TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Monografias: CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

1 - CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Sistema de informação contábil, conforme definem a CVM e o Ibracon é um sistema de informação e avaliação. Destinado a prover a seus usuários por meio de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.

Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.

ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Devemos observar os principais aspectos na elaboração de um sistema de informação contábil gerencial, as características e procedimentos para uma utilização adequada.

A informação contábil se divide em dois pressupostos básicos para validar integralmente o processo de gestão administrativa. São eles:

 Necessidade de Informação

 Planejamento e controle

Necessidade de informação: Deve ser construída para atender aos consumidores e não aos contadores, ela deve ser tratada como qualquer produto que esteja disponível para consumo. Deve ser desejada e útil.

Planejamento e controle: É necessário relatórios de produção para atender os usuários e controlar os estoques, desta forma será possível obter o controle, pois só poderá ser controlado aquilo que e aceito e entendido.

FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Os fundamentos de u sistema de informação contábil são:

 Operacionalidade

 Integração

 Custo da informação

Operacionalidade: As informações devem ser coletas armazenada e processada de forma operacional para uma utilização prática e objetiva.

Para todos que estão trabalhando com informação contábil sentir que estão operando com dados reais e gerar relatórios necessários.

Integração: Quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil, todos eles devem ser utilizados de um mesmo e único sistema. Assim que um dado for coletado devera ser utilizado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.

Custo da informação: Faz parte dos princípios básicos da contabilidade, deve ser analisado na relação custo-benefício.

ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Tem necessidade de abranger todas as áreas de contabilidade, além de incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e analise das informações operacionais da empresa. São componentes do sistema de informação:

 Contabilidade financeira

 Contabilidade em outras moedas

 Contabilidade tributária

 Custos

 Administração financeira e orçamentos

 Contabilidade divisional e consolidação de balanço

 Analise financeira, padrões setoriais e concorrências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com