TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SIST. INFORMAÇÃO CONTÁBIL..........5

    2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL........................................................6

           2.1.1 ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL......7

           2.1.2 FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL.....7

           2.1.3 ABRANGÊNCIAS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO.............................7

           2.1.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL - ORGANOGRAMA...........10

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA........................................................................11

    3.1 RELATÓRIO GERAL.......................................................................................18

4. GERENCIAMENTO CONTÁBIL............................................................................19

5. ORÇAMENTO FLEXÍVEL......................................................................................24

    5.1 ORÇAMENTOS EM FORMA DE ORGANOGRAMA......................................26

    5.2 RELATÓRIO....................................................................................................27

6. CONCLUSÃO........................................................................................................28

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................29

1 INTRODUÇÃO

A partir do desenvolvimento desta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), explicaremos como a Contabilidade Gerencial surgiu, para que ela serve, onde se aplica etc.

O Desafio proposto pela ATPS é:

 “Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno”. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a Contabilidade Gerencial. Para essa análise nosso grupo deverá seguir os passos indicados e assim apresentarem respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa.

Objetivo do Desafio

Elaboração de um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade do estudo de caso citado.

Contabilidade Gerencial é uma das áreas da contabilidade relacionada à área de controle e gerenciamento, alimentado informações para os administradores, ou seja, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.

Para tanto, a composição deste trabalho é um relatório bem completo, fazendo constar dados como: Balanço Patrimonial, DRE, Balanço por Produto, Análises Vertical e Horizontal e uma análise minuciosa da organização, bem como, do produto que é oferecido no Brasil.

2. CONTABILIDADE GERENCIAL: SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

2.1 APLICABILIDADES DO GERENCIAMENTO CONTÁBIL

De acordo com a Revista de Contabilidade (2005), a contabilidade gerencial é a que provê a administração interna da empresa com informações de base para seja processada as suas ações.

A demanda por informações contábeis gerenciais varia de acordo com a necessidade administrativa exposta, como a melhorias de atividades e processos existentes, alinhamento de atividades em torno de objetivos organizacionais futuros e a tomada de decisão sobre novos ou já existente produtos, serviços e clientes.

A contabilidade gerencial confecciona relatórios que demonstre a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, utilizando-se muitas vezes de informações contidas nos relatórios contábeis financeiros, nos mostrando que a ciência contábil é um conjunto de diferentes objetivos, porem, imprescindíveis em uma soma à sua informação correta.

As principais características da informação contábil gerencial são:

• IDENTIFICAÇÃO – Reconhecimento e avaliação de transações empresariais e outros eventos econômicos para ação contábil apropriada.

• MENSURAÇÃO – Quantificação, incluindo estimativas, transações empresariais ou outros eventos econômicos que têm ocorrido ou previsões dos que podem acontecer.

• ACUMULAÇÃO – Delineação de abordagens disciplinadas e consistentes para registrar e classificar transações empresariais apropriadas e outros eventos econômicos.

• ANÁLISE – Determinação das razões para reportar a atividade e sua relação com outros eventos econômicos e circunstanciais.

• PREPARAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – Coordenação e planejamento de dados contábeis, provendo informações apresentadas logicamente, o que inclui se apropriado, as conclusões referentes a esses dados.

• COMUNICAÇÃO – Informação pertinente para a administração e outros para usos internos e externos.

• PLANEJAMENTO – Quantificação e interpretação dos efeitos de transações planejadas e outros eventos econômicos na empresa; inclui aspectos estratégicos, táticos e operacionais e requer que o contador forneça informações quantitativas, históricas e prospectivas para facilitá-la; isso inclui, também, participação no desenvolvimento do sistema de planejamento, estabelecendo metas alcançáveis e escolhendo meios apropriados de monitorar o progresso em direção às metas.

• AVALIAÇÃO – Julgamento das implicações de eventos históricos e esperados e ajuda na escolha do curso ótimo de ação; inclui a tradução de dados em tendências e relações: comunicação das conclusões derivadas, efetivamente e prontamente, das análises.

• CONTROLE – Assegurar a integridade da informação financeira relativa às atividades e aos recursos e aos recursos da empresa; monitoramento e medição do desempenho e indução a qualquer ação corretiva exigida para retornar a atividade a seu curso intencional; fornecimento de informações aos executivos que operam em áreas funcionais que possam usá-las para alcançarem o desempenho desejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (753.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com