TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA FGV

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: CONTABILIDADE FINANCEIRA

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Com base nas informações apresentadas da Magazine Luiza, elabore um relatório que analise os dois exercícios sociais da empresa.

Introdução

Este relatório se propõe apresentar análises dos exercícios contábeis de 2019 e 2020 da Magazine Luiza, por meio das informações do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

O Relatório apresentará as análises horizontal e vertical, além dos indicadores de liquidez, da estrutura de capital e de lucratividade e rentabilidade.

Análise horizontal

A análise horizontal tem por definição observar o comportamento dos componentes contábeis tomando como base dois ou mais exercícios sociais. O cálculo para a análise horizontal apresenta a fórmula:

AH = (Valor atual / Valor base) – 1

A análise foi feita no Balanço Patrimonial e no DRE da empresa Magazine Luiza, considerando os exercícios de 2019 e 2020.

 

Tabela 1: Análise Horizontal do Balanço Patrimonial

[pic 3]

A análise horizontal apresenta um crescimento do ativo em 20% entre os exercícios de 2019 e 2020. Nota-se uma grande movimentação nas contas de liquidez da empresa. A maior variação apresentada na conta foi no ativo circulante, sendo a conta caixa e equivalentes com aumento de 609% em relação à 2019, recurso este que poderia estar melhor alocado em aplicações financeiras, gerando rentabilidade.

Por outro lado, a redução em “aplicações financeiras” em 73% indica resgates efetuados no período. Apresentou também grande variação “outros ativos circulantes” com 488%. O ativo não circulante apresentou variação positiva em “investimentos”, na cifra de 37%. Os estoques aumentaram em 56%.

Em contrapartida, o passivo circulante apresentou expressivo aumento do endividamento, variando 20240% na linha de empréstimos e financiamentos em relação a 2019. Houve também aumento nas obrigações com os fornecedores (42%) e arrendamento mercantil (14%).

                         Tabela 2: Análise Horizontal da DRE

[pic 4]

Para a DRE da empresa, a análise horizontal demonstrou uma variação positiva de aproximadamente 41% na receita operacional líquida, no entanto sendo acompanhado por um aumento de 46% no custo. Ocorreu aumento nas contas de despesas, contribuindo para que o resultado bruto caísse 45%. Por sua vez, houve queda de aproximadamente 58% no Resultado líquido do período.

Análise vertical

A análise vertical tem por definição apresentar a participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis em relação ao somatório do seu respectivo grupo. É importante para verificar a posição do percentual dos custos, despesas e receitas, evidenciando aquelas que mais influenciaram no resultado do período.

  Tabela 1: Análise Vertical do Balanço Patrimonial

[pic 5]

Na análise vertical do balanço patrimonial observamos que a proporção dos ativos circulantes é maior que a dos ativos não circulantes. Não houve variação significativa no ativo circulante no período 2019 x 2020 (65% e 66% respectivamente), as contas mais representativas em 2020 foram em estoques (24%) e contas a receber (16%), e em 2019 aplicações financeiras (24%) e estoques (19%). Contas a receber representam as vendas a prazo e estão diretamente ligadas geração de caixa operacional e capital de giro. Houve um considerável aumento na participação de “outros ativos circulantes” de 2,54% em 2019 para 12,48% em 2020.

No passivo observamos um importante aumento das obrigações a curto prazo, o passivo circulante com peso de 39% em 2019 e 52% em 2020, sendo a conta fornecedores com maior representatividade. Houve uma redução de empréstimos a longo prazo em 5%, evidenciado no passivo não circulante (21% em 2019 e 16% em 2020).

O Patrimônio líquido apresentou uma queda de representatividade de 2019 para 2020 (40,65% a 32,85% respectivamente), assim como o passivo não circulante (20,65% para 15,52%). Por outro lado, o passivo circulante teve aumento na representatividade de 38,7% para 51,63% em 2020.

                          Tabela 2: Análise Vertical da DRE

[pic 6]

Em relação à DRE, observa-se aumento considerável na representatividade das despesas com vendas, administrativas e operacionais em 2020, assim como houve aumento na participação nos custos dos bens e serviços no mesmo período. Em contrapartida, houve perda de representatividade no lucro sobre a receita liquida (de 5% para 1,5% em 2020).

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez visam avaliar a capacidade que as empresas tem em pagar seus compromissos com terceiros. Segundo Assaf Neto (2020) os índices mais comuns na avaliação da saúde financeira das empresas estão agrupados em 3 categorias: liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral.

