TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Por:   •  2/7/2022  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

ROL – MÓDULO 1

CONTABILIDADE E SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

No curso de gestão financeira, há muitos tópicos importantes que nos auxiliam para a tomada de decisão das entidades. Em nosso cotidiano dentro de uma organização, quando nos deparamos com uma planilha que nos fornece algum dado relevante ou até mesmo fora da companhia, será que estamos preparados para analisar e extrair bons insights desses documentos? Podemos tomar vários caminhos diferentes dependendo das nossas escolhas, e, ter sabedoria para tomar a melhor decisão, requer de princípio uma base para nos nortear.

No primeiro módulo temos a oportunidade de conhecer de forma conceitual a importância da contabilidade, entender a sua estrutura, quem são os usuários dessas informações e distinguir como cada dessas informações atende a certos usuários diferentes. O objetivo principal da contabilidade é o gerenciamento do patrimônio das entidades, mas antes de se deparar com o balanço patrimonial - PB, demonstração de resultado do exercício – DRE e suas demais demonstrações, precisamos identificar e compreender alguns pontos importantes.

De forma inicial, a importância da contabilidade é o diferencial para conseguirmos ter um planejamento e controle do negócio. Ela será utilizada para financiamentos e concessão de créditos; saber os diversos tipos de gastos; orçamentos e programações, são ferramentas que nos auxiliam na tomada de decisão.

No livro de – LIMEIRA, André Luiz Fernandes. et al. Gestão contábil financeira. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015, o primeiro capítulo aborda sobre “A contabilidade e o sistema de informação Contábil” e vemos que o sistema de informação se dá pelo resultado de três pontos importantes, sendo eles os dados, processamento e informações, que se transformam em fatos contábeis, registros e demonstrações contábeis.

Os fatos contábeis são divididos em dois: fatos permutativos e fatos modificativos. Os fatos permutativos são todos aqueles fatos que não alteram o patrimônio líquido da entidade, como por exemplo, uma compra a prazo de estoque ou o pagamento de um empréstimo, vemos que houve apenas partidas dobradas nesses exemplos, um crédito e um débito, não resultando em lucro ou prejuízo. Já nos fatos modificativos, esses sim alteram a situação patrimonial, como por exemplo, a venda de produtos além dos custos incorridos o que acaba gerando, lucro na operação e consequentemente altera o valor final da situação patrimonial, nesse caso de forma positiva, porém poderia ter ocorrido um prejuízo se não houvesse nenhuma venda ou vendas abaixo dos custos de produção. Essa parte é a alimentação de dados, um primeiro passo para construção das demonstrações contábeis. No próximo passo, a partir dessa alimentação de dados acontece o processamento das informações, como por exemplo, realizar os registros em livro caixa - que são dados em forma cronológica; livro diário – registro analítico e separado por tipo de evento, dentre outros.  Assim, na terceira etapa temos dados suficientes e organizados para a realização das demonstrações contábeis, essas que serão de grande valia para os usuários interessados, como por exemplo, acionistas, governos, administradores, clientes, fornecedores, concorrentes, sociedade em geral etc.

Não temos o hábito de quando contratamos um buffet, analisar as suas demonstrações contábeis para ter uma segurança se o serviço será entregue ou não; nem quando estamos concorrendo a uma vaga de emprego, será que a empresa está saudável suficiente para ampliar o quadro de funcionários? Esses relatórios podem e devem ser utilizados por todos e não apenas para pessoas interessadas nas partes como um acionista ou fornecedores, por exemplo.

Para obter o planejamento e controle do negócio, as demonstrações são extremamente importantes, mas não se limita apenas nelas, existem outros meios de extrair mais informações importantes, como a contabilidade gerencial que auxiliam os administradores com informações mais detalhadas como projeções, orçamentos, avaliação de desempenho, registros históricos, tempo de processamento interno, base para um processo decisório mais diário, controle e decisão, orientado para o futuro. E a contabilidade financeira que são informações amparadas na situação econômica e financeira da entidade que serve para usuários externos como por exemplo, bancos, clientes, fornecedores, dentre outros, que são informações mais objetivas, como análise financeira, moeda corrente, uma visão da empresa como um todo, do passado e presente. Essa segunda, precisa seguir os normativos – IFRS International Financial Reporting Standards que na contabilidade são um conjunto de normas internacionais. A diferença entre contabilidade gerencial e a contabilidade financeira vai depender do objetivo de seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com