TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial como um sistema de informação

Projeto de pesquisa: Contabilidade gerencial como um sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE GERENCIAL

ETAPA 1

Contabilidade Gerencial como um sistema de Informação

O sistema de informação é um conjunto de elementos em interação, exige planejamento para produção de relatórios e tem como objetivo auxiliar os departamentos, fornecendo informações por meios de demonstrações e analises sendo: econômicas, financeiras, físicas relacionados ao objeto de contabilização. Esta voltada para os resultados visando melhorar a informação, lucro, oportunidades e a diminuição de custos.

Esse sistema é conhecido por beneficiar a gestão dos negócios, buscando a eliminação dos desperdícios para obter uma melhora na qualidade do produto ou serviço, visando a maximização dos benefícios alcançados com a utilização da tecnologia da informação. Com isso esses objetos auxiliam os usuários nos processos decisórios, por conter um fluxo de informação estratégico.

Arquitetura de um sistema de informação contábil

Um sistema de informação contábil deve atender os profissionais na tomada de decisão, planejamentos e controlar as informações baseados em dados.Existem alguns elementos que compõem uma estrutura de sistema:

• Dados – são conjuntos de observação que permite assimilar o conhecimento.

• Informação – são os dados processados para os usuários.

• Processamento – compreender o processo de transformação de dados em informação.

Fundamentos de um sistema de informação contábil

O fundamento de um sistema de informação contábil se define em trêstópicos.

São os seguintes: operacionalidade, integração e custo da informação.

Operacionalidade:Todas as informações contábeis devem ser reais, significativas e objetivas, assim quando armazenados e processados, tornam-se práticos e objetivos.Auxiliando os departamentos a exercerem as funções operacionais (compras, estoque, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento, controle de produção, etc.).

São características básicas de operacionalidade:

• Relatórios concisos;

• Elaborados de acordo com as necessidades do usuário;

• Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário;

• Que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem pergunta indicando falta de alguma informaçãodo objeto do relatório;

• Apresentação visual e manipulação adequada.

Integração e Navegabilidade dos Dados:Um sistema de informação contábil éintegrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento estejam abrangidas pelo mesmo sistema.Todosdevem utilizar-se de um mesmo e único sistema de informação. A partir do momento em que um dado é coletado (e ele só será coletado pelo sistema se for um dado operacional), este deverá ser utilizado em todos os segmentos do sistema. Exemplificando, quando do pagamento de determinada despesa, a mesma classificação dada pela contabilidade financeira deverá ser dada pela contabilidade e formação de custos, que será identicamente entendida e classificada pelo setor de orçamentos, assim como pela tesouraria e fluxo de caixa etc.

Custo de Informação: O custo de informação traz os princípios básicos de contabilidade, ele deve ser analisado na relação custo-benefício para a empresa. Com a incorporação definitiva dos recursos computacionais, de macro e microinformática, na administração das empresas, entendemos em qualquer entidade, de microempresa a grandes corporações, tem condições de manter um sistema contábil de informação.

ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Um sistema de informação contábil deve atender as necessidades gerenciais abrangendo todas as áreas de que se vale o conceito de contabilidade gerencial, preocupando-se com as informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa.

O sistema tem que incorporar todos os dados necessários para análise das informações com o movimento operacionalda empresa. O sistema deve também conter todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos de informação passada,atualizada e informação futura, com análises percentuais.

Entre as diversas áreas abrangidas pelo sistema, estão:

Contabilidade Financeira:Cuida da elaboração e divulgação das informações contábeis de uma entidade direcionadas aos usuários externos. São exemplos de usuários externos os acionistas, potenciais investidores, o governo, o fisco, bancos e credores. As informações da contabilidade financeira evidenciam o resultado e compreendem os aspectos tributários, os aspectos societários atuais, registrados em moeda nacional. Esse segmento é vital, pois ele contém a arquitetura básica dos planos de contas e os lançamentos, elementos vitais para a continuidade e integração do restante do sistema.

Contabilidade em Outras Moedas:Com a inflação elevada a economia obrigava as empresas à manutenção de subsistemas de contabilidadepara fornecerem informações contábeis comparativas ao longo dos meses e anos, com isso a correção monetária eraatendidas dentro deum segmento do sistema de informação.

Custos: Para atender as exigências fiscais de integração e coordenação da contabilidade de custos com o restante da escrituração, o subsistema é imprescindível e vital para a consecução do que denominamos sistema de informação contábil integrado. Nesse sistema deve ser registrada a maior parte dos dados quantitativos, pois é nele que ligamos custo a sua maior área operacional, a produção.

Organograma

• Com esse organograma, podemos entender melhor o processo de um sistema de informação contábil e as áreas que são abrangidas.

• O sistema de informação contábilpriorizar os aspectos operacionais e táticos, com informações estruturadas.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com