TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL A UMA EMPRESA OPTANTE AO SIMPLES NATIONAL

Por:   •  26/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]   

CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

 

ADRIANO DOS ANJOS FERREIRA

RA 1661971210

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL A UMA EMPRESA OPTANTE AO SIMPLES NAIONAL

 

PROJETO INTEGRADOR I – 7a SÉRIE

SALVADOR – BA

2018

ADRIANO DOS ANJOS FERREIRA

RA 1661971210

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL A UMA EMPRESA OPTANTE AO SIMPLES NAIONAL

PROJETO INTEGRADOR I – 7a SÉRIE

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de projeto Integrador I, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Educacional. Tutora Ead Online: Daiele Silva.

SALVADOR – BA

2018

RESUMO

Os micros e pequenos empresários em busca da redução das altas cargas tributárias, aderem ao regime simplificado de tributos, que foi criado pelo governo para dar tratamento especial a estes, através do recolhimento de impostos de forma simplificada. Porem muitos destes não observam que a legislação vigente exige as escriturações contábeis pertinentes e não utilizam assim as informações gerencias que podem ser uteis na gestão do negocio. O presente trabalho tem como objetivo Verificar a viabilidade de Implantação de uma Contabilidade Formal Orgânica/profissional Interno ou Assessoria Contábil na empresa que é caso de estudo nesta pesquisa realizar um levantamento de informações financeiras e de produção junto ao gestor para ter parâmetro das informações e situação da entidade. Sugerir melhorias gerenciais ao gestor Indicação de possíveis profissionais para atuar gerenciar as informações contábeis. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, realizando entrevista com o representante da empresa para obter informações suficientes para conseguir o objetivo da pesquisa. No desenvolvimento do trabalho, será apresentado a empresa, seu histórico, estrutura, produtos comercializados, mercados-alvo, análise SWOT, pontos fracos, pontos fortes e cronograma do projeto.

Palavras-chaves: Contabilidade Gerencial, Simples Nacional, Ferramenta de Gestão, Carga Tributaria.

SUMÁRIO

1                        

INTRODUÇÃO..........................................................................................

5

2

JUSTIFICATIVA......................................................................................

6

3

PROBLEMA DE PESQUISA..................................................................

7

3.1

Objetivo Geral...........................................................................................

7

3.2

Objetivo Especifico....................................................................................

7

4

METODO DE PESQUISA.......................................................................

8

5

A EMPRESA.............................................................................................

9

6

REFERENCIAL TEORICO...................................................................

13

        


1 – INTRODUÇÃO

Uma grande parcela dos trabalhadores que exerce uma atividade registrada em uma empresa, ao se depararem com a situação de desemprego passa a exercer a atividade anterior na informalidade e ao não conseguir voltar a exercer atividade em empresa registrada optam por se tornarem micro empresário, formalizado assim sua atividade econômica.

O Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado no ano de 2006, através da Lei Complementar n 123/2006 com a finalidade de dar um tratamento especifico para estas empresas, com a intenção de promover uma sociedade mais justa, pois estas empresas não aguentariam as cargas tributarias das empresas de médio e grande porte e para tal, foi criado um regime especifico que unifica vários tributos e que se adéqua a atividade exercida da empresa e seu faturamento.

Estamos falando aqui, do Simples Nacional, que é um sistema de arrecadação que tem como principal objetivo tirar o cidadão que exerce atividade profissional sem estar regulamentado, diminuindo assim as altas taxas de informalidade da economia, trazendo mais arrecadação de impostos para os órgãos públicos.  

Mediante a obrigação de todas as Microempresas e Pequeno Porte optante pelo SIMPLES, poderão opcionalmente adotar contabilidade simplificada para os registros e controle das operações realizadas, conforme reza o Comitê Gestor do Simples Nacional.

A Receita Federa por sua vez não exige os registros contábeis, exigindo sim a declaração de faturamento para o recolhimento dos impostos e muitas vezes estas mesmas empresas surgem sem um planejamento empresarial (plano de negócios/financeiro) para dar informações do desempenho financeiro da atividade exercida, tendo os gestores maiores dificuldades em mensurar a saúde financeira da empresa.

Esta pesquisa acadêmica pretende fazer um levantamento se seria interessante que a empresa que servirá de modelo, de acordo com seu porte e atividade desempenhada, poderia implantar uma contabilidade gerencial, financeira, ou até mesmo, controles administrativos mais eficazes para mensurar não só o faturamento que é usado como base para o regime de arrecadação de impostos, mais sim a sua lucratividade durante um período, geralmente o ano comercial, mis podem ser mensurados resultados bimestral, trimestra ou semestral.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com