Na tabela abaixo encontram-se os índices da Magazine Luiza calculados:

Índices de Liquidez da Magazine Luiza

[pic 7]

A liquidez imediata mede a capacidade financeira da empresa em pagar suas dívidas de curto prazo com recursos do caixa e banco. Houve uma diminuição do índice se comparado com os anos de 2019 e 2020. Em 2019 a empresa tinha capacidade de liquidar 64% das dívidas de curto prazo, em 2020 apenas 22%.

A liquidez corrente é o indicador que mede a capacidade que a empresa tem em arcar com todas as suas obrigações no curto prazo. Observa-se que houve uma diminuição deste indicador em 2020 (de 1,69 em 2019 para 1,29 em 2020), no entanto se mantém acima de 1 indicando que a empresa tem capital o suficiente para pagar suas dívidas em curto prazo.

A liquidez seca tem por função a mesma da liquidez corrente, no entanto sem o efeito dos estoques. Em 2019 o índice era 1,20, evidenciando que para cada 1 de dívida a curto prazo havia 1,20 de capital para saldá-la. 2020 o indicador caiu para 0,81 mostrando um aumento na sua dependência de estoque.

A liquidez geral mede a capacidade da empresa em horar suas obrigações contando com recursos realizáveis de curto a longo prazo. O índice calculado é maior que 1, isto quer dizer que a empresa possui capital disponível para arcar com todas as suas obrigações, apesar do mesmo ter diminuído em 2020, passando de 1,24 em 2019 para 1,09. No entanto, este índice pode indicar que há uma parcela considerável  de endividamento no curto prazo.

Cálculo da estrutura de capital

Os índices da estrutura de capital apresentam o grau de endividamento da empresa, e a formação da estrutura de capital da empresa. São 5 os índices da estrutura de capital: endividamento geral, composição do endividamento, imobilização do capital próprio, imobilização de recursos não correntes, e passivos onerosos sobre ativo.

Índices de Estrutura de Capital da Magazine Luiza

[pic 8]

O Endividamento Geral tem por objetivo identificar como o ativo é financiado, avaliando em qual estrutura a empresa tem maior dependência, se no capital próprio ou de terceiros. Observa-se que houve um aumento no endividamento em 2020, saindo de 0,59 para 0,67. Isto quer dizer que 59% do que foi investido no ativo tem procedência de recursos de terceiros como bancos e fornecedores, e 41% de procedência de recursos próprios. Em 2020 a dependência de capital de terceiros aumentou, por sua vez a dependência deste recurso para saldas as dívidas da empresa e consequentemente maior risco para os investidores e acionistas.

A composição do endividamento demonstra a política da empresa na forma de captação de capital de terceiros, ou seja, se a empresa concentra maior parte da dívida no curto ou no longo prazo. No caso da empresa aqui analisada, apresenta uma composição de endividamento de 0,65 em 2019, em outras palavras, 65% do seu endividamento se concentra no curto prazo, já em 2020 essa concentração aumenta para 77%, mostrando um grande percentual se concentra no curto prazo.

No que diz respeito a imobilização do capital próprio, o índice mostra quanto a empresa investiu em seu ativo   permanente   em   relação ao   patrimônio   líquido. Nota-se que houve um aumento no exercício de 2020 para 0,81, o que demonstra que o capital próprio da empresa não é o bastante  para financiar o ativo o que indica que não há dependência por capital de terceiros para complementar investimentos.

O indicador de grau de imobilização de recursos não correntes mede o quanto do capital de terceiros foi utilizado para financiar as aplicações no ativo investimentos, imobilizado e intangível. Assim, observamos que o indicador se mantém abaixo de 1 em 2019 e 2020,  demonstrando que houve um acréscimo nos investimentos do ativo permanente.

Em relação ao índice passivos onerosos sobre o ativo (POSA), este tem por função demonstrar qual a representatividade das   fontes   onerosas   nos   financiamentos   totais   da   empresa. Observa-se que houve um aumento neste índice de 0,05 para 0,08 de 2019 para 2020. Infere-se que houve aumento da dependência de recursos onerosos de instituições financeiras para o pagamento das aplicações efetuadas no ativo.

Cálculo da lucratividade

Os   índices   de   lucratividade   tem por objetivo demonstrar   o  percentual   de   margem   em   diversos   níveis  da DRE em comparação ao faturamento líquido. São 4 os principais indicadores de lucratividade: margem bruta, margem operacional, margem líquida e giro do ativo.

