TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AO TERCEIRO SETOR

Por:   •  22/7/2016  •  Artigo  •  4.794 Palavras (20 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH), CAMPUS I

MARIVALDO SOUSA DUQUE

JOSÉ CARLOS RODRIGUES MAIA NETO

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AOTERCEIRO

SETOR              

                                           

                                                   SALVADOR

                                                        2016

  MARIVALDO SOUSA DUQUE

JOSE CARLOS RODRIGUES MAIA NETO

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AOTERCEIRO

  SETOR                  

Trabalho apresentado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

                                                     

                                                     

SALVADOR

2016

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AOTERCEIRO

                                                                SETOR                      

1 INTRODUÇAO

A sociedade vivencia um momento impar que envolve a economia mundial, a onde as organizações precisam investir cada vez mais em tecnologias que auxiliem na administração dos recursos que são escassos, para obtenção de resultados, a fim de superar a crise que a economia global enfrenta desde 2008. Esse contexto atinge todas as organizações, incluídas as pertencentes ao Terceiro Setor (TS).

A contabilidade é uma ferramenta que tem como função prover à administração com dados financeiros e econômicos; os quais são mantidos em seus bancos de dados e são primordiais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações econômicas. O modelo econômico mundial é composto por organizações que tem suas aplicações de recursos oriundas do setor privado e o retorno do capital é distribuído para os investidores do capital, por entidades que tem como princípio atender o bem-estar da sociedade, sendo esse o primeiro setor e entre o setor público e o privado encontra-se o setor representado pelas entidades não governamentais de interesse público que compõem o terceiro setor.

O presente trabalho objetivou-se na caracterização do Terceiro Setor (TS) bem como na identificação das instituições componentes deste, e na contextualização da contabilidade gerencial como ferramenta que auxilia a gestão das organizações que o compõem.  

Este estudo foi elaborado por meio de pesquisas em artigos publicados na internet, em livros e revistas. Sendo assim a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica exploratória e de cunho qualitativo que segundo Lakatos (2014, p.43- 44) “Trata-se de levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.”

Os avanços alcançados nos últimos anos que foram proporcionados pela tecnologia das informações levaram o mundo a discutir sobre as necessidades da humanidade.  Podem ser sentidos em todos os contextos os benefícios que foram produzidos para a saúde, educação, meios de comunicação e em fim por todos os setores de atuação social.

Surge assim a pergunta: a contabilidade gerencial pode contribuir para o avanço das organizações do Terceiro Setor?

Então o objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Contabilidade Gerencial aplicada ao Terceiro Setor de modo que para alcançar o objetivo buscou-se compreender como funciona e o que é o Terceiro Setor e contextualizar a contabilidade para chegar-se ao viés gerencial.

Justificou-se o presente estudo visto que ele poderá contribuir para futuros estudos e para a promoção social sendo escolhido o tema com base na vivencia comunitária.

2 ORGANIZAÇOES DO TERCEIRO SETOR

Para compreender o significado do terceiro setor é preciso fazer uma retrospectiva ao período da ditadura militar vivida pelo Brasil. Período esse que foi configurado por uma ineficiente política econômica e social. Então a partir do período de 1980 o estado começou a investir nas entidades sem fins lucrativos para que essas suprissem as necessidades da população que não eram bem atendidas pelo estado com isso surgiram às organizações que buscam o desenvolvimento e o bem estar social sem pensar no lucro como parte precípua de suas funções, mas sim no serviço ao próximo. Essas organizações surgiram a partir da parceria entre estado e igreja, essa mantinha organizações como: hospitais, escolas e irmandades (SLOMSKI, et. al., 2012)

O sistema econômico capitalista tem a visão de Estado versus mercado como sinônimo da ação das organizações em um mercado de livre iniciativa, onde o próprio mercado seria regulado pelos agentes nele envolvido, assim o governo não interfere nas ações do mercado, formando deste modo uma dualidade setorial que seria o primeiro setor o Estado e o segundo o mercado ou as organizações privadas, entretanto a busca por novos serviços por meio da sociedade faz com que o Estado não seja capaz de cumpri-los e surge à necessidade de novas entidades sociais que supram a lacuna deixada entre o Estado e o mercado, então neste contexto aparece o terceiro setor (SLOMSKI et. al. 2012)

Essa divisão de mercado trissetorial segundo (FISCHER, 2002, apud SLOMSKI et. al. 2012, p. 3) “engloba as entidades sem fins lucrativos, privadas, cuja atuação volta-se a finalidades públicas ou coletivas para a geração do bem comum”.

O terceiro setor é composto por organizações de natureza jurídica de direito privado com atuação de interesse público que, segundo o código civil, são classificadas como:

 I- as associações;

 II- as sociedades;

 III- as fundações;

IV- as organizações religiosas; (incluídas pela lei nº 10.825 de   22. 12. 2003);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com