. O varejo ampliado, que apropria os resultados do comércio automotivo (-16,6%) e de materiais de construção (-2,8%), apurou variação de -4,9%. Em termos regionais, destaque para a região Norte (+2,4%) e para os Estados de Roraima (+26,0%), Amapá (+18,4%) e Rondônia (+8,9%).

Analisando os dados realizados pela CNC, percebe-se claramente como o comércio do país está inconstante, motivo pelo qual, é imprescindível a atuação de um profissional contábil dentro de uma empresa. Algumas das principais operações que ocorrem na empresa e merecem mais atenção da Contabilidade Comercial são: compras de mercadorias; estoque de mercadorias; vendas de mercadorias; tributos sobre compras e vendas; abatimentos; descontos e devoluções. Além de atuar no departamento pessoal, contábil e fiscal.

Tais oscilações no mercado trazem sérias consequências à economia, assim sendo, o departamento pessoal tem que ser preciso e eficaz, para que a empresa tenha todo o suporte necessário, evitando assim, problemas vindouros com o fisco e legislação trabalhista. São algumas das operações realizadas pela contabilidade nesse setor: procedimentos para registros e rescisões de funcionários, exceto acompanhamento em homologações; elaboração da Folha de Pagamento; guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins; demais procedimentos trabalhistas mensais como férias, 13º salário, seguro desemprego, salário-família entre outros; manutenção dos controles de retenção de impostos e contribuições, sobre folha de pagamento, estagiários, autônomos e terceirizados, pessoa física e jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com