Índices de Lucratividade da Magazine Luiza

[pic 9]

A margem bruta mede o percentual remanescente do faturamento líquido para cobrir as despesas e gerar lucro. Nota-se que houve uma queda da margem bruta em 2020, de 27,19 em 2019 para 24,72 em 2020, por outro lado houve um aumento do faturamento líquido no mesmo período. Este incremento no faturamento pode ter sido consumido para cobrir as despesas operacionais e comerciais, o que se pode inferir pelo próximo indicador, o margem operacional, que demonstra   o  ganho  operacional   em   relação   ao   faturamento  líquido. Houve uma queda considerável da margem operacional nos entre os dois exercícios analisados.

A margem líquida demonstra o lucro líquido da empresa sobre o seu faturamento. Como o cálculo do índice deu positivo nos dois períodos analisados, indica que a empresa gerou lucro, no entanto, comparativamente  observa-se que houve queda deste índice de 4,99 em 2019 para 1,5 em 2020, mostrando uma queda na lucratividade entre esses dois anos.

Em relação ao giro do ativo, que aponta se o lucro liquido gerado foi suficiente para cobrir todo o investimento  realizado na empresa, houve um aumento do indicador. A empresa apresentou um giro de ativo de 0,99 em 2019 para cada 1 investido demonstrando que o faturamento líquido não foi suficiente para recuperar os investimentos efetuados. Já em 2020 essa situação muda, o indicador apresenta 1,17 indicando que o lucro líquido foi suficiente para cobrir os investimentos.

Cálculo da rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade avaliam o retorno gerado sobre os investimentos realizados na organização, e os dois principais são: retorno do patrimônio liquido (ROE) e o retorno dos investimentos (ROI).

Índices de Rentabilidade da Magazine Luiza

[pic 10]

O ROE mede o quanto o investimento próprio gera de lucro em determinado exercício. Em 2019 o indicador apresentava o índice de 12,19, mostrando que quem investiu na empresa no exercício obteve o retorno de 12,19 sobre o capital investido. Em contrapartida em 2020 o índice apresentou rentabilidade de 5,3. Para um investidor, numa avaliação de custo x oportunidade, poderia ter sido mais vantajoso o investimento no mercado financeiro, onde poderia conseguir taxas melhores de retorno.

Por fim, o ROI mede o quanto a empresa obtém de retorno em relação ao investimento total, o grande objetivo é determinar o payback do negócio. O ROI da empresa, em 2019 apresentou o índice de 4,95, indicando que o lucro líquido representa 4,95% do total investido. O payback neste mesmo exercício da empresa é de 20 anos, considerando apenas o resultado gerado de suas operações. Em 2020 o ROI baixou para 1,76 e seu payback aumentou para 56,92 anos.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

As análises feitas neste relatório apresentadas por meio do cálculo dos indicadores apresentados demonstraram que a empresa se apresentou lucrativa nos dois exercícios, apesar de ter apresentado uma queda na lucratividade em 2020, associada a maiores despesas operacionais.

Verifica-se também um endividamento geral da empresa relativamente alto em 2020, apresentando dependência em capital de terceiros para o financiamento dos ativos, sendo boa parte do endividamento concentrado em empréstimos de curto prazo, devendo ser foco de atenção da empresa.

De outro lado, a empresa se mostrou eficiente financeiramente, apresentando capacidade em honrar seus compromissos com terceiros. Houve boa gestão do fluxo de caixa, onde foram deixados apenas recursos compatíveis para a liquidação das suas obrigações com terceiros, uma vez que o indicador de liquidez imediata se mostrou baixo. Chama a atenção o volume de estoque elevado, sendo este um segundo foco de atenção que a empresa deveria se ater, de forma a buscar uma melhor gestão destes.

A Magazine Luiza obteve de retorno aos acionistas um ROE de 5,35 em 2020, além disso apresentou um ROI de 1,76 em 2020, retorno considerado baixo se comparado à taxa Selic do mesmo período.

Contudo, de um modo geral, a Magazine Luíza apresentou bons resultados dos indicadores, demonstrando uma saúde econômico financeira boa e sustentável, em um ano com um cenário de Pandemia tão desafiador como o de 2020.

Como forma de demonstrar os cálculos dos indicadores aqui informados, está sendo enviado juntamente a planilha de cálculo em excel.

Referências bibliográficas

LIMEIRA, André  Luis  Fernandes;  SILVA,   Carlos Alberto dos Santos;  VIEIRA, Carlos; SILVA; Raimundo Nonato Souza. Gestão contábil financeira. 2º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

Tabela Selic acumulada: veja como a taxa evoluiu nos últimos anos. NUBANK, 2021. Disponível em:

<https://blog.nubank.com.br/tabela-selic-acumulada/>. Acesso em: 29 de Setembro de 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (852.5 